Quer estudar no exterior e tem um orçamento limitado? Vai para o College!

A Bay Area conta com diversos community colleges que são uma excelente alternativa para quem pretende estudar no exterior mas tem um orçamento bem limitado.

Para se ter uma ideia o valore de um semestre de um curso no College é o mesmo preço que uma semana em determinadas escolas de idiomas, portanto se você tem a intenção de estudar fora mas está adiando seus planos devido a alta do dólar, vale conhecer melhor esta opção.

Screen Shot 2015-10-28 at 10.22.08 PM

Fonte: republic3-0.com

Note que parte dos colleges oferece inclusive o curso de inglês ou ELS – English as a second language gratuitamente. No entanto, os cursos gratuitos não oferecem o I20 , que é o principal documento para a emissão do visto de estudante. Portanto, vamos tratar neste artigo dos credit courses – aquele curso que você precisa pagar uma quantidade de crédito para manter seu status como estudante nos Estados Unidos.

Community College

O que é o Community College?

Screen Shot 2015-10-28 at 10.22.53 PM

Fonte:creativecommons.org

O community college é uma instituição voltada para alunos que já finalizaram a high school ou o segundo grau como conhecemos no Brasil.  Podemos dizer que é um curso técnico ou um associate degree.  Ao contrário do que muitos pensam tais colleges oferecem programas são de alta qualidade, atendendo diferentes demandas. Muitos americanos iniciam seus estudos nos colleges para entender melhor sobre qual carreira desejam seguir. Eles fazem as matérias elementares na maioria dos cursos e depois quando estão mais maduros em relação a profissão, transferem os créditos já cursados para um college ou universidade parceira para obter um bachelor’s degree, ou seja, um título de bacharel.

Que curso você pode cursar em um college?

A lista é extensa e cada college tem diferentes programas em praticamente todas as áreas. Possuem desde inglês para estudantes internacionais, até marketing, business, ciência da computação.

Diferença entre community colleges, colleges  e universidades?

A principal diferença está no tipo de certificação oferecida. As universidades oferecem um diploma de graduação e pós-graduação. O college é considerado uma faculdade, enquanto o community college é uma espécie de curso técnico, trata-se de instituições que são regionais e recebem suporte local e do governo.  O que acontece é que muitos colleges que oferecem programas de 2 ou 3 anos, tem acordos com os colleges que tem programas de 4 anos e também com as universidades. Outra diferença fundamental entre os 3 está no preço. O community college tem um valor muito inferior aos demais.

E se eu quiser um diploma de bacharel, adianta ir para o college?

Sim! O que muitos estudantes acabam fazendo é entrar no community college, cursam e pagam os dois primeiros anos e antes da conclusão transferem os créditos para uma universidade e concluem o programa com um título de bacharel. Ou seja, você faz um curso de 2 anos no City College de San Francisco, por exemplo, transfere para UC Berkeley e ganha um diploma de bacharel da universidade da Califórnia.

E como é a aceitação da universidade em relação aos community colleges?

Excelente. Desde as universidades menos conhecidas até as mais renomadas tem convênios e acordos com os colleges e constantemente apoiam os alunos, oferecendo assistência e vantagens para que eles possam fazer a transferência e continuar seus estudos.

Quanto custa?

A média do semestre acadêmico nos community colleges na Bay Area é de $3 mil o semestre.  Levando em consideração mais uma vez o CCSF o valor da matrícula e mensalidade é de $3.115,00. Já na UC Berkeley o ano acadêmico custa $ 37.424,00 – valores out/15. Ou seja, $ 18.712,00 o semestre. Valor apenas do curso, é preciso considerar ainda o custo do material, acomodação, transporte e seguro saúde. Ou seja, o curso é 6x mais caro.

Este custo vai depender se a universidade é pública ou privada. Mas claro, se somado todos os custos envolvidos não é preciso ser muito bom em matemática para notar a diferença.

Eu terei permissão para trabalhar fazendo um college?

Com certeza. A permissão de trabalho é concedida tanto pelos colleges, community colleges ou universidades. Basta concluir o período do curso estipulado para o OPT para conseguir obter sua permissão.

Aplicar para o College

Iniciar pelo college também é interessante para muitos estudantes internacionais pois embora exista a exigência de uma série de documentos para fazer a aplicação, a lista é muito menos extensa que das universidades. A pontuação do Toefl, que é um dos exames de suficiência de inglês, por exemplo, é bem mais baixa. Além disso o inglês do college é basicamente acadêmico, então é uma ótima alternativa para você chegar na universidade mais preparado.

Community Colleges na Bay Area

Em um dos nossos artigos anteriores falamos sobre o curso gratuito de inglês e sobre aulas no City College de San Francisco. E nós recebemos muitos, muitos e-mails questionando sobre o programas que eles oferecem. Se você também tem interesse em fazer estes cursos, até mesmo devido a possibilidade de fazer uma grande economia no seu intercâmbio saiba que o CCSF é apenas um dos community colleges que você encontrará por aqui. A Bay Area tem muitos colleges de excelente qualidade e com um preço super camarada.

No site de cada um deles você poderá obter maiores detalhes no item International Students. Ali constará detalhes sobre as taxas de matrícula e mensalidade, opções de moradia, seguro saúde, horário das aulas, data de início, acordos com universidades e empresas locais, entre outras informações relevantes.  Alguns sites permitem até fazer um tour virtual no campus.

Listamos os community colleges mais populares na Bay Area para que você possa pesquisar:

Berkeley City College

Canada College em Redwood City.

Chabot College em Hayward.

City College of San Francisco

College of Alameda

College of Marin

College of San Mateo

Contra Costa College em San Pablo.

DeAnza College em Cupertino.

Diablo Valley College em Pleasant Hill.

Evergreen Valley College em San Jose.

Foothill College em Los Altos.

Laney College em Oakland.

Las Positas College em Livermore.

Los Medanos College em Pittsburg.

Merrit College em Oakland.

Mission College em Santa Clara.

Ohlone College em Fremont.

San Jose City College

Skyline College em San Bruno.

West Valley College em Saratoga.

Anúncios

4 comentários sobre “Quer estudar no exterior e tem um orçamento limitado? Vai para o College!

  1. Pingback: Como estudar inglês e não gastar nenhum centavo: Adult School! | Acontece no Vale

  2. Pingback: Minha formação é tecnológica e não bacharelado. Posso aplicar para o H1-B? | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s