Todo mundo que vem ao Vale do Silício precisa conhecer o significado destas palavras

O cara fica todo orgulhoso que está indo fazer uma missão empresarial no Vale do Silício, quer saber mais sobre inovação e empreendedorismo. Aí nos primeiros 10 minutos de workshop ele levanta a mão e pergunta: O que é VC? PQP!

Screen Shot 2015-08-13 at 10.25.46 AM

Fonte da foto: cinemundoblog

As pessoas não tem obrigação de conhecer todos os termos utilizados neste ambiente, mas vamos combinar que não saber o significado de algumas palavras chega a ser vergonhoso. Então meu amigo, se você não quiser pagar mico quando vier ao Vale é legal ficar por dentro.

Começando do zero, acho que é importante explicar que uma startup vai além da padaria que a Joana abriu no mês passado.  Muitos pensam que startup é apenas uma empresa que começou agora. Entenda:

O que é uma startup?

A pessoa tem uma ideia super bacana de um novo produto ou serviço, aí ela faz um projeto, arruma um sócio (ou não), junta um grupo de pessoas para trabalhar nesta ideia inovadora  que aparentemente parece uma ótima oportunidade de fazer dinheiro, está aí o resumo do que é uma “startup“.

Steve Blank explica de uma forma mais elaborada que uma empresa é considerada uma startup quando ainda está em busca de um modelo de negócios viável que seja repetível e escalável. Um modelo de negócios repetível é aquele capaz de vender o mesmo produto para diversos clientes. Já um modelo de negócios escalável é aquele capaz de crescer para atender grandes quantidades de clientes.

Este termo começou a ser popularizado nos anos 1990, nos Estados Unidos, quando houve a primeira grande bolha da internet. Na época muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

Termos que todos que vem ao Vale devem conhecer

Até você que vem para o Vale só para tirar foto curtindo a plaquinha do Facebook só para postar para os amigos, deveria saber o significado destas palavras:

Meetup

É um encontro informal em que os empreendedores se reúnem para discutir um assunto em comum e têm a chance de falar sobre a sua ideia. Geralmente, as pessoas conversam de pé e tem um painel onde especialistas na área relatam suas experiências.

Networking

Networking são os contatos que você faz nos meetups, eventos, cursos ou em qualquer outro lugar com o objetivo de estabelecer uma uma conexão para que haja a troca de   de serviços e informações entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum. Geralmente acontece a troca de contatos e as pessoas se adicionam no LinkedIn ou trocam e-mails.

Pitch

O pitch,  é uma apresentação básica sobre você e sua empresa com objetivo de captar a atenção da outra parte, que muitas vezes trata-se de um investidor ou cliente. Já o pitch de elevador, é 3 á 5 minutos que você tem – o tempo que estaria dentro do elevador – para contar sua história, trocar um cartão e dar continuidade a conversa.

NDA – Non Disclosure Agreement

NDA é um termo de confidencialidade. É um contrato através do qual as partes concordam em não divulgar informações,  quando você vai em algum evento em uma determinada empresa e ela não permite que você tire fotos ou publique informações, todos os participantes são obrigadas a assinar este documento.  Se você visitar as empresas do Vale terá NDA para assinar o tempo todo.

Coworking

Coworking é o espaço onde profissionais autônomos, pequenas empresas ou um grupos de empresas maiores  se reúnem para trabalhar de forma independente,  mas com o intuito de trocar de idéias , compartilhar experiências e principalmente dividir custos.

Incubadora

Incubadora é uma entidade que tem por objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Para isso, oferece infraestrutura, capacitação, suporte gerencial e orienta sobre aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos, entre  outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa.

Aceleradora

Apesar de semelhante às incubadoras em alguns aspectos, as aceleradoras são focadas em empresas que tenham um enorme potencial de crescimento. Em geral, são lideradas por empreendedores ou investidores experientes, usam capital privado e se baseiam em sessões de mentoring.

Mentoring

Mas o que é mentoring, afinal? O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. O mentor é um guia, alguém que tem vasta experiência profissional na área da pessoa que está sendo ajudada.

Founder e Co-founder

São os criadores da empresa. O fundador e idealizador do projeto é o founder, seus sócios, caso existam são os co-founders. CEO, é chief executive officer

Angels e VC’s

O empreendedor tem a idéia e capacidade de execução, aí precisa do investidor que tem recursos financeiros, experiência estratégica e networking pra alavancar o negócio. Estes investidores são conhecidos como angels ou vc’s.

Termos que todo empreendedor deve conhecer

Você já empreende?  Então você precisa conhecer também os termos abaixo:

Venture capital ou  capital de risco

São os investimentos realizados em empresas com potencial de crescimento. Os recursos financiam as primeiras expansões e levam o negócio a novos patamares no mercado. Para entender ainda mais a fundo, saiba que existem estágios de venture capital disponíveis para startups brasileiras. São eles:

1) Angel money

Os investidores-anjo procuram empresas nascentes e investem valores menores ( 50 mil até 500 mil) e tentam vender sua parte para investidores maiores.

2) Seed capital – capital semente

É o investimento com valor superior ao do angel, (500 mil a 2 milhões). Normalmente, para diluir seu risco e diversificar sua carteira, os investidores de capital semente montam fundos que captam de vários investidores, e assim conseguem aportar capital em mais empresas e maximizarem suas chances de investir em negócios de sucesso. As empresas que eles visam já possuem clientes e o produto está bem definido.

3) Venture capital

Embora o termo VC seja utilizado para descrever todas as classes de investidores de risco. Os fundos de venture capital investem entre 2 milhões e 10 milhões em empresas mais consolidadas, geralmente que já faturam alguns milhões. Seu objetivo é ajudá-las a crescer e fazer uma grande operação de venda, fusão ou abertura de capital no futuro.

4) Private equity

Fundos de private equity são responsáveis pelas operações de fusões e vendas em grandes empresas, que normalmente faturam mais que 100 milhões anualmente, o foco são empresas de capital aberto ou prestes a abrirem seu capital.

 Sócio-capitalista

Diferente do investidor, o sócio-capitalista não gosta de correr riscos altos. Por isso, ele investe em modelos mais tradicionais e se envolve na gestão da empresa.

Early Stage

É uma empresa startup que está iniciando  e precisa de um investimento para poder desenvolver sua ideia.

Early Adopter

Pessoa ou empresa que adota novas tecnologias cedo, geralmente logo no lançamento de um produto ou serviço. As empresas contam com early adopters para fornecer feedback sobre as deficiências do produto.

Versão Beta

A versão beta é a versão de um produto que ainda se encontra em fase de desenvolvimento, os usuários possam testar, reportar bugs para os desenvolvedores e dar feedback.

Stakeholders

Stakeholders são todos os impactados pelo negócio, sejam eles sócios, acionistas, funcionários, clientes ou segmentos da sociedade.

Outsourcing

É a terceirização de um trabalho específico.

Smart Money

Como nome diz: é um dinheiro inteligente, não dinheiro em si, mas benefícios proporcionados por bons relacionamentos.  Parcerias, contatos com pessoas que tem bastante conhecimento do mercado, clientes potenciais, tudo que de alguma forma pode contribuir com o negócio.

Crowdfunding

Obtenção de capital através de financiamento coletivo, em geral de pessoas físicas interessadas na iniciativa. Nesta modalidade, várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet. O empreendedor apresenta sua idéia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%).

Growth Hacking

É alguém que busca conhecimento total e pleno sobre algo, o Growth Hacker é um profissional que domina 100% uma metodologia testável e escalável para alavancar o crescimento de uma empresa e desenvolvimento de produto.

Core Business

Core business é o núcleo do negócio, o ponto forte que a empresa deve trabalhar estrategicamente. É o razão de existir do negócio.

 Valuation

É o processo de estimar o valor de uma empresa. Para fazer uma avaliação consideraa-se o valor dos ativos , o valor presente do fluxo de caixa futuro, ou o valor dos múltiplos da empresa. Entender o valor de uma startup ajuda e entender o comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para um investidor por exemplo.

Termos que todos que trabalham em startups precisam conhecer

Estufa o peito para dizer que é co-founder e CEO, então você também precisa saber o significado das seguintes palavras:

Lean startup

Lean significa enxuto, é um conceito de gestão que prioriza a eliminação de desperdícios.

Boostrapping

Bootstrap significa criar sua startup usando somente recursos próprios, sem recorrer a investidores externos. Se há alguma entrada de capital, ela vem dos primeiros clientes. Os bootstrappers costumam ser empreendedores experientes.

Pivot

Pivot, ou pivotar significa redirecionar o modelo de negócios da empresa em busca de saídas mais lucrativas, mas mantendo a base para não perder a posição já conquistada.

Equity

Etapa em que a startup atinge relevante estabilização e tem seu capital aberto, é inserida como marca em bolsas de ações ou até mesmo torna-se atrativa para venda.

Spinoff

O SpinOff  é quando as organizações exploram um novo produto ou serviço a partir de um já existente.  Geralmente, os empreendedores do novo negócio trabalharam antes no desenvolvimento desse projeto na empresa-mãe, que gerou o spin-off.

Break-even

Em português,  ‘ponto de equilíbrio’.  É quando os custos da empresa são iguais às suas receitas. Com tudo que a empresa recebe ela consegue somente pagar as despesas, o lucro, ou resultado do período, acaba sendo 0.

Burn Rate

Termo utilizado para designar fluxo de caixa negativo. Foi atribuído por especialistas para mensurar quanto tempo uma startup passa sem atingir lucro e tornar-se sustentável, desde o início de suas operações até a obtenção de uma base sólida de clientes.

Cap Table

Uma tabela de capitalização é um registro de todos os principais acionistas de uma empresa, juntamente com a sua propriedade pró-rata de todos os títulos emitidos pela empresa (ações, ações preferenciais e opções) e os vários preços pagos por essas partes interessadas para estes valores mobiliários. Resumindo mostra a participação acionária em uma empresa, normalmente de uma startup ou empreendimento fase inicial.

MVP – Minimum Viable Product

É o coeficiente mínimo de viabilidade de um produto que é lançado ao público-alvo para testes  e avaliação com o objetivo de receber feedbacks.

Software-as-a-Service – SaaS

O modelo SaaS permite que se possa utilizar software através do pagamento de uma subscrição ou taxa por utilização.

KPI – Key Performance Indicator

KPI significa indicador-chave de Desempenho e o  objetivo é medir o desempenho de um projeto visando verificar se as metas determinadas no planejamento estão sendo devidamente cumpridas. Além de constituírem um direcionamento a ser seguido, os KPIs auxiliam na tomada de decisões, pois refletem todo o andamento do projeto de maneira simples e direta, com chances reduzidas de falhas.

ROI – Return on investment

O retorno sobre investimento é uma métrica utilizada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Na prática, essa conta mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu. Os resultados obtidos através do cálculo servem para avaliar como investimentos em uma determinada área contribui para os resultados da empresa e identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

Existem muitas  palavras utilizadas neste meio, mas todos os termos acima são utilizados com frequência e vão facilitar sua vida se você chegar aqui sabendo do que se trata!

 

 

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s