O que os pais devem considerar antes de trazer as crianças para estudar nos Estados Unidos

Ver seu filho crescer  em contato com crianças de diferentes partes do mundo, aprendendo sobre uma nova cultura e falando diferentes idiomas é uma grande conquista para muitos pais. No entanto, há uma série de itens que precisam ser considerados antes dos pais tomar a decisão de mudar ou apenas passar alguns meses nos Estados Unidos.

Eu não sou mãe e estou longe de ser a pessoa mais adequada para falar sobre o assunto: crianças e escolas. Estou escrevendo apenas para dar uma base para os diversos leitores que pretendem mudar com os filhos. Já que mudar e matricular as crianças em outro país pode exigir mais tempo e dedicação do que se imagina.

american_school

American School. Fonte: Pixabay

O que os pais devem considerar antes de trazer as crianças para estudar nos Estados Unidos

Calendário escolar

O calendário escolar é diferente nos dois países. Enquanto no Brasil as aulas começam em meados de fevereiro ou início de março, nos Estados Unidos, o ano letivo inicia no fim de agosto ou inicio de setembro. As férias escolares são em julho/agosto e há os períodos de recesso escolar, como o spring break, que acontece durante duas semanas após a Páscoa e o winter break, que é um intervalo próximo a véspera de Natal.

Diferença entre escolas públicas e escolas privadas

Embora a discrepância mais óbvia esteja no valor da matrícula e mensalidade, uma vez que a escola privada precisa gerar seus próprios recursos enquanto as escolas públicas tem recursos provenientes de impostos federais, estaduais e locais, existem muitas diferenças entre ambas. As instituições públicas pertencem ao governo e devem seguir as regras e regulamentos estabelecidos por ele. Já as escolas particulares se beneficiam da sua independência, elas podem oferecer aprendizagem diferenciada, currículo mais avançado, ou programas voltados para as crenças religiosas específicas. O que não quer dizer que elas são melhores ou piores.

Os professores de escolas públicas obrigatoriamente precisam ter as certificações e treinamentos exigido pelo Estado, além de seguir diretrizes, normas e procedimentos de avaliação específicos para garantir um controle de qualidade. Existem também, diferentes categorias de escolas públicas (o que será assunto para um outro post).

Escolas particulares podem criar seu próprio currículo, critério de avaliação e contratar os profissionais que julgarem mais aptos para a função, o que pode resultar em padrões mais elevados ou inferiores, além de turmas com maior quantidade de alunos. Saber qual é a melhor opção, é difícil porque depende muito do que os pais querem para os seus filhos.

“Melhor escola” depende do seu ponto de vista. Se você quer que seu filho seja excelente em matemática, inglês, ciências, algumas escolas serão excelentes. Se você quer que seu filho explore atividades como arte, música, etc, escolas particulares podem ser muito melhores. Não tem certo e errado. Só depende da sua visão, de que caminho você quer guiar seus filhos. Alguns pais não se importam em pagar se seus filhos estiverem fazendo o que gostam, outros preferem guiá-los para medicina, direito, tecnologia. RL via Trulia.

Nos Estados Unidos mais de 88% das crianças frequentam escolas públicas, 9% escolas particulares e 3% recebem educação conhecida como Homeshool, ou seja, a escola é em suas próprias casas e o professores vem até os alunos ou os pais assumem a posição de  professores.

Classificação das escolas

Todo os pais querem que seus filhos tenham a oportunidade de frequentar as melhores escolas. Embora existam méritos tanto para a educação pública quanto privada, apenas as públicas serão classificados na Califórnia pelo API – Academic Performance Index,  um índice de desempenho das escolas públicas baseado em uma escala de 1 a 1000 – quanto maior o número, melhor a escola. A Bay Area é abençoada com distritos escolares que excedem os requisitos mínimos e contam com pontuações superiores a 900 pontos. O Greatschools.org é um bom recurso para verificar a pontuação. Basta você mencionar o CEP da sua residência e ele traz o ranking das escolas na vizinhança.

Localização

Para matricular seu filho a escola precisa pertencer ao mesmo distrito em você mora e portanto os pais precisam comprovar com uma série de documentos que residem há um determinado tempo naquela região.  Desta forma, quanto melhor a qualidade das escolas daquele distrito, mais caro é o valor dos dos imóveis nas redondezas.

O preço médio de uma casa em Cupertino é $1,036,500 na região do Cambrian Park $646,700. Ambos tem escolas com ótimas pontuações. Mas olha a diferença de preço. Compare este valor com o distrito de West San Jose $484,600 (perto de Santana Row) ou Rose Garden $847,100. Você pode gastar menos em uma casa e gastar a difereça em uma escola particular, Bellarmine ou Harker – ambas custam em média $20K por ano). CJ via Trulia.

Escola classe A, bairro classe A, preço classe A, geralmente esta é a regra. É por este motivo que quando você for fazer sua pesquisa por escolas, provavelmente terá uma propaganda de corretor de imóvel ao lado.

Processo de admissão

Escolas públicas e privadas tem diferentes procedimentos de admissão. Por lei, as escolas públicas devem aceitar todas as crianças, independente da sua condição financeira ou se está legal no país. Mas em muitos casos, matricular seu filho envolve muito mais do que preencher alguns formulários e fornecer comprovantes do seu endereço. Da mesma forma que os pais pretendem colocar seus filhos nas melhores escolas, diversos testes são realizados com os alunos e quanto melhor o ranking da escola, mais seletiva ela pode ser.

A admissão muitas vezes é competitiva e tem como um dos critérios o GPA (nota) dos alunos. Ter uma nota abaixo da média pode ser considerado algum tipo de dificuldade de aprendizagem e neste caso a escola pode dar preferência pelos melhores alunos. Não estamos de algum tipo de deficiência, mas simplesmente de resultados aquém dos esperados.

Embora a lei da Califórnia exija que os distritos escolares proporcionem uma educação para qualquer estudante que resida dentro daquele distrito. A lei não garante que um estudante possa frequentar a escola de sua escolha. Assim, o processo de admissão é disputado em diversos lugares.

As escolas particulares, são ainda mais seletivas. Eles não são obrigados a aceitar todas as crianças, e para matricular os filhos podem exigir uma serie de entrevistas e testes e levar em consideração habilidades artísticas, etnia, religião, condições financeiras, entre outras.

Dependendo da escola, os alunos são extremamente cobrados por desempenho, esta pressão faz com que muitos pais optem por transferir seus filhos tanto por uma questão de preferência e/ou porque não conseguem renovar a matricula. Portanto esta fase de adaptação deve ser considerada ao adquirir um imóvel por exemplo.

Crianças com necessidades especiais

Todos os distritos escolares têm programas de educação especial e professores treinados para trabalhar com estes alunos. Existem escolas particulares especializadas em crianças que requerem programas especiais de educação e outras que não aceitam alunos com alguma dificuldade de aprendizagem.

As séries, notas e horários são diferentes

  • Pré-Kindergarten equivalente a nossa créche (2-4 anos);
  • Kindergarten – pré escola (5-6 anos). Alguns lugares esta fase é conhecida como early education.
  • Elementary School (6-12); nosso ensino fundamental. De primeira a sexta série.
  • Middle school – (12-14). De sexta a oitava série.
  • High School – Segundo-Grau – De nona á décima segunda série, ou 9th a 12th grade.

Uma conta caseira para saber a série do seu filho é pegar a idade dele e diminuir 5. Exemplo: 12 anos – 5 = 7. A criança vai para a sétima série, ou 7th grade.

O problema é como o calendário é diferente em ambos os países, se a criança já iniciou o ano no Brasil na sétima série, por exemplo em janeiro daquele ano, terá que reiniciar a sétima em setembro deste ano em uma escola americana, caso a família mude em julho. Se mudar em dezembro, a criança tem que refazer meio ano. Claro, que existem exceções e dependerá do resultados dos testes do aluno, mas geralmente é assim que funciona.

As notas aqui funcionam no sistema de letras, onde F=6 e o aluno não pode tirar nenhuma nota inferior a esta.

O horário das aulas é no geral das 8:30 da manhã ás 3 da tarde e muitas tem atividades extras, onde os alunos podem permanecer até ás 18 horas.Almoços e lanches são de responsabilidade dos pais.

Documentação exigida é extensa

Quem tiver interesse, este documento é um guia com detalhes para matriculas em escolas públicas em Sao Francisco. As regras podem variar de acordo cada distrito. Note que estudantes internacionais precisam apresentar uma série de documentos, entre eles check-up médico e odontológico incluindo vacinas especificas. Comprovante de endereço, certidão de nascimento, contrato de trabalho, comprovante eleitoral, enfim, a lista é imensa e tudo precisa ser devidamente traduzido. Portanto, note que matricular seu filho em outro país pode dar o dobro de trabalho.

Prazos devem ser cumpridos a risca

Para se ter uma ideia as matrículas para início em setembro de 2016 foram abertas em outubro de 2015 e finalizaram em janeiro de 2016, sendo que os resultados da admissão foram enviados em março de 2016. Pais que não cumprirem estes prazos precisam entrar na lista de espera e tem chances menores de matricular seus filhos nas escolas de sua preferência. Muitos recomendam inclusive que os pais apliquem para mais de uma escola ao mesmo tempo.

Verifique com antecedência e considere todos os requisitos acima antes de tomar a decisão de passar apenas alguns meses com o seu filho por aqui.

Fonte: Great SchoolsTruliaCalifornia Deparment of Education

Verifique a pontuação das escolas no website: California Schools Rating

 

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s