Como escrever um excelente currículo para trabalhar em uma das empresas do Vale

Você já imaginou quantos currículos as empresas super renomadas do Vale recebem diariamente? Se você fizer uma pesquisa rápida na internet vai verificar que companhias como o Google por exemplo, recebem em média 70 mil currículos semanalmente. O resume como é conhecido por aqui, será seu primeiro “pé na porta” para tentar um emprego no Vale, então não basta fazer um bom currículo, ele precisa ser excelente!

O que precisa ter em um bom currículo?

As pessoas que analisam os currículos – os resume screeners, procuram em um currículo a mesma coisa que os entrevistadores, eles querem saber se você é esperto e o que sabe fazer. O que significa que você precisa destacar estas duas coisas. Sua paixão por música, viagens é muito legal, mas existem outros itens que devem ser priorizados.

1. Objetividade

Nos Estados Unidos é fortemente recomendado que seu currículo tenha apenas uma página. Se você tiver mais de 10 anos de experiência, tudo bem extrapolar e usar 2 páginas. e há duas boas explicações para se fazer isso:

  • Os recrutadores gastam aproximadamente 20 segundos olhando para o seu resume. Se você limitar o conteúdo em itens que sejam realmente importantes, certamente eles serão visualizados. Melhor focar no que há de mais importante ao invés de mencionar coisas que desviem a atenção;
  • Algumas pessoas simplesmente se recusam a ler currículos longos já que um dos primeiros requisitos é a capacidade de ser objetivo.

Se você está pensando agora que tem muita experiência e ela nunca vai caber em apenas uma página, saiba que você está fazendo isso errado! De acordo com especialistas currículo longo não é sinônimo de ter muita experiência, mas reflete que você não sabe como dar prioridade ao conteúdo!

2. Experiência Profissional

Seu currículo não tem, nem deveria conter todas as experiências que você já teve na vida. Relatar que você já vendeu limonada quando era criança, que já trabalhou como garçon durante a universidade, não dizem que você é esperto para programar, entende? Você deve incluir somente o que for relevante para a posição que você está aplicando. O mesmo vale ao contrário, se você está tentando um sub-emprego para entregar pizza, não adianta dizer que é mestre em Java. Who cares?!

Para cada posição, mencione suas conquistas: Accomplished X, by impleting Y while led to Z. Exemplos:

  • Reduced object rendering time by 75% by implementing distributed caching, leading to a 10% reduction in log-in time; ou:
  • Increased average match accuracy from 1.2 to 1.5 by implemeting a new comparison algorithm based in windiff.

Diga o que você fez de melhor naquela posição. Como fez e quais foram os resultados. Para ser ideal, você precisa fazer com que estes resultados sejam mensuráveis de alguma forma!

3. Projetos

Ter uma sessão com projetos que você desenvolveu ou ajudou a desenvolver é frequentemente a melhor maneira de se mostrar mais experiente. Principalmente se você for recém-graduado. Inclua de 2 a 4 dos seus projetos mais significativos, diga qual foi o projeto e como ele foi realizado. Na área de tecnologia por exemplo, ter publicado um aplicativo no qual você menciona as linguagens de programação que foram utilizadas é um super diferencial para mostrar que você sabe fazer, sabe como fazer, se prefere trabalhar individualmente ou em equipe, se é uma pessoa criativa, independente, se acredita em alguma causa. Enfim, seu projeto pode dizer muito sobre você. Mas lembre-se, mais uma vez de evitar exageros, é melhor falar sobre 2 projetos impressionantes do que 15 mais ou menos.

4. Skills

Algo péssimo para se dizer é que você é familiar com Microsoft Office! Vamos combinar que na época da sua mãe isto até era um diferencial, mas hoje isso não faz diferença alguma. Então se você é tecnicamente muito bom com alguma ferramenta cite especificamente: Ex: Linux, Photoshop, Excel.

5. Languages

Não adianta você dizer que fala 7 idiomas, se na hora que pedirem para você falar em espanhol sair somente um Hola que tal, hablo um poquito! O mesmo vale para linguagem de de programação, se você menciona que sabe tudo, ninguém saberá no que realmente você é fera. Então adicione seu nível ou destaque o que você sabe fazer de verdade. Exemplos:

  • Languages: Java (expert); C++ (proficient); IOS (prior experience);
  • English (fluent); Spanish (intermediate).

6. Education

Novamente só coloque as informações relevantes. Cursos condizentes com a vaga que você está aplicando. Se você tem graduação é óbvio que fez segundo grau e não interessa pra ninguém onde ele foi feito!  Curso – Universidade, ano de conclusão e pronto!

Méritos e High Scores são importantes para aplicar para universidades, pode mencionar no LinkedIn ou se tem espaço de sobra no seu resume. Caso contrário, não tem necessidade.

Extremamente importante!

Algumas empresas vão jogar o seu currículo fora porque você cometeu um simples errinho de gramática, porque digitou algo errado ou não utilizou letra maiúscula em alguma palavra que deveria, portanto peça para alguém que seja nativo revisar seu resume e tenha certeza que ele está impecável.

Note que aqui você não deve acrescentar sua idade, estado civil, foto, nacionalidade e até mesmo o endereço é dispensável. Perguntar estes itens pode ser considerado discriminação. Coloque apenas seu e-mail e telefone!

No mais, acredito que nem precisa dizer, mas vale relembrar: Nunca minta! Além de você poder se ferrar em uma futura entrevista, eles farão o Background check e vão verificar todas as suas informações.

Fonte: As informações deste artigo foram baseadas no livro Cracking The Coding Interview, 150 Programming Question and Solutions da autora Gayle Laakmann McDowell Founder e CEO da CareerCup.com.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s