Cuidado com o que você coloca nas redes sociais, o governo monitora suas mensagens

Depois de explicar que trabalhar sem um visto apropriado ou autorização de trabalho é ilegal, a primeira coisa que a maioria das pessoas fazem é ignorar o que você disse, e procurar um grupo no Facebook para postar um pedido de ajuda do mesmo gênero.

Cuidado, sua rede social está sendo monitorada

redes sociais

Redes sociais monitoradas

Todos os dias recebemos perguntas e comentários como:

“Tenho intenção de arrumar um emprego de meio período para alavancar o meu inglês e aumentar a minha bagagem de experiências, que tipo de emprego você sugere”.

Vocês tem indicações de lugares para trabalhar (como sub-emprego mesmo) para sustentar enquanto estiver morando por aí?

Primeiro quero deixar claro, que o intuito deste blog não é arrumar emprego para ninguém. Segundo, preciso responder sua dúvida com outra pergunta: Você tem autorização de trabalho?

Há dois anos uma amiga, que trabalhou ilegal por um período nos Estados Unidos nos
contou chorando sobre o que passou na imigração, eles comentaram que sabiam que ela estava trabalhando com documentos da irmã e que não deixariam ela entrar no país para trabalhar ilegal novamente. Pediram inclusive a senha do e-mail dela e checaram mensagens no celular. Não sei até que ponto vai a autoridade da imigração para solicitar senha e fuçar seu celular, mas aconteceu!

Um dos leitores do blog, nos escreveu dizendo que perdeu o voo, pois ao entrar no país mentiu a data de retorno. Eles pediram para olhar a passagem e adivinha? As datas não batiam com o que ele alegava.

No último mês, recebemos vários e-mails de pessoas comentando sobre ter o visto negado sem justificativa. Um deles me deixou tão intrigada que eu resolvi dar uma “espiada” para tentar entender. Uma olhadinha no Facebook, outra no Instagram e estava tudo explicado!

Como eles sabem?

A tecnologia está aí para facilitar nossas vidas, mas, as pessoas deveriam tomar um pouco mais de cuidado sobre tudo que “jogam” na internet. Não me venha com esta de privacidade se você coloca mensagem nas redes sociais para todo mundo ver. Se esta é sua intenção, saiba que as pessoas estão realmente vendo, seu recado já chegou inclusive na pessoa que vai te entrevistar no consulado e no oficial de imigração que vai carimbar seu passaporte.

A verificação de segurança dos passageiros nos EUA é realizada pela TSA – Transportation Security Administration. As companhias aéreas são obrigadas a enviar os dados do passageiro para as autoridades de segurança. As informações são codificadas e transmitidas à TSA. Entre estas informações constam: Seu nome, sobrenome, data de nascimento, endereço nos EUA e passaporte.

Ficou surpreso como eles sabiam que você estava mentindo sobre as datas de retorno?

Durante uma conferência, o presidente americano Barack Obama esclareceu que o governo monitora as mensagens em redes sociais de turistas estrangeiros que entram no país.

Isso não mudou radicalmente a forma como nós nos comportamos online, mas certamente deixa você mais atento ao fato de que vivemos em um admirável mundo novo de vigilância governamental – tudo graças à nossa própria vontade de tornar públicas as nossas vidas. Se você é um usuário pesado de redes sociais e quer viajar (ou se mudar) para os EUA, saiba que seus perfis serão monitorados de perto. Fonte: UOL.

Casos de brasileiros sendo parados e interrogados são tão comuns que o próprio site do aeroporto de Guarulhos já tem um passo-a-passo de Como proceder ao ser barrado em aeroportos internacionais.

Muita gente também questiona sobre a possibilidade de ter um visto negado. E não tem uma resposta concreta, todo mundo corre o risco de ter o visto negado. Assim como todo mundo não tem porque não ter o visto aprovado.

Precauções

Existem regras para serem seguidas e uma série de documentos são solicitados.  Se você tem a intenção de viajar, sabe que vai precisar da passagem, hospedagem, dinheiro. Então, tenha em mãos os comprovantes, tenha na ponta da língua as respostas para tudo o que os agentes perguntarem.

Não tem muito mistério. A regra é falar a verdade e responder as perguntas sem contradições!

E se você é daqueles que não está nem aí para as regras, cuidado com os comentários nas redes sociais, alguém está de olho em tudo que você anda postando!

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Cuidado com o que você coloca nas redes sociais, o governo monitora suas mensagens

  1. Ótima matéria !
    O pessoal pensa que a “Internet” é terra de ninguém, por isso que na rede está cheio de pessoas que (acham) entendem de tudo e ficam falando demais.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s