A melhor hiking da Bay Area: Mount Tamalpais!

Aqueles que adoram uma boa caminhada, seja para fazer exercício, para respirar ar puro ou simplesmente para contemplar a natureza, precisam conhecer o Mount Tamalpais.

Mount Tamalpais

Onde fica o Mt Tam?

Mt. Tam. como é carinhosamente conhecido, fica em Marin County, 15 minutos ao norte de San Francisco e faz parte do Mount Tamalpais State Park, o qual é bem extenso, dependendo do lugar que você deseja visitar no parque é preciso fazer uma viagem de mais de 1 hora de San Francisco.

Sobre o Mt Tam

Há milhares de anos os índios Miwok viviam na região, depois o local foi explorado pelos europeus. Com a corrida do ouro em 1849, San Francisco cresceu e mais pessoas começaram a usar o local para a recreação. Trilhas foram desenvolvidas e inclusive uma estrada de ferro foi construída, cobrindo uma distância de 13 km. Então, além de ter a rua mais torta do mundo, a região iria contar com a ferrovia mais torta do mundo. No entanto, ela foi abandonada em 1930 após um incêndio que danificou a linha. Imagina que super atração!

Screen Shot 2015-09-14 at 9.08.13 PM

Mount Tamalpais Railway. Fonte: Wikipedia.

Como é a estrutura do parque?

Como todo parque na Califórnia o Mt Tam tem uma estrutura de tirar o chapéu! Tem área para picnic com mesa, fogão, pia, banheiros, um Visitor Center com souvenirs para venda, material de referência sobre a região, um museu com a história da ferrovia, camping e lodging, e o melhor, o local é conhecido pelas trilhas, lugares para pedalar, andar a cavalo, praticar asa-delta, oferecendo mais de 160 km de trilhas e estradas. O ponto mais alto do Mt Tam tem 781 metros.

O que você vai ver do Mt Tam?

Em um dia claro, os visitantes podem ver as ilhas de Farallon, as colinas do Condado de Marin, a baía, montanhas, diversas cidades da East Bay e o Mt Diablo. Em raras ocasiões, dá para ver inclusive montanhas cobertas de neve de Sierra Nevada que estão há 150 milhas de distância.

Os lugares mais espetaculares do parque poderão ser vistos por aqueles que fizerem por merecer e caminharem algumas milhas para chegar lá. No entanto, mesmo os que não pretendem fazer muito esforço podem e devem explorar o local, que conta também com trilhas leves e vistas fantásticas para a baía.

Nossa Experiência no Mt Tam

Visitamos o Mt Tam em um sábado. Saímos cedinho de San Francisco, 6h da manhã, paramos para um café reforçado daqueles bem americanos com direito a omelete e bacon e seguimos em direção a Stinson Beach, onde iniciaríamos a trilha.

Screen Shot 2015-09-14 at 8.40.50 PM

Trecho de San Francisco á Stinson Beach de carro.

O caminho de San Francisco á Stinson Beach tem muitas e só a estrada em si já vale o passeio. Se você é daqueles que passa mal rápido em viagens, talvez seja melhor pegar mais leve no café ou se precaver com um remédinho para enjoo. Próximo a praia tem estacionamentos privados, mas chegando cedo é fácil de estacionar nas ruas próximas.

Nós fizemos a Dipsea Trail, que é considerada a número 1, das 23 trilhas do parque. Tem 6.6 milhas e leva aproximadamente 4 horas para fazer o percurso completo. A trilha é um loop, o que é muito bacana porque a paisagem é sempre diferente, embora você saia e volte no ponto inicial. A caminhada é considerada moderada, inicia com uma subida que requer um pouco mais de esforço, tem alguns trechos intensos, mas no geral a trilha é muito gostosa.

Screen Shot 2015-09-14 at 8.31.55 PM

Fonte: Dipsea Trail – Steep Ravine Trail Loop. Fonte: liveandlethike.com

Tem muito verde, sequóias, pontes, cachoeira, vista para praia e com uma parada e outra para as fotos qualquer um que goste de estar em contato com a natureza consegue finalizar e não tem quem não fique deslumbrado com o lugar. Confira as fotos:

Here we go! Iniciando a trilha.

IMG_5738

Dipsea Trail

Uma vista assim recupera o fôlego de qualquer um.

IMG_8355

Dipsea Trail com vista para a Stinson Beach

Para um pouquinho, descansa um pouquinho e mais 1.7 milhas.

IMG_1946

Dipsea Trail

Não falei que era bonito?

IMG_9398

Pontes na trilha, tem várias delas

E eu mencionei as sequóias?

IMG_2806

Sequóias na Dipsea Trail

Não basta ser verde e bonito, parece de veludo!

IMG_2566

Eu faceira na caminhada, a foto é sempre uma desculpa pra pausa 😛

A melhor parque dos parques na Califórnia, a estrutura! É não é que na metade do caminho tinha um visitor center, bebedouro e banheiros! Banheiro na trilha é tudo de bom! Com descarga então é um luxo!

IMG_2997

Banheiros na Dipsea Trail

Os preguiçosos estacionam aqui e fazem só a outra metade da trilha.

IMG_6775

Mount Tamalpais State Park

E o que tem do outro lado? Mais vistas lindas.

IMG_7001

Uma das vistas Dipsea Trail

IMG_1642

Dipsea Trail com o oceano ao fundo

IMG_2497

Fim da Dipsea Trail

Para terminar o passeio fomos conhecer a Stinson Beach, que já é assunto para outro post, mas posso adiantar que a cidade é super charmosa e tem praia de verdade! Destas que o povo leva cadeira, guarda-sol, cooler e passa o dia entre a areia e o mar. O lugar é uma super recompensa depois de uma trilhinha que deu um pouco mais de 15km no total. :O

IMG_7756

Stinson Beach

O que levar?

Protetor solar, boné, um casaco leve, água, frutas e um lanche. Em Stinson Beach você vai encontrar diversos restaurantes e barzinhos, portanto  se você é fã de praia, vá preparado para passar a tarde lá e tomar um banho de mar, porque eu fiquei na vontade 😦

E ai, ainda tem dúvidas do que fazer no fim de semana?

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s