Como conhecer as empresas do Vale? Confira a experiência da Gabriela Brasil

Um dos principais motivos da criação deste blog é ajudar os brasileiros a explorar ao máximo o período em que estiverem na Bay Area. Embora você venha focado em uma determinada atividade, têm muitas maneiras de conhecer o que a região tem para oferecer. É o exemplo da Gabriela Brasil, que nos contatou via e-mail antes da sua viagem para saber como ela poderia visitar as empresas de tecnologia em San Francisco. Acredito inclusive que ela ficou um tanto quanto desapontada quando mencionamos que “Não é bem assim visitar as empresas do Vale”.

Não dá simplesmente para pagar para fazer as visitas ou mandar um e-mail esperando que a empresa vai te receber na semana seguinte. Também não espere que alguém vá te passar o contato de algum profissional que trabalha há anos lá, simplesmente porque você tem interesse em conhecer mais sobre a organização. Como já mencionamos em outro artigo, networking vale ouro no Vale e embora as pessoas queiram te ajudar, ninguém quer se comprometer em te fornecer um contato ou te arranjar uma visita simplesmente porque você é legal.

Como conhecer as empresas do Vale do Silício?

Uma alternativa é entrar em contato com a empresa mencionando o porquê você tem interesse em conhecer o local e a cultura da organização. Note que além de expor as razões pela qual uma visita seria interessante para o seu negócio é super importante que você diga que eles também serão beneficiados de alguma forma, se for uma troca, um “ganha-ganha”, é mais provável que eles considerarem seus argumentos relevantes e abram as portas para uma visita.

Se você tiver um amigo ou conhecido que trabalha no Vale , a pessoa pode te convidar para tomar um café, almoçar e enfim, esta é a maneira mais fácil de conhecer o local.

Outra maneira é o networking, participar de eventos e meetups é a melhor forma de conhecer pessoas interessantes que podem te ajudar com os seus objetivos ou te apresentar para outros profissionais que têm afinidades semelhantes. Além disso, muitos destes eventos são realizados dentro das próprias empresas.

Gabriela está fazendo isto de uma maneira tão interessante que diversos amigos vieram lhe perguntar “mas como”? Para quem estava achando que visitar as empresas do Vale faz parte de um  pacote completo e fantástico oferecido pelas agências de turismo ou escolas de inglês, saiba que não existe nenhuma fórmula mágica. A moça tem energia,  poder de persuasão, jogo de cintura e carisma de sobra. Ficamos muito contentes quando ela se disponibilizou a compartilhar um pouco da experiência que está vivenciando no Vale, acompanhe:

Experiência da Gabriela Brasil

Gabriela Brasil é publicitária, pós graduada em Marketing Digital e Supervisora de Comunicação de Relacionamento com Cliente na 2ª maior construtora do Brasil: a Direcional Engenharia. Ela veio para San Francisco para estudar Business English e Marketing em uma escola de idiomas.

San Francisco foi o destino escolhido  por ser uma cidade geograficamente bem posicionada para que as “coisas aconteçam”. Fica próxima ao Vale do Silício que tem um espírito colaborativo, facilidade de networking, além de ser conhecida mundialmente quando trata-se de inovação e empreendedorismo.

Sou uma pessoa bem dinâmica, gosto de esportes e de aproveitar o dia. Quando comecei a estudar sobre a cidade comecei a me apaixonar cada vez mais por esta cultura “open mind“, tanto das pessoas quanto das empresas. Apesar do transporte aqui super funcionar, vi que as pessoas usam todos os meios para se locomoverem como: bicicleta, patinete, patins, skate e dá para fazer muitas coisas a pé e ao ar livre. Além de ser comum as pessoas irem para os parques e se reunir para picnics nos finais de semana.

Gabriela resolveu contribuir para o Acontece no Vale para fazer o que mais gosta: compartilhar conhecimento!  Ela vai nos contar sobre sua experiência nos eventos e visitas nas empresas do Vale e em breve vai nos dizer o que aprendeu sobre a cultura americana no seu curso de Business English, além de abordar o seu ponto de vista sobre os profissionais americanos e a diferença cultural nas empresas americanas com relação ao Brasil.

Confira abaixo os eventos que Gabriela participou, as empresas que ela teve oportunidade de conhecer e o que mais surpreendeu ela durante estes meses vivenciando o Vale.

Dreamforce 2015

Screen Shot 2015-11-23 at 3.48.44 PM

Evento da Dreamforce

Como uma grande marca fez juz ao nome do evento. Foram 4 dias de muito encantamento e impressionante a atenção com cada detalhe: desde o local onde aconteceram as palestras, show do Steve Wonder, aos conteúdos e palestrantes, a organizaçao/logística, as pessoas que estavam ali “Happy to help you“, tinha divulgação do evento por toda a cidade e em todos os tipos de mídia, as comidas oferecidas trouxeram a cultura do mundo inteiro, finalizando com a grandeza de um show do Foo Fighters e The Killers. Um investimento de 14 milhões, na 3ª edição do evento. É impressionante como americano literalmente transforma sonho em realidade.

Google

Screen Shot 2015-11-23 at 3.50.51 PM

Visita ao Google

Eles não contratam apenas pessoas inteligentes, determinadas, capacitadas, mas pessoas que sabem como ninguém como encantar e satisfazer um cliente. Os Googlers, como são chamados os colaboradores vem de diversas partes do mundo. A empresa possui um mix de diferentes nacionalidades onde cada um pode contribuir de acordo com os seus costumes e valores.  Nas estruturas dos escritórios em todo o mundo é percepitível o quanto a Google estimula a interação e a colaboração entre os funcionários propiciando uma atmosfera única entre as áreas. A Google inclusive tem fama por contratar muito “ex-triatletas”, pois valoriza pessoas focadas e motivadas a fazer melhor sempre . 

Facebook

Screen Shot 2015-11-23 at 3.53.37 PM

Visita ao Facebook

Como começar impressionando um cliente? Ao chegar na sede da empresa em Menlo Park descobrimos que estávamos no prédio errado e saímos correndo para não nos atrasar, 1 minuto depois fomos abordados por 2 colaboradores que vieram de bike exclusivamente para nos ajudar acompanhando até a porta do local onde nossa reunião foi realizada. Se a primeira impressão é a que fica, nós tivemos tratamento VIP e achamos incrível a rapidez da comunicação e a habilidade de tornar nosso atendimento personalizado.

Airbnb

Screen Shot 2015-11-23 at 3.57.15 PM

Visita ao Airbnb

A empresa mudou a indústria de viagens ao oferecer um novo modelo de negócio onde os proprietários podem locar desde um sofá na sala, um quarto e até mesmo uma casa inteira com preços bem inferiores aos hotéis. Atualmente a empresa atua em 34.000 cidades ao redor do mundo e é conhecida principalmente por proporcionar hospedagem com um preço mais acessível. O Airbnb inovou ao proporcionar uma experiência de estar em casa, mesmo quando se está distante de casa. 

Twitter

Participei de um evento de Mobile App – Mobile Heroes: Meet the Marketers of Non-Gaming Apps in San Francisco. Sempre quis muito conhecer o Twiiter, primeiramente porque sou usuária ativa da rede, gosto de seguir pessoas interessantes e estar atualizada. Conheci a sede em um evento de Mobile, que foi excelente já que minhas experiências profissionais foram todas relacionadas com a parte digital.  Me surpreendi logo ao chegar pois várias pessoas de diferentes agências/empresas vieram se apresentar e tinham interesse em conhecer mais sobre o meu trabalho. O intuito do evento foi promover o networking com profissionais da área. Achei incrível  ver as pessoas super abertas a fazer conexões e trocar experiências. 

Screen Shot 2015-11-23 at 4.00.16 PM

Evento no Twitter

Sobre o espaço, o ambiente é semelhante ao das demais empresas mencionadas acima,  a estrutura propicia integração, interação, insights, trocas, reflexão para facilitar o desenvolvimento e inovação.

Nasdaq

Screen Shot 2015-11-23 at 4.02.19 PM

Visita a Nasdaq

A Nasdaq possui um centro de empreendedorismo que conta com toda estrutura de apoio e treinamentos para profissionais e empresas se posicionarem nas redes sociais e na mídia. Possui recursos de alto nível e ensina como vender e testar os produtos antes de comercializá-los. O Centro oferece aos empresários um curso de capacitação contínua, oficinas e orientações, além de abordar formas de pagamento mais eficazes de acordo com o porte do empreendimento. O curso é realizado seguindo a metodologia prática dos líderes do ecossistema da Nasdaq.

Founder World 2015

Screen Shot 2015-11-23 at 11.06.58 PM

Evento Founder World 2015

Evento no Pier 27 para entusiastas do empreendedorismo!

A maior lição desde evento foi: Nunca pense em começar pequeno, sempre pense grande, acredite sempre na sua idéia e conquiste, consiga evangelizadores! Sim, começar é a parte mais difícil e a segunda “is to keep going”… poucas emoções inspiram ação, então procure o que as pessoas precisam, desejam e gostem!

Facebook Global Parter Summit

Screen Shot 2015-11-23 at 11.03.51 PM

Facebook Global Partner Summit

Evento que o Facebook fez para seus parceiros no Pier 35, em San Francisco com o objetivo de estreitar relacionamento entre a empresa e seus parceiros despertando um olhar estratégico e visionário com a missão de proporcionar melhores negócios para os clientes. Muito legal a palestra da Sheryl Sandenberg – diretora executiva falando sobre como o smartphone é hoje o principal e mais útil device e por isso o foco da empresa na área mobile. O diretor do Netflix falou sobre a cultura de liberdade e responsabilidade na empresa e do objetivo de se tornarem a mais sofisticada ferramenta de entretenimento do mundo e como os parceiros podem pensar grande, melhor e mais rápido e aproveitar oportunidades, já que as ferramentas são integradas. Jim Squires anunciou uma nova ferramenta de treinamento do Instagram para desenvolvedores. Foram anunciadas também novas ferramentas como o novo buscador do próprio Facebook, o Promete! Além da  ferramenta para realizar pagamentos online. Muitas novidades em breve utilizando a tecnologia a favor do cliente e inovando a maneira de fazer negócios no meio digital.

Lançamento do avião Cobalt 50 – Valkirye

Evento de lançamento de um novo modelo de avião – o Cobalt – 50,  o qual é mais fácil e seguro para voar. Ao invéz de um painel padrão preenchido com mostradores, medidores e switches, o Cobalt Co50 Valkyrie tem três telas de iPad exibindo apenas as informações essenciais. Alta performance, segurança, voo mais altos com estabilidade e segurança são diferenciais desse modelo de jatinho particular com foco em executivos.

Como Gabriela conseguiu visitar as empresas do Vale?

Antes mesmo de vir para San Francisco Gabriela entrou em contato com o Google e o Facebook explicando porque tinha interesse em conhecer as empresas, mencionou que a empresa que ela trabalha no Brasil é parceira de ambas e logo em seguida a visita foi confirmada.

Assim que ela chegou em San Francisco ficou sabendo sobre o evento do Dreamforce e contatou os responsáveis por e-mail explicando que a Salesforce é parceira da empresa  e imediatamente autorizaram a sua participação no Dreamforce.

As demais visitas e eventos foram realizadas por meio de networking. Um deles inclusive foi uma pessoa que ela conheceu informalmente em um barzinho, que tinha um amigo que trabalhava na empresa, que a chamou para conhecer a empresa.

Já pensou quantas ideias Gabriela deve estar matutando para desenvolver no trabalho dela quando retornar ao Brasil? OMG! Ninguém segura 😀

Anúncios

Um comentário sobre “Como conhecer as empresas do Vale? Confira a experiência da Gabriela Brasil

  1. Pingback: O que você aprende nas aulas de Business English? Confira o depoimento de Gabriela Brasil! | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s