Dois exemplos da economia do compartilhamento

Até mesmo as pessoas desligadas do mundo da tecnologia acabam sendo impactadas direta ou indiretamente pelo mundo da inovação presente no Vale.

Vivendo uma temporada neste meio, você passa a fazer parte desse ecossistema e acaba aderindo às mais diversas soluções tecnológicas, pois tudo está ao seu alcance, sem custo, sem complicação.

Por mais populares que possam parecer algumas soluções para àqueles que estão acostumados a esse mundo, é impressionante a quantidade de pessoas que nunca ouviu falar em alguma delas, como o UBER ou em Airbnb, por exemplo.
Não é raro presenciar uma pessoa recomendando estas ferramentas. É como se fosse uma corrente do bem, de repente você é ajudado por alguma solução inovadora que nasceu ou se desenvolveu no Vale do Silício.

Soluções técnologicas

Veja a seguir duas soluções tecnológicas que facilitam a vida das pessoas, compartilham recursos existentes e oferecem como resultado o bem mais precioso da humanidade: o tempo.

Wag – A dog’s best friend

5sKLAWc

Wag – A dog’s best friend

O melhor amigo do seu cachorro, assim a Wag define seu aplicativo. Com intenção de ajudar pessoas que gostariam de ter um cachorro, mas são super ocupadas, Joshua Viner, o criador da Wag!, solucionou o problema através de um app que conecta donos de cachorro a pessoas que podem levar o cão para passear.

É como se fosse uma espécie de UBER dos cães. Você tem um cachorro, mas a sua vida corrida não permite oferecer o tempo que ele precisa para caminhar, brincar e fazer as necessidades fora de casa. Do outro lado, tem pessoas que adoram cachorro e dispõem de tempo para cuidar do seu melhor amigo enquanto você está trabalhando.

orig

Fonte: wagwalking.com

Assim nasceu esta ferramenta que poupa tempo de quem tem o animal e precisa priorizar suas atividades enquanto oferece a possibilidade de uma renda extra para aqueles que gostam e tem tempo livre para cuidar de cachorros.

Não bastasse a solução simples e inovadora, boa para usuários, prestadores de serviço e cães, o aplicativo oferece atualização em tempo real sobre o que o seu cachorro está fazendo enquanto está passeando com o “amigo de aluguel”.

O app está disponível na App Store e na Google Play.

Getaround

AMIfv97eMe9S1_TrT_WZ02YNuehC3upXQ9Xh0PyuAT95uj9c4ghiDtbZktWjhyo5383o0_4qunicPnuFcIXxDYIquBfWJAqdGVOgFRj-ON-RxgwKVrOd91yOnzi1o7k0r299U4Rar986KfJZbXhYdnjfywIaxry-6w

Fonte: getaround.com

Seu carro está parado e ocioso? Imagina fazer uma graninha extra quando você não precisar utilizá-lo? Assim nasceu a Getaround, uma solução que oferece aluguel de carros por períodos menores do que um dia.

A transação é peer-to-peer, ou seja, direto com o proprietário, o que evita toda aquela burocracia das tradicionais locadoras de carros.

Bom para usuários que podem alugar um carro por algumas horas, para fazer compras no supermercado, ou para buscar/levar um amigo no aeroporto por exemplo, ou ainda para viajar até uma cidade próxima onde um táxi seria muito caro e o transporte público muito demorado.

Deixar o carro parado é prejuízo. Comprar um carro para usá-lo somente por algumas horas do dia ou algumas vezes por semana, também tem um custo alto. Porque não fazer dinheiro com este bem que muitas vezes é sinônimo de custos?

Getaround fornece um kit para ser instalado no carro que permite a quem aluga ter acesso ao veiculo através do smartphone.

Screen Shot 2015-12-16 at 9.48.27 PM

Fonte: iTunes

Para usar este aplicativo, você deve fazer um cadastro que precisa ser previamente aprovado (infelizmente ainda não chegou no Brasil). Após a aprovação, o app te mostra as opções de carros próximos a você. Basta escolher o carro e usar o veículo por algumas horas ou mais. Simples, prático e acessível para qualquer bolso.

Os proprietários dos veículos são responsáveis pelo seguro, mas a empresa assegura um seguro de 1 milhão de dólares para cada aluguel.

Quem aluga o carro, também precisa realizar um cadastro e disponibilizar todas as informações do veículo, localização, preço e demais características para os futuros clientes.

Esses são apenas dois exemplos de como a economia do compartilhamento vem crescendo e se desenvolvendo no Vale do Silício e é uma tendência em diversos países. Quem sabe esses dois casos não te ajudam a ter uma ideia de criar uma nova solução que poupe tempo e/ou dinheiro?

Você tem alguma ideia para tornar sua vida um pouco mais simples e ainda fazer uma renda extra? Compartilha com a gente ;-).

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s