Eu deixei “um pedação” do meu coração em San Francisco! Confira o depoimento da Julianne Lee

Depois de visitar a cidade, preciso mencionar Tony Bennett, mas com uma pequena alteração na letra: Eu deixei “um pedação” do meu coração em San Francisco! Esta foi uma das frases de um depoimento carinhoso que recebemos da Julianne Lee, uma das leitoras do blog. Confira:

Cable Car

Julianne no Cable Car

Depoimento do intercâmbio da Julianne Lee

Logo que terminei minha graduação e estágio, decidi viajar com o intuito de aprimorar o inglês. Eu já fazia curso numa escola do Brasil durante 3 anos, no entanto, sentia necessidade de conversar com mais fluência. Como para minha alegria tenho parentes que moram em San Francisco, decidi que lá seria meu destino do meu intercâmbio, pois poderia conciliar o combo: estudos, passeios e trabalho voluntário! 

Planejamento

Como tenho parentes que moram em San Francisco, não precisei me preocupar com a parte mais difícil do intercâmbio, a acomodação.

Antes de viajar, pesquisei na internet por trabalhos voluntários oferecidos na cidade, e encontrei o CTN- Community Technology Network , que é uma organização sem fins lucrativos localizada na Bay Area, na qual os voluntários são treinados e alocados em comunidades dos bairros para instruir computação aos moradores.

De acordo com a minha pesquisa optei por me matricular na Embassy English, como estava com o visto de turista, faria minha inscrição assim que eu chegasse lá.

Estudos

Estudei em duas escolas. Uma foi a Embassy English e outra foi a St. Giles Internacional. Ambas as escolas ficam localizadas na Market Street, portanto o acesso é super fácil. Na Embassy fiquei duas semanas, os funcionários são super atenciosos e procuram interagir com os alunos o tempo todo. A escola disponibiliza todo início da semana um folheto que contém eventos acontecendo na cidade e as atividades extras da escola. Desta forma pude ter uma maior interação com os colegas de classe fora do horário de aula. Na época em que estudei estava tendo reestruturação da grade e horário dos professores, então acabei tendo aula com 3 professores em duas semanas! Mas tirando esse fator, eles são simpáticos e qualificados. Fiquei apenas duas semanas na escola, depois mudei para a St. Giles Internatonal onde participei das “free-classes” durante a parte da tarde. Estas aulas são oferecidas por professores em treinamento sob supervisão de coordenadores que os avaliam. Cada aula é um conteúdo diferente e a escola fornece o material necessário.

Voluntariado

Fui instrutora de computação numa comunidade voltada para atividade a idosos no bairro Bernal Heights. Ensinei os senhores moradores de San Francisco a usar o computador, escrever cartas pessoais, navegar na internet, criar contas de e-mail, usar redes sociais, dentre outras atividades. Foi muito bacana essa experiência, pois além de ajudar estas pessoas, pude praticar bastante o inglês. 

Transporte

O sistema de transporte é impecável e oferece acesso para chegar em todas às atrações, independente de onde você estiver. É muito comum também ver pessoas andando de bicicleta, skate e até de patinete! 

Comprei o cartão de transporte “Clipper Card” e escolhi o pacote “Monthly Pass”, que no meu caso, compensou muito. Você paga um valor e utiliza durante um mês inteiro nos ônibus e no metrô – Muni e Bart, dentro das limitações da cidade de San Francisco. Adquirindo este passe mensal, também pude usar os Cable Cars quantas vezes precisasse naquele período.

Comida

San Francisco possui uma vasta opção culinária de diversas nacionalidades. Restaurante vietnamita, árabe, chinês, mexicano estão espalhados em todos os cantos. Tem diversas hamburguerias e lojas de conveniência, como a 7 Eleven. Na maioria dos restaurantes as comidas vêm em porções bem generosas, e caso haja sobra, não há problema nenhum em pedir ao garçom aqueles potinhos para colocar o restante da comida para levar para casa. É um hábito comum entre os habitantes e os restaurantes estão preparados para isso.

Compras

O local que utilizei para fazer compras de roupas, tênis, acessórios, cosméticos, eletrônicos foi a Union Square próximo da estação do metrô – Powell Station e nas redondezas da Market Street que é principal avenida da cidade. Lá têm uma variedade de lojas de marca como: Nike, H&M, GAP, Forever 21, Apple Store, Victoria’s Secret, Disney Store, Louis Vuitton, Zara, Levis. Uma tentação! Ali também fica o shopping Westfield e a Macy’s que possui diversos departamentos e variedades de marcas.

Além disso , espalhada pela cidade existem as Walgreens, que me salvou em muitos casos! São farmácias que mais parecem mais como um supermercado, eles vendem alimentos, papelaria, souvenir, produtos de beleza, entre outras coisas. Ali você pode inclusive recarregar o cartão do transporte, revelar fotos, comprar revistas e jornais, tem um pouco de tudo.

A cidade

Consegui praticamente visitar os quatro cantos da cidade nesses dois meses em San Francisco. Uma cidade turística e bem planejada. As principais ruas cruzam a cidade de um canto ao outro ficando fácil de se localizar. As colinas e ladeiras trazem um charme à parte, oferecendo vistas fantásticas! Ah, o verão californiano! Tem neblina e friozinho na parte da manhã e a temperatura fica ótima durante a tarde.

Cada bairro tem a sua singularidade, seja o bairro hipster (Haight-Ashbury), gay (Castro), chinês (Chinatown), japonês (Japantown), italiano (North Beach), religioso (Mission), de negócios (Financial District), de compras (Union Square), de turistas (Fisherman’s Wharf), dentre outros.

Passeios em San Francisco

Visitei muitos locais, muitos mesmo! Dentre eles estão as principais atrações de San Francisco, como:

A ponte Golden Gate, chegando próximo das torres da ponte, você percebe o quão enorme elas são! Dá um frio na barriga!; a Lombard Sreet, que é a rua mais sinuosa do mundo; o Pier 39, onde tem os leões marinhos e diversas lojinhas para comprar doces, lembranças e souvenirs; o Twin Peaks e a Coit Tower , que oferecem um vista de 360º graus de San Francisco; As Paint Ladies, as casas vitorianas mais famosas; o Golden Gate Park; o Palace of Fine Arts que atrai muitos noivos que fazem fotos por lá, já que a arquitetura é surpreendente. Também fui ao o Asian Art Museum; Madame Tussauds; Ripley’s Believe It or Not! e o Aquarium of the Bay.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não poderia faltar:

– A famosa prisão Alcatraz, a qual o ingresso precisa ser comprado com muita antecedência. Em Alcatraz é disponibilizado o audioguia, que vai te conduzindo para conhecer os locais da prisão enquanto você pode ouvir a história. Eu incluí na compra de Alcatraz, o passeio para Angel Island, outra ilha próxima ao Alcatraz. A Angel Island foi habitada no passado por imigrantes que não tinham autorização para entrar em San Francisco. Lá tem um tour bus que dá a volta na ilha e o condutor do veículo conta os detalhes de cada local e para para as fotos. Nesta ilha é possível fazer hiking, andar de bike e fazer piqueniques;

– E esta é para os brasileiros! O Mosaic Steps, que fica no bairro Golden Gate Hights. Esta escadaria foi construída inspirada nas escadarias de Selarón, do Rio de Janeiro.

A cidade é  repleta de parques abertos. Além do Golden Gate Park, que é o maior deles, algumas sugestões que fui e adorei é o Yerba Buena Gardens, Dolores Park, Lafayette Park, Buena Vista Park, Alta Plaza Park.

Praias

As praias não são tão exuberantes quanto às do Brasil, pois a água é fria e as correntes são fortes. (bem, para quem é surfista não é uma má ideia). Porém, muitas pessoas vão às praias para fazer piquenique ou até mesmo para apreciar o pôr-do-sol. Para compensar o viés do mar, a praia Baker Beach tem o seu charme, pois tem uma vista sensacional da ponte Golden Gate. E Crissy Field Beach, tem vista para a Ponte Golden Gate e de outro lado para a ilha Alcatraz.

Passeios pela Califórnia

Fiz um passeio durante um fim de semana para o Yosemite e o Hearst Castle, juntamente com meus tios e meu priminho. Compramos o pacote de viagem através de uma agência de turismo localizada em San Francisco. O pacote incluía o passeio para esses dois locais e mais uma noite em um hotel. Um guia turístico nos acompanhou durante a viagem. O trajeto de San Franscisco até Yosemite durou umas 4 horas. O parque é enorme, montanhas gigantes, sequóias, cachoeiras, uma natureza de tirar o fôlego! Passamos a noite na cidade de Fresno. No dia seguinte o tour seguiu para a cidade San Simeon, onde está o Hearst Castle, na costa da Califórnia. No retorno para San Francisco, o ônibus passou na Apple e ao redor de Palo Alto e Moutain View, mas deu só para sentir o cheiro do Vale do Silício. Foi muito divertido esse passeio pela California!

Yosemite

Yosemite National Park

Hearst Castle

Hearst Castle

Conclusão

Acredito que pelo tempo que passei em San Francisco e a interação que tive no dia a dia com as pessoas me permitiram voltar com mais confiança para conversar em inglês. Tenho colegas ao redor do mundo que mantenho contato, além de uma bagagem cultural extraordinária! Mas pretendo dar continuidade aos estudos no dia a dia no Brasil. Se pudesse, com certeza ficaria muito mais tempo. 

California Street-2

San Francisco – Califórnia Street por Julianne

Uma cidade contemporânea com preservação de suas raízes. A cada rua, uma mistura de culturas, muitas histórias e diversas línguas!  Casas vitorianas, cable cars, em meio a uma região tech e um sistema de transporte super eficiente. Suas atrações muito bem distribuídas. Como canta Tony Bennett, com uma pequena alteração na letra: Eu deixei “um pedação” do meu coração em San Francisco! Fiquei apaixonada e espero poder voltar.

Obrigada Julianne pelo depoimento e espero que você possa voltar em breve e que a gente possa se encontrar em uma das ladeiras de San Francisco.

Anúncios

6 comentários sobre “Eu deixei “um pedação” do meu coração em San Francisco! Confira o depoimento da Julianne Lee

  1. Muito obrigada Wal por abrir este espaço para que possamos compartilhar nossas experiências nesta apaixonante cidade que é San Francisco! Blog recheado de informações e dicas para quem pretende ir para lá ou mesmo para quem já se encontra pela região. Como você mesma disse, quem sabe nos veremos por uma dessas California Street…rsrs! Sucesso! Bjo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que fofo, também deixei um pedacinho do meu coração nessa cidade. San Francisco fez parte do meu intercâmbio e entre as cidades dos EUA, é a minha favorita, a mais diversificada. Não tem como não se encantar com as várias atrações turísticas, além das cidades vizinhas fofas como Sausalito, e ao norte, Napa Valley ❤ Saudades dessa cidade.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s