Boudin – Onde fazer pão é uma arte

Algo que mais atrai a atenção dos brasileiros que visitam os Estados Unidos é como as pessoas conseguem fazer coisas tão simples virar uma verdadeira obra de arte. Veja o exemplo da Boudin em San Francisco. Assim como muitos imigrantes que chegaram ao país, a família resolveu fazer da culinária o seu negócio. Hoje muito mais que uma padaria, a Boudin é uma atração turística.

Boudin Bakery – A padaria Boudin

Vitrine

A Boudin fica no Fisherman’s Wharf, um dos lugares mais visitados da cidade. É comum você passar ali perto e ver um aglomerado de pessoas admirando uma vitrine. Trata-se da Boudin. Já faz mais de 30 anos que existe uma janela onde as pessoas podem visualizar como é feita a produção dos pães. No entanto, hoje parte desta produção é também um atrativo turístico que permite que os visitantes e curiosos possam acompanhar e fotografar os profissionais que dão aos pães um toque artístico antes de colocá-los no forno.

Screen Shot 2016-02-26 at 1.42.53 PM

Vitrine da Boudin

O cheirinho do pão torna-se se um convite para um descanso acompanhado de um delicioso cafézinho.

Padaria

Mais que um lugar convidativo para um lanche, na loja da Boudin você vai encontrar uma variedade de souvenirs e pode levar aquele pãozinho cheiroso para casa.

IMG_1183 (1)

Boudin

Até mesmo aqueles bichinhos que dá uma dó danada de comer, como os ursinhos e tartarugas com olhos de chocolate. Hmmm, só de pensar já dá água na boca!

IMG_1184 (1)

Pãezinhos e guloseimas

O que muita gente não sabe, é que a Boudin tem um acesso discreto para um Bistro e um museu.

IMG_1188 (1)

Boudin Bistro

Para os que preferem um lugar mais reservado para fazer aquela refeição tranquila, no segundo andar tem o Bistro Boudin. O restaurante é ideal para aqueles que adoram provar pratos típicos locais. No cardápio você vai encontrar os clássicos de San Francisco acompanhados claro, do sourdough bread, o mais tradicional dos pães da casa. Os que preferem apenas um drink, o bar do bistro é bem charmoso, serve vinhos regionais e o destaque é das ostras! Além do atendimento ser fantástico os clientes podem contemplar uma das melhores vistas da cidade, com direito ao Alcatraz e a Angel Island.

O que você não pode deixar de provar na Boudin?

Screen Shot 2016-02-26 at 1.14.15 PM

Clam Chowder no Sourdough Breadbowl. Fonte: Boudin.

O pão mais tradicional de San Francisco, feito na padaria mais popular da cidade. A Clam Chowder, é a sopinha super famosa que é servida no tal pão Sourdough.

Museu da Boudin

Quer entender mais sobre o processo? Os curiosos podem visitar o Bakery Museum. O museu conta toda a história desde quando a família imigrou para San Francisco, de como montou a Boudin, como é realizada a fabricação dos pães, porque a região é favorável para fazer o Sourdough, fala sobre toda a arte de fazer pão e o amor da família por este negócio, entre outras curiosidades que você pode ver abaixo:

IMG_0822.jpg

Timeline desde quando a família imigrou até hoje

A Boudin iniciou em 1859 pela família Boudin que veio da França. O negócio passou de geração em geração e permanece sob administração deles até hoje.

A massa especial é carinhosamente conhecida como a “massa mãe”.

IMG_1218 (1)

Todo o processo de como fazer o pão

IMG_0826

História sobre a família Boudin

IMG_1194 (1)

Boudin Museum

IMG_0828 (1)

Comidas e drinks originais de San Francisco

Tem até uns joguinhos interativos para testar que tipo de pão você é. Eu sou um Dark Rye! 😛

IMG_1204

Significado da personalidade Dark Rye!

IMG_1223

A Fábrica da Boudin

Pão Sourdough

Sourdough se refere tanto ao pão, quanto ao processo de fermentação para fazê-lo  (Sour=azedo dough=massa). Os ingredientes são simples, uma combinação de farinha, água e fermento. O diferencial é que as leveduras encontradas no ar de San Francisco Lactobacillus sanfranciscensis quando são combinadas com com o fermento tradicional Saccharomyces sp, formam um produto único: o Sourdough de San Francisco, que tem um sabor levemente azedo quando comparado ao pão tradicional.  Um único pãozinho pode conter milhões de leveduras e bilhões de lactobacilos.

IMG_1230 (1)

Pão Sourdough

As leveduras no ar, a temperatura, a umidade, a famosa neblina de San Francisco e até mesmo a água, contribuem para que San Francisco tenha o melhor pão deste tipo.

IMG_1216 (1)

A neblina influenciando no pão

Nós tivemos o prazer de conhecer toda a produção com o próprio chefe da Boudin, que fez questão de nos contar a história, de nos explicar sobre o processo.

IMG_1206

Fernando Padilla – Master Baker da Boudin

Everyone can make San Francisco Sourdough bread, but not authentic sourdough bread. And the reason ours is different is because we use a natural starter. Our starter is made up of San Francisco fog, which is called ‘lacto bacillus San Francisco.’ It mixes with our dough and creates a natural starter which gives San Francisco Sourdough its special flavor,” Fernando Padilla.

Todos podem fazer o pão Sourdough pão, mas não o autêntico. E a razão do nosso ser diferente é porque nós usamos um fermento natural. Nosso mistura é composta pela neblina de San Francisco, o ‘Lactobacillus San Francisco. ” Ele se mistura com a nossa massa e cria um fermento natural que dá ao nosso Sourdough seu sabor especial “, disse Fernando Padilla.

O museu fica aberto diariamente das 11:30 ás 9pm, a entrada é $3.

O chefe garante que com a quantidade de bactérias boas, todas as pessoas deveriam comer este pão diariamente e que a Boudin fabrica o melhor deles! 😉

Screen Shot 2016-02-26 at 4.24.56 PM

Na parede da Boudin

Muito melhor que provar o pão, foi conhecer o amor envolvido no business que provavelmente foi o ingrediente fundamental para que esta empresa familiar se tornar o negócio que é hoje.

É tão bom conhecer gente que ama o que faz!

Conheça mais sobre a Boudin.

Anúncios

Um comentário sobre “Boudin – Onde fazer pão é uma arte

  1. Pingback: Uma experiência regada a azeite e vinhos: We Olive! | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s