Estudante, entenda como obter sua permissão para trabalhar nos Estados Unidos

O que é o OPT?

OPT significa Optical Practical Training que é uma permissão para que estudantes, que possuem o visto F1, possam ter uma experiência de trabalho a fim de por em prática o que aprenderam durante o curso superior, geralmente:  curso de graduação, MBA, pós ou doutorado.

Como funciona o OPT?

Existem 2 tipos de OPT, o Post-Completion e o Pre-Completion.

Post- Completion OPT

Este é o mais comum, assim que o aluno conclui o seu curso superior, ele pede a permissão para trabalhar durante os 12 meses seguintes.

Pre-completion OPT

Neste caso o aluno solicita a permissão para trabalhar no mesmo período em que está realizando o seu curso, sendo que ele pode trabalhar durante 20 horas semanais ou em período integral enquanto estiver de férias.

STEM – Science, Technology, Engineer e Mathematics

Se o aluno estiver matrículado na área de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática, ao concluir o curso o aluno pode pedir o OPT de 12 meses e posteriormente pode solicitar uma extensão de mais 17 meses, totalizando 29 meses de trabalho nos Estados Unidos. Esta exceção é porque estas áreas têm muita demanda no país e eles estão sempre buscando por estes profissionais.

Requisitos para aplicar para o OPT

  1. O trabalho deve estar diretamente relacionado com a área que o aluno estiver estudando;
  2. O estudante precisa estar matriculado em curso equivalente a um ano acadêmico. Note que como algumas escolas tem uma grade mais intensa, alguns cursos de menor duração também fornecem o OPT, pois o período é equivalente a um ano acadêmico.
  3. É preciso optar por apenas uma das modalidades de OPT.

Como aplicar para um OPT?

A DSO que significa Designated School Official é quem faz a recomendação do aluno para o OPT. Ou seja, a universidade que você está estudando é quem inicia o processo através de duas ações:

  1. Endossando seu I20;
  2. Relatando estas informações para a SEVIS que é a responsável por se certificar que os estudantes estão realmente estudando regularmente no país.

Os estudantes precisam preencher o formulário I-765, conhecido como EAD – Application for Employment Authorization para obter a permissão de trabalho e pagar uma taxa de $380. Este documento pode ser preenchido 90 dias antes do programa terminar e até 60 depois do programa ter sido concluído. Vai depender se o interessado já tem uma proposta de trabalho antes de concluir seu curso ou se ainda vai procurar por vagas de emprego após a conclusão.

Preenchido o EAD a universidade faz a recomendação do aluno para a SEVIS no prazo de 30 dias.

O OPT é submetido para a USCIS.

Após o EAD ser aprovado o aluno pode começar a trabalhar.

Estudantes com OPT podem conseguir um H1-B?

Ter o OPT é a porta de entrada para muitos estudantes obterem o visto H1-B. Diversos empregadores acabam gostando dos alunos e resolvem patrocinar o visto dos mesmos, soltando uma petição assim que o OPT expira. No entanto os futuros colaboradores não tem nenhuma regalia, eles estão sujeitos a mesma cota e regras do visto H1-B, devendo aplicar no dia 01 de abril para trabalhar somente em outubro caso o processo seja aprovado. Devido a estas incertezas e até mesmo pela necessidade de ter alguém imediatamente é que algumas empresas optam por terminar o contrato ao invés de dar entrada neste visto. Uma vez aprovado o H1-B, ele poderá trabalhar a partir do dia 1 de outubro do próximo ano fiscal.

O que é cap gap?

Cap Gap é o período em que o visto de estudante expira e a petição do visto H1-B é aprovada. Determinados estudantes recebem uma permissão para permanecer no país no país enquanto é realizada esta troca de vistos.

Para facilitar, a lei hoje acaba autorizando os alunos a entender o OPT em todos os casos, quando os alunos tem o H1B aprovado e estão F1 em dia. Caso não seja aprovado a extensão é cancelada e o estudante precisa retornar ao seu país de origem.

Já quando o H1B é aprovado quando o aluno está com OPT e portanto tem o visto de estudante, ele pode solicitar a alteração do status do visto de estudante para trabalho ( f1 para H1B) sem sair dos Estados Unidos.

No entanto, esta é a maneira mais promissora de se obter o visto de trabalho.

E o CPT?

CPT significa Curricular Practical Training. É uma espécie de OPT mais informal com a mesma ideia de ajudar o aluno ter uma experiência na área em que está estudando. Algumas universidade exigem que os alunos tenham o CPT para realizar estágios, outras é o próprio aluno que solicita a fim de ganhar créditos. Para conseguir o CPT o  aluno precisa estar estudando em uma universidade com o visto F1, por um período mínimo de 9 meses. O programa também é autorizado pelo USCIS e na maioria dos casos não é remunerado.

As universidades tem diferentes regras para solicitação desta permissão. Portanto, caso este seja seu interesse é necessário verificar os requisitos com o departamento de estudantes internacionais da instituição em que você estiver matriculado.

Já obteve seu OPT? Compartilhe sua experiência com a gente!

Anúncios

2 comentários sobre “Estudante, entenda como obter sua permissão para trabalhar nos Estados Unidos

  1. Pingback: Comentários x Classificados | Hotel California Blog

  2. Pingback: Não corra o risco de perder seu passaporte, faça seu ID! | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s