Dúvidas frequentes sobre vistos

Tem planos de vir para os Estados Unidos, mas está cheio de dúvidas sobre o o visto? Não se preocupe, você não é o único! E para te ajudar, separamos uma série de perguntas que recebemos constantemente sobre o tal do visto. Confira!

Dúvidas sobre vistos

Dúvidas sobre vistos

Dúvidas sobre vistos

Quando eu pedir meu visto de estudante eu perco o de turista?  Não. O visto de turismo tem validade de 10 anos. Se você solicitar o de estudante após ter o visto de turismo, ele vai continuar válido por 10 anos.

Tem problema solicitar o visto de estudante, uma vez que já tenho o de turismo? Não há problemas de pedir o visto de estudante se você já tem o de turismo. Aliás, isto é muito bem visto pelo consulado, se você quisesse ficar ilegal iria como turista, não iria se dar o trabalho de emitir um segundo visto, certo?

Eu posso entrar nos Estados Unidos com o visto de estudante – válido por 3 meses e quando estiver nos EUA permanecer pelo tempo válido no visto de turista? Não! Quando você passar pela imigração vão lhe perguntar sobre a proposta da sua viagem, se você disser que a proposta é estudar, precisará apresentar o visto de estudante e vai permanecer pelo período concedido para este visto. Os vistos não são cumulativos, uma vez que você entrar como estudante valerá as regras e o prazo deste visto apenas. Você precisará sair do país e retornar como turista para usufruir do outro visto ou pedir a alteração do visto. No entanto, após o seu curso, você tem direito ao grace period.

Como funciona para saber o tempo que terei de permanência nos Estados Unidos? Quando você entrar com o visto de turismo, que tem validade de 10 anos, geralmente o período concedido de permanência nos Estados Unidos será de 6 meses. Quando você entra com o visto de estudante, você poderá ficar por até 2 meses a mais do que o período em que estiver matriculado na escola. Portanto se seu visto foi concedido para estudar durante 1 ano, sua permanência será de 14 meses. Note que embora isto ocorra em 90% dos casos, não é uma regra. Existem casos que o agente pode lhe conceder um período inferior.

Mas como saber o tempo de permanência que o agente concedeu no meu caso? Ao entrar nos Estados Unidos, seu passaporte será carimbado pelo oficial de imigração mencionando a data limite que você pode permanecer no país. Se desejar ficar mais tempo, deverá tomar as providências necessárias.

E se eu adorar a minha escola e quiser ficar mais tempo, terei que sair do país e pedir um novo visto de estudante? Não. Basta renovar seu I20. Quando você tiver o visto de estudante, o principal documento será seu I20. Você pode permanecer no país com o visto vencido e com a permanência expirada. O que vai valer neste caso é o I20. Por isto, vir com o visto de estudante acaba sendo a maneira mais fácil de permanecer nos Estados Unidos por mais tempo.

E se eu quiser ir ao Brasil com o meu visto expirado, posso voltar sem problemas com o meu I20 válido. Não, uma vez que você esteja ausente do país com o visto expirado, terá que refazer todo o processo para um novo visto de estudante para retornar aos Estados Unidos.

E caso eu decida mudar da escola para uma universidade ou outra escola de idiomas, é preciso um novo visto de estudante? Não. Basta transferir seu I20. Você precisa pedir o cancelamento do I20 com a escola atual e pedir o vínculo deste documento com a nova escola para deixar tudo em dia. Isto vale mesmo se seu visto esteja expirado. O prazo máximo entre o cancelamento do I20 e vínculo com a nova escola deve ser de até 60 dias.

E se eu entrar com o visto de turismo e quiser alterar o visto para o de estudante? Alterar o visto é um processo difícil, caro e arriscado. O ideal é vir com visto correto. Mais informações sobre este processo estão neste artigo.

Eu não tenho um bom salário, nem muita grana na conta bancária. Como comprovar que tenho condições para me manter no exterior? Você pode mencionar que tem um responsável financeiro pela sua viagem, de preferência seu pai ou sua mãe. Mais detalhes sobre o valor necessário estão descritos neste post. Estes mesmos valores são solicitados quando o estudante deseja estender o I20 na escola em que está matriculado. Uma alternativa para quem não tem muita grana, é comprar 3 meses de curso, fazer o visto e pedir extensão de tempos em tempos apresentando um novo comprovante bancário.

Consigo transferir meu I20 para uma escola que oferece inglês de graça? As escolas que oferecem os cursos gratuitos não emitem o I20.

Qual é o período máximo que posso permanecer com o visto de estudante? O máximo é 4 anos, mas existem exceções. O que não dá é para ficar a vida toda como estudante de idiomas por exemplo, é interessante mostrar uma evolução para que a autorização de extensão deste visto não seja negada. Um curso de idiomas, depois Toefl, MBA, etc.

Quanto tempo tenho para ficar nos Estados Unidos legalmente após o o término do I20 pela escola?  60 dias, o governo dos Estados Unidos concede à estudantes este período conhecido como Grace Period, onde os estudantes podem viajar, ou, até mesmo, procurar um novo curso para fazer. Mesmo fazendo um curso um mês apenas, se tiver com o visto de estudante, você tem direito ao Grace Period. O mesmo vale para quem está trabalhando com o visto J1.

Tem problema informar que vou ficar na casa de um amigo ao invéz de um hotel quando for fazer a entrevista do visto? Não tem problema ficar na casa de um amigo. Tenha o nome dele e endereço em mãos e no dia da entrevista deixe seu amigo ciente que podem ligar para confirmar se esta informação é verídica. O mesmo vale para o dia em que for passar pela imigração. No entanto, quanto menos vínculo você informar que tem nos Estados Unidos, melhor. Esqueça aquele tio que entrou há 10 anos e ficou ilegal.

Eu tenho uma empresa no Brasil. É bom levar o contrato social para fazer o visto? Sim, contrato social, comprovante de renda, carteira de trabalho, holerites, escritura de imóveis, documento do carro. Qualquer coisa que possa comprovar vínculo e renda são importantes para demostrar seu compromisso com o Brasil, que você tem motivos para voltar e não irá ficar ilegal nos Estados Unidos. Ao marcar sua entrevista, todos estes documentos são solicitados, muitas vezes, eles não pedem para olhar nada, mas caso peçam, esteja preparado!

Qual o visto mais fácil de conseguir? Estudante, Turista ou negócio? O processo é semelhante para todos os vistos, a diferença é que para o visto de estudante é preciso se matricular na escola antes para receber os documentos necessários que deverão ser apresentados no dia da entrevista, além te ter que pagar uma taxa extra.

Posso pedir o visto de turismo e de negócios juntos? Agora quem faz o visto de turista B2, já recebe o B1 que é de negócios também. Quando você for marcar a entrevista, a opção é B1/B2 que é turismo e negócios. Não tem mais a necessidade de pedir ou um ou outro. Uma vez concedido, os dois são emitidos.

Posso trabalhar com o visto de estudante? Com o visto de estudante o aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto e somente nela até 20 horas por semana. O aluno terá a permissão de trabalhar após cursar uma determinada carga horária no curso universitário com o OPT – Optical Practical Training.

Tenho o visto de turista e estou disposto a trabalhar com qualquer coisa para ajudar nas despesas. Posso arrumar um emprego informal com este visto?  Não. Tem muita gente que acaba dando um jeitinho e conseguindo um bico, como babá, entregador de pizza, garçon, entre outros. Independente da atividade, trabalhar com o visto de turista é ilegal. Para trabalhar é preciso de um visto com autorização de trabalho. Mais informações sobre trabalho, podem ser conferidas neste artigo.

Pensei em trabalhar porque imagino que seria vantajoso tanto financeiramente e em relação à prática do inglês. Sim, uma graninha é sempre bem-vinda. Mas se o intuito é ganhar um dinheiro, San Francisco é pior o lugar para vir, o custo de vida é muito alto e o que você ganharia em um trabalho informal, mal dá para pagar o aluguel. Se o intuito é este, você deve considerar outros lugares nos Estados Unidos. Mas praticar o inglês é fácil e tem muitas oportunidades de fazer voluntariado e participar de atividades e eventos para praticar o idioma.

Já tenho o visto de turismo e pretendo fazer um curso de inglês com este visto, devo mentir na entrevista e na imigração para não me complicar? Nunca, em hipótese nenhuma minta! Saiba que com o visto de turismo, você pode estudar de forma recreacional por até 18 horas semanais, portanto você não estará fazendo nada de errado se fizer esta carga horária. Acreditem, eles sabem mais sobre você do que você imagina, portanto, fale sempre a verdade!

É fácil conseguir um emprego no Vale? Não! Se eu soubesse a fórmula eu já estaria vendendo 😛 Mas já expliquei o porque é tão difícil. Entenda melhor!

Estou indo fazer um MBA com o visto de estudante, posso pedir o F2 para a minha mãe me acompanhar? Não. O visto F2 é emitido apenas para esposo e filhos.

Meu passaporte expirou, fiz um novo, mas o visto está no passaporte anterior. Como proceder neste caso? Você vai precisar apresentar os dois passaportes todas as vezes que entrar nos Estados Unidos, o que está válido e o que consta o visto americano.

Tem outras dúvidas? Manda pra gente!

Anúncios

29 comentários sobre “Dúvidas frequentes sobre vistos

  1. Pingback: Quer morar nos Estados Unidos? Entenda como você pode imigrar! | Acontece no Vale

  2. Tenho visto de baba viajei com minha patroa e a imigração me autorizou permanecer 1 ano aqui. Minha chefe estendeu sua permanência aqui por mais 1 ano, como faço para estender minha permanência ?

    Curtir

  3. Tenho um I-20 válido até fevereiro de 2017!! Minha mudança de status p estudante aconteceu nos USA!! Preciso sair do país em Junho de 2016!! Meu contrato c a escola e de 1 ano!! O summer break acontecerá dia 20 de maio de 2016!! Quanto tempo tenho para sair do país pois não pretendo voltar até o ano que vem!!

    Curtir

    • Oi Maria Cristina, Não entendi muito bem se sua pergunta foi quanto tempo você tem para sair ou para retornar ao país. Pela teoria, depois que acabar o break você precisa retornar para a escola e cursar mais de 18h semanais para manter seu I20, caso você permaneça no Brasil, a escola vai reportar sua ausência e seu I20 é cancelado e você perde o status de estudante! Respondi sua pergunta? Você pode escrever um depoimento pra gente sobre a troca de status nos EUA. Recebemos muitas dúvidas sobre este processo! Obrigada!

      Curtir

  4. Olá!
    Minha situação é a seguinte: meu visto F1, no passaporte, expira em nov/2016. Aquela folha do Sevs esta escrito que o periodo do curso é ate 07/07/2017. Fui p San Francisco em janeiro e voltei no fim de fevereiro, a estudo. Volto em Junho e retorno dia 03 setembro.
    Sei q vou ter q ter outro I20. Mas minha duvida é, preciso de pedir outro visto pro passaporte? Mesmo ele vencendo em nov/2016? Ele ta valido!! O pessoal da escola de San Francisco me disseram q nao preciso de novo visto caso ele esteja valido. A embaixada fala q tenho q fazer todo processo!
    Me ajuda gente? To perdidinha!

    Curtir

  5. Ola!
    Gostaria de uma ajuda.
    Meu visto F1 expira em nov de 2016.
    Fui para SF em dezembro e voltei em fevreiro.
    Volto em junho/2016 e volto set/2016.
    Gostaria de saber uma coisa: fora o I20 que terei pagar novamente, a taxa SEVS, eu preciso de pedir e marcar entrevista para um novo F1?!
    Obrigada desde ja.

    Curtir

  6. Boa Tarde.

    Como faço para comprovar que tenho dinheiro suficiente para bancar meus estudos? Os documentos(imposto de renda, extratos bancários, etc) tem que ter referência o dólar ou posso mandar em português?

    Curtir

    • Olá Dorgival,
      Para que fim você precisa comprovar? Se for para o visto ou escola, eles aceitam aquele extrato bancário que você tira pela internet (em português mesmo). Caso precise para a universidade, ai sim, precisa ser em papel timbrado e assinado pelo banco.

      Att,
      Waldana.

      Curtir

  7. Meu I-20 foi cancelado pela minha escola do intercâmbio por eu não ter entregue alguns documentos que eles solicitaram. Me deram 10 dias para sair do país. Eu retornei ao Brasil em 3 dias.
    Minha dúvida é: Tenho visto de turismo. Posso ir com minha família daqui a um mês para Orlando passar as férias? Ou o fato do meu I-20 ter sido cancelado afeta também o visto de turismo?

    Curtir

    • Oi Danusa, Se seu visto de turismo está ok, você pode ir passar as férias, mas é bem provável que eles te questionem sobre os porquês do seu visto de estudante ter sido cancelado! Portanto, esteja com as respostas na ponta da língua!
      Att,
      Waldana.

      Curtir

  8. Boa tarde. Meu visto é o F2. Meu marido, portador do F1, recebeu visto até 2019, mas não notei que me deram apenas 5 meses de visto no passaporte. Percebi quando o mesmo já havia expirado, pois não sabia que era possível eles darem 5 anos para o meu marido e 5 meses pra mim. Fui ao International Office da universidade e informaram que eu não estou ilegal, pois o que vale é o F2, documento da universidade que tenho em mãos. Como estou nos Estados Unidos, não consigo contato telefônico com o consulado dos Estados Unidos no Brasil. Pelo que li, tenho que fazer o processo novamente se eu sair do país nesse período. Gostaria de saber se há possibilidade de eles negarem pelo fato de o visto estar expirado no passaporte? Consigo fazer qualquer alteração à partir dos EUA? Obrigada!

    Curtir

  9. Olá, me ajude… estou ajudando um casal a renovar o visto dos filhos.
    A mãe é estudante nos EUA e possui um visto com validade de 4 anos, porém o visto dos filhos foi somente de 1 ano, agora ela precisa renovar o visto dos filhos, como deve prosseguir?

    Curtir

  10. Tenho visto de estudante aprovado para Florida National University em Miami, mas por problemas de familía, não embarquei. A validade do visto é 2019, e então eu queria saber o que é necessario fazer para ir ainda como estudante agora. Preciso somente de um novo i20? Pode ser em outro estado ou precisaria mudar no visto? O que devo fazer? Obrigado pela atenção

    Curtir

      • Mas assim, sabe se, caso eu me metricule em uma universidade em NJ por exemplo, eu precisaria só que eles mandassem i20 para poder entrar nos EUA ou precisaria renovar o visto, para atualizar qual seria a universidade e tal? Lembrando que a validade dele é 2019

        Curtir

      • Tiago,
        Se seu I20 foi cancelado seu visto também será cancelado. Provavelmente você terá problemas ao retornar aos EUA. Converse com a universidade e veja o que eles aconselham a fazer no seu caso.
        Att,
        Waldana.

        Curtir

      • Assim, meu viato tem validade ate 2019, mas meu i20 n está mais valendo…para que eu possa entrar nos EUA, eu preciso só de um novo i20 (se sim eu ja sei oq tenho que fazer) ou preciso renovar o visto? Obrigado

        Curtir

      • Tiago,
        Seu visto só estará ok, se seu I20 estiver ok. Provavelmente a escola já notificou sua ausência na escola e seu I20 foi cancelado. Desta forma, seu visto também estará. O ideal é você conversar com a escola e explicar a situação para ver o que eles aconselham.
        Att,
        Waldana.

        Curtir

  11. Olá, possuo o visto de turista tirei quando estava trabalhando e já viajei 2 vezes para orlando, agora sai da empresa recente e faço alguns bicos e tentei tirar o visto de estudante, mas recusaram, no caso comprovei que tinha renda para ficar, levei documento do meu carro e do meu apartamento, mas isso nem foi perguntado.Se eu for pra lá com meu visto de turista posso ter problemas na imigração, já que o visto de estudante foi negado e informei que atualmente faço bicos ?

    Curtir

  12. Na verdade falei Q estava trabalhando de uber, para não ficar sem emprego até à data de começar as aulas. Mesmo assim posso ter problemas na Imigração ou é melhor tentar novamente o visto, mas por um período menor?
    Grato

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s