Foram 10 anos para este dia chegar: Lançamento do avião Cobalt 50 Valkyrie!

Nós esperamos 10 anos para este dia chegar! Esta foi a frase que marcou o e-mail  enviado por David Loury transmitindo uma sensação de orgulho para relembrar todos os convidados sobre o evento que tivemos o prazer de participar.

Screen Shot 2015-11-16 at 9.12.23 PM

Mensagem de David Loury.

No mundo da inovação e dos aplicativos, eis que surge um lançamento de um avião que cheio das tecnologias e um design de fazer qualquer um suspirar, o Cobalt 50 Valkyrie.

IMG_9823

Lançamento do Cobalt 50.

Cobalt 50 Valkyrie

Um avião mais fácil e seguro de voar, foi o que o CEO da Cobalt, David Loury buscou entregar com o Valkyrie. O projeto iniciou na França, depois migrou para o Canadá e aterrissou no Vale do Silício, onde a startup atualmente atua.

IMG_9821

David Loury no Cobalt 50 Valkyrie.

Foram dez anos de muito trabalho e um investimento de milhões para tirar a ideia do papel e fazê-la decolar, literalmente. O protótipo foi lançado dia 12 de novembro de 2015 no Dogpatch Studios em San Francisco e onde estiveram presentes investidores do Brasil, Estados Unidos, França, Líbano e Canadá e todos os colaboradores do projeto, inclusive Mark Stucky que é astronauta e o piloto responsável pelos testes no Cobalt 50. Atualmente Cobalt 50 está em fase de homologação, mas quem tiver interesse em comprar o seu, já pode entrar para uma lista de espera.

Preço

A estimativa de preço do avião é de 699 mil dólares, sendo que o interessado deve desembolsar 15 mil dólares para solicitar o pedido.

Conversamos com Flávio Gontijo, um piloto brasileiro que estava no evento e  como especialista destacou alguns aspectos importantes emersão a aeronave, tais como: segurança, inovação, design e performance, “esse é o avião mais sexy do mundo“, comenta Flávio.

Image

Mark Stucky – Astronauta e piloto de teste, Flávio Gontijo – piloto brasileiro e David Loury proprietário e CEO da Cobalt.

IMG_9828

Lançamento do Cobalt 50 com convidados e potenciais investidores.

Segurança

Uma das motivações do David para a criação deste avião foi a perda de um amigo, um piloto experiente com mais de 8.000 horas de voo que se acidentou porque o avião entrou em situação de estol, que acontece quando a aeronave  perde sustentação e mergulha.

O Valkyrie é uma aeronave canard, o que significa que tem uma asa anterior menor perto de seu nariz, para ajudar a prevenir a perda de sustentação.

Inovação

Em vez de um painel padrão com uma quantidade exorbitante de botões, mostradores, medidores e switches, o Cobalt Co-50 Valkyrie tem três telas de iPad que exibem as informações mais essenciais, como  por exemplo a quantidade de tempo de voo que resta com base no combustível.

IMG_9820

Comparação de um avião que visitamos na Nasa e o Cobalt 50

A exemplo da simplicidade que vemos nos devices da Apple, o Cobalt 50 Valkyrie simplifica a pilotagem sem nenhuma lista de verificação. Apenas um interruptor de alimentação que mostra verde, amarelo ou vermelho, ou seja, o avião só exibe a informação necessário para o piloto.

IMG_9825

Interior do Cobalt 50.

IMG_9826

Interior do Cobalt 50.

Design

O avião realmente impressiona pela beleza, acabamento e bom gosto. É perceptível a influência da cultura do Vale do Silício e de empresas do Vale nas linhas desse avião.

Fonte: Tech Crunch

Fonte: Tech Crunch

IMG_9827

Convidados encantados com o Cobalt 50.

Performance

O Valkyrie, alimentado por uma hélice traseira e um motor turbo de 350 cavalos de potência, é projetado para voar a cerca de 300 mph (480 Km/h) e cruzeiros em 20.000 pés. Atualmente, o avião mais rápido monomotor voa a cerca de 278 mph e tem autonomia para aproximadamente 5 horas de voo e com capacidade para 5 pessoas.

IMG_9822

Motor da aeronave.

Cobalt tem como objetivo competir com os fabricantes de aviões de pequeno porte como Cessna e Piper. David está em busca de um nicho de mercado de proprietários de pequenas empresas que possam querer utilizar o Valkyrie para curtas viagens de negócios e viagens de lazer.

O cérebro do projeto

David, 38 anos, é um engenheiro aeroespacial francês que se formou na Georgia Tech. Ele começou a pensar em construir seu próprio avião, enquanto trabalhava para o grupo Airbus da Europa.

Ele formou a empresa há 10 anos em Paris, mas formalmente incorporada em 2008, mudou a empresa a empresa para o Canadá em 2011, e optou por se estabelecer no  Vale do Silício em 2014, o lugar mais inovador do mundo!

Não resta dúvidas que grande parte das aquisições vão sair daqui também.

Saiba mais

Clique aqui e confira o replay da transmissão que realizamos direto do evento via Periscope.

Conheça o também o vídeo oficial de lançamento.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Foram 10 anos para este dia chegar: Lançamento do avião Cobalt 50 Valkyrie!

  1. Pingback: Como conhecer as empresas do Vale? Confira a experiência da Gabriela Brasil | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s