Autodesk Gallery, visita indispensável para entender como o design enriquece nossa vida

Se você é uma daquelas pessoas bem curiosas que gostaria de entender melhor sobre os produtos que enriquecem nossa vida, sobre a arquitetura surreal dos edifícios, do poder que as máquinas estão ganhando para facilitar a vida do ser humano,você precisa conhecer a Autodesk Gallery.

A galeria reúne as histórias mais excepcionais  no que diz respeito a design e engenharia para mostrar como as pessoas estão usando estas novas tecnologias para imaginar, projetar e criar um mundo melhor.

Autodesk Gallery

A galeria apresenta mais de 20 peças sobre projetos inovadores em diferentes indústrias, e amostras originais de empresas como a Lego, Mercedes-Benz, Nike, entre outras. Em cada uma das peças expostas você pode conhecer quais softwares foram utilizados pelas empresas e como os profissionais utilizaram diferentes modalidades de design, engenharia e tecnologia para construir cada uma das obras.

IMG_4612.JPG

Entrada da Autodesk Gallery

O que você vai conhecer na Autodesk Gallery?

Os projetos abrangem as seguintes indústrias: arquitectura, engenharia e construção, artes, automóveis e transportes, bio e nanotecnologia, fabricação de produtos, mídia e entretenimento.

IMG_4625.JPG

Como serão as coisas no futuro?

Confira um pouco do que você vai encontrar por lá:

Arquitetura, engenharia e construção

Empresas como Skidmore, Owings & Merrill (SOM), verificaram que a luz natural é a característica central da primeira grande catedral do século 21. Os softwares utilizados ajudaram a entender como eles poderiam usar a luz natural e a madeira de novas maneiras.

IMG_4614.JPG

Projeto da Shanghai Tower

A Shanghai Tower utilizou 3 conceitos de design para desenvolver um prédio de 128 andares que fosse apto para às condições de vento extremas de Xangai que conta com uma fachada assimétrica e cantos arredondados. Otimizada para alto desempenho e de forma altamente sustentável, a torre é o edifício mais alto da China e é considerado um símbolo do futuro e de oportunidades.

IMG_4616

Shanghai Tower e outras obras que utilizaram softwares da Autodesk

Bay Bridge é a maior obra de engenharia na história da Califórnia. O objetivo era substituir a ponte que era vulnerável a terremotos. Para provar o projeto era viável, modelos 3D foram detalhados para as potenciais empresas que seriam ser contratadas e exibidos na mídia para evitar transtornos no trânsito devido as obras, permitindo inclusive que a obra iniciasse antes do esperado.

IMG_4635.JPG

Bay Bridge

Mídia e Entretenimento

Para se ter uma ideia a Autodesk recebeu um prêmio Prêmio Científico e Técnico – Sci-Tech da Academia de Artes e Ciências e um Emmy da Academia Nacional de Artes e Ciências devido a contribuição dos seus produtos que ajudaram a indicar 5 filmes para o Oscar, devido aos efeitos visuais: Ex Machina, Mad Max, The Martian, The Revenant e Star Wars, foram criados com a ajuda dos softwares Maya and Shotgun.

IMG_4648.JPG

Os efeitos do filme Avatar

As animações feitas pela Pixar, Lucas Filmes, Walt Disney, além de séries como Breaking Bad, House of Cards, todas utilizam softwares da Autodesk.

Bio e Nanotecnologia

A tecnologia digital utilizada na fabricação de filmes e jogos pode fornecer ferramentas para ajudar os cientistas a resolver alguns dos desafios da saúde humana. Cientistas usam por exemplo software CAD para acelerar a criação e modificação de um origami de DNA. Uma aplicação potencial desta tecnologia ajuda a criar agentes que podem interagir com sistemas biológicos para enfrentar alguns dos desafios médicos, como tratamento de câncer.

IMG_4644.JPG

Jogos de simulação em parceria com Exploratorium

Automóveis e transportes

A Mercedes Benz criou um protótipo de um carro diferente de tudo construído até hoje utilizando um material biológico super leve proveniente de sementes que foi exibido no Los Angeles Auto Show Design Challenge em 2011.

IMG_4627.JPG

Projeto do carro da Mercedes Benz

O carro usa bioluminescência para os faróis, libera oxigênio puro quando funciona, e se torna um componente do ecossistema.

IMG_4631.JPG

Projeto real do carro

David Benjamin e sua empresa The Living estão projetando novos materiais que englobam biologia sintética, arquitetura e computação para maior desempenho das aeronaves e menor impacto ambiental. Um conceito de como será o transporte aéreo em 2050. Utilizando softwares de engenharia e computação, os designers podem variar as propriedades e comportamentos nos materiais. No futuro, a previsão é que os aviões serão mais leves, consumirão menos combustível e terão vistas panorâmicas.

IMG_4621.JPG

Aeronaves do futuro

Produtos

A LEGO usa uma combinação de modelagem 3D e seu próprio software antes de construir peça por peça para ter versões virtuais das criações de grande escala.

IMG_4634.JPG

Dinossauro da Lego construido com 62.500 peças de lego

Através da construção de protótipos digitais das futuras exposições, a empresa consegue avaliar idéias de viabilidade estrutural, criar diagramas realistas, facilitando a fabricação.

IMG_4657.JPG

Miniatura do criador do dinossauro com lego

IMG_4652.JPG

Bola de futebol para gerar energia em paises pouco desenvolvidos

IMG_4658.JPG

Design de produtos

O simulador abaixo faz uma versao da pessoa em 3D e verifica o vento que está passando por ela, o mesmo software ‘e utilizado para verificar o vento dos estadios.

IMG_4667.JPG

Eu em 3D

Softwares da Autodesk

A Autodesk trabalha com os seguintes produtos: Software 3D CADImpressoras 3DSoftware para construçãoSoftware para desenhosPinturasVersão free de softwares para estudantesDesign para engenhariaEngenharia CivilProtótipos com visualizações de 360 grausAnimaçãoEdição de filmes e Efeitos visuais.

Design Night

Todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, das 6 ás 10 da noite, a galeria promove um evento para integração de estudantes, profissionais e até mesmo os mestres do design. O objetivo é facilitar o networking nesta área. O ingresso custa $25 com direito a comes e bebes. Já imagicou cruzar com os criadores do Avatar por lá?

Galeria Online

Estudantes e profissionais podem criar sua galeria online para promover seus projetos e conhecer outros que tenham interesse.

Idea Studio

A Autodesk tem um programa destinado a estudantes, professores e profissionais que utilizam seus produtos para criar projetos inspiradores que utilizem soluções de design para aplicações na vida real. Os selecionados recebem um pequeno subsídio e acesso a um espaço estúdio na sede da empresa em São Francisco.

Quer entender melhor como o design muda o mundo?

Quem tiver o interesse em saber como o design está revolucionando o mundo, este é o assunto do livro lançado pela Autodesk, que chama Imagine Design Create e está disponível para download na Amazon. O autor é Tom Wujec, líder mundial em design 3D, engenharia e software de entretenimento.

Quando você deve visitar?

As visitas são abertas ao público segundas, quartas e sextas, das 10 ás 5 , é free e não precisa se inscrever com antecedência. Embora o tour com áudio possa ser feito a qualquer momento (somente em inglês), nas quartas-feiras ao meio dia e meia o tour é guiado por um profissional da Autodesk que explica sobre o design em cada uma das indústrias, peças e softwares, portanto este é o dia mais indicado para conhecer a galeria, que fica bem própria ao Ferry Building, na One Market, segundo andar.

IMG_4613.JPG

Sobre design

O tour dura aproximadamente 1 hora e meia e é sensacional!

 

Anúncios

Um comentário sobre “Autodesk Gallery, visita indispensável para entender como o design enriquece nossa vida

  1. Pingback: A Bay Area tem o maior número de empresas, das 100 melhores para se trabalhar nos Estados Unidos | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s