O que você aprende nas aulas de Business English? Confira o depoimento de Gabriela Brasil!

Você passou anos estudando inglês, o que contribuiu para várias oportunidades profissionais e talvez o conhecimento do idioma foi inclusive o fato decisório para a obtenção da vaga que você está hoje. Mas ao começar a definitivamente se comunicar em eem uma segunda língua no trabalho, você pensou: Putz, agora ferrou! É muito mais difícil do que você pensava. Se você utiliza inglês no seu trabalho, provavelmente deve ter se deparado com esta situação. Imagina então, o brasileiro que vem trabalhar nos Estados Unidos, além da dificuldade do idioma, o profissional ainda terá que lidar com o choque cultural.

O modo como se faz negócios em outro país também é diferente. Então além aprender a falar”, é preciso “falar do jeito deles”. Não basta aprender o idioma, agora você vai precisar falar com um vocabulário mais aguçado, mais formal, além de entender o jeito e as técnicas deles para alcançar os resultados. E para falar um pouco mais sobre este tema, mais uma vez temos a participação da Gabriela Brasil, que fez o curso de Business English e vai nos contar sobre sua experiência e o que aprendeu sobre a cultura americana no mercado de trabalho.

Com vocês, o depoimento da Gabriela:

Aulas de Business English em San Francisco

Olá pessoal! Hoje vim falar um pouquinho pra quem tem interesse em fazer um curso de inglês com foco na carreira profissional, tanto para agregar vocabulário quanto para entender um pouco mais o estilo americano de trabalhar.

Primeiramente, pra quem vai de alguma forma fazer negócios com os americanos é necessário entender estas 8 características para poder ter um bom relacionamento com os americanos, que são pessoas diretas e focadas:

  • Less is more – Menos é mais. Não enrole! Diga somente o necessário!
  • What’s the point? Qual é o ponto. Porque você precisa disto?
  • Say the most important things (and then go to the details). Comece sempre com as coisas importantes e depois inclua os detalhes. Se não interessar a pessoa, ela nem precisa continuar a reunião/ ligação/ leitura do e-mail, por exemplo.
  • Benefits statements (benefits sell). Comente sobre os benefícios, eles podem ser o diferencial para a sua venda.
  • What’s the objective? What’s your goal? Qual o seu objetivo, onde você quer chegar com isso?
  • What do you contribute? O que você contribui? Não basta querer tem que dizer o que você vai contribuir, o que pode dar em troca daquele favor.
  • Get yourself noticed. Seja noticiado. Não seja mais um, seja o melhor naquilo que faz.
    Manage with. Faça o melhor sempre!

Além disso, os americanos se colocam sempre em primeiro lugar. Diferente da cultura brasileira em que o coletivo e a família são mais importantes, pra eles o “self tudo” é o mais importante.

  • Self Improvement (auto-aperfeiçoamento)
  • Self serving (servir a si mesmo)
  • Self help (auto-ajuda)
  • Self financing (auto-financiamento)
  • Self motivated (auto-motivação)
  • Self publishing (ato de se auto-publicar, divulgar)
  • Self Taught (auto-didata)
  • Self coaching (auto-treinamento)

Uma coisa super interessante e legal que acontece muito aqui e pra mim funciona como uma ótima maneira de fazer networking é o “Pay forward“.

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Pay Forward. Fonte:Pinterest

Funciona como uma corrente do bem, ou fazer favores em cadeia. Já ouvi falar aqui de gente pagar café pra uma pessoa que nem conhece no Starbucks, esperando um dia receber esse mesmo gesto em troca. E quer saber? Ele receberá! Faz parte da cultura americana pagar algo para alguém, ajudar, compartilhar conhecimento e esse alguém vai querer fazer algo em troca por você. No meu caso foi o que tentei fazer quando participei dos eventos.

Na aula de business vi alguns conceitos interessantes que vale a pena citar como o Black Swan – Teoria do Cisne Negro e Conceito Kaizen. Ambos conceitos de Business. O primeiro trata-se de como se atentar a um histórico de fatos e se planejar para evitar tragédias de consequências em uma sociedade, como o 11 de setembro e o Petrolão. O segundo trata-se de um conceito que visa o aprimoramento contínuo para baixar custos e melhorar a produtividade, seja na sua vida profissional, da sua empresa, ou mesmo na sua vida pessoal.

Outro assunto legal é como ter uma boa relação entre vendedor e cliente. As dicas:

  • Estabelecer harmonia/conexão entre ambos
  • Identificar as necessidades do cliente
  • Propor soluções
  • Comprometimento para garantir a satisfação

Agora vem a parte que tem mais a ver com San Francisco e o Vale do Silício. Você acha que tm as habilidades essenciais pra ser um empreendedor de verdade? Veja quais são:

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OODA. Fonte: youdontscare.com

  • Ache a perfeita oportunidade/gap
  • Trabalhe por prazer no que você acredita;
  • Observe, Oriente-se, Decida para Agir (OODA);
  • Falhe sabiamente
  • Tenha mente de rede/network;

Mas antes de mais nada, tenha claro seus objetivos profissionais e antes de começar,responda para você mesmo as perguntas abaixo:

  • Quem está envolvido?
  • O que você quer cumprir/conseguir?
  • Até quando você quer atingir esse objetivo?
  • O que te impede e o que te ajuda a atingir esse objetivo?
  • Porquê (razões específicas, propósito ou benefícios ao atingir)?

E ai, quando você montar seu negócio, tiver uma equipe de líderes e liderado não se esqueça de usar a prática do feedback. Ela sempre vai te ajudar a manter uma política de portas abertas, necessária em uma startup, e fazer a comunicação fluir. A Janela de Johari é uma ferramenta que pode auxiliar nessa comunicação das equipes e melhorar o conhecimento de todos de suas personalidades e a melhor forma para saber lidar com pessoas diferentes no trabalho:

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Janela de Johari. Fonte: desafiosdapsicopedagogia.com

Além disso, escolhi fazer também duas aulas eletivas para complementar o meu curso de Business: Presentation Skills e Social Media for professionals.

Ao montar sua apresentação:

  • Faça da sua apresentação uma história interessante
  • Tente sempre se posicionar, colocar sua opinião
  • Faça comparações e contrastes, explore causas e efeitos
  • Faça uso de descrições lúdicas, que façam pensar
  • Atenção na organização das informações, nos detalhes que suportam sua defesa

Ao apresentar:

  • Faça contato visual com sua audiência
  • Use de expressões faciais
  • Explore o potencial da sua voz e explicite ele em pontos marcantes (atente a velocidade que fala)
  • Faça gestos com a mão somente quando necessário para enfatizar algum conteúdo
  • Mantenha uma postura que passe confiança ao apresentar
  • Procure saber o tempo que terá para apresentar e se prepare para isso

Sobre as aulas de Social Media:

Utilidade das principais redes, como Linkedin, Facebook e Twitter, Meetup é bem legal também:

  • Fazer networking
  • Se manter informado
  • Manter relações profissionais à distância
  • Compartilhar informações e obter insights
  • Construir seu marketing pessoal
  • Tenha um resumo atrativo no seu perfil do Linkedin com as experiências especiais que teve (deixe em caixa alta as “keywords”) e use para fazer pesquisa de trabalho, conhecer empresas e manter relações (fazendo recomendações e trocando informações)
  • Não conecte no Linkedin com pessoas que você não conhece
  • A qualidade das conexões é muito mais importante do que o número delas
  • Seja ativo na rede
  • Construa/conquiste relacionamentos com suas conexões.

Bom, espero ter contribuído com quem está em dúvida do que estudar ou mesmo quem queria saber mais sobre como pode ser interessante dar um foco específico em um curso de idioma para o lado profissional. Até a próxima!

A Gabriela fez este curso na escola Intrax, que agora é Sttaford House International. Além dos cursos de Business English, apresentação e social media, a Gabi concluiu posteriormente o Marketing Certificate e terá outros depoimentos para compartilhar em breve 😀

Você já fez algum curso de Business English em San Francisco? Queremos saber como foi!

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