Saiba como alterar o seu visto de turista para estudante

Uma dúvida constante de diversos leitores do blog é de como alterar o status do visto de turista B2 – para estudante F1 nos Estados Unidos.  Abaixo você poderá verificar como é realizado este procedimento, no entanto note que estas instruções são apenas dar uma direção para aqueles que desejam alterar o status do visto sem sair do país. Para informações mais acuradas, o ideal é contatar um advogado especialista e legalmente autorizado para atuar nos Estados Unidos.

Admission passport stamp.

Admission passport stamp.

Primeiramente, saiba que pessoas portadoras do visto de turismo B2, estão autorizados a estudar inglês  em uma escola de “forma recreativa” e desde que não interfira no objetivo inicial do visto, que é a realização de turismo. Isso siginifica que você pode estudar part-time, ou seja, meio período, não mais que 18 horas por semana durante o período de autorização de permanência nos EUA que é normalmente de 6 meses.

Caso você queira alterar seu status para estudante – F1, é preciso antes de mais nada, ser aceito em uma escola de idiomas ou universidade e realizar um requerimento administrativo junto a agência americana U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS). Após ser aceito e com o requerimento em mãos, segue:

Procedimentos para a realização do pedido de alteração de status B2 para F1:

1- Obter junto a escola que você foi aceito a Carta de Aceitação e o I-20. Importante frisar que apenas escolas autorizadas pelo United States Department of Homeland Security (USDHS) e que possuem aceitação do The Student and Exchange Visitor Program (SEVP) e são legíveis para emitir estes documentos;

2- Se registrar no The Student and Exchange Visitor Information System (SEVIS) e pagar o I-901 SEVIS fee de $200. Não esquecer de imprimir o comprovante de pagamento;

3- Preencher o formulário “Form I-539” “Application to Extend/Change Nonimmigrant Status” ou fazer o requerimento online no site do USCIS;

Este formulário está disponível no site do USCIS, junto com formulário de instruções. Importante ler essas instruções, pois qualquer informação incorreta ou erro, pode fazer com que a agência solicite mais informações, demorando ainda mais, ou até mesmo negando o pedido. Um exemplo deste detalhe: deve ser preenchido com caneta preta!

Não há um prazo para a resposta do seu pedido, no entanto normalmente demora de 2 a 4 meses. É necessário também realizar o pagamento da taxa no valor de $290, que pode ser feito através de money order ou bank check.

Outros documentos devem ser anexados ao pedido:

  • Cópia do seu I-94 – que deve ser impresso no site anexo;
  • Cópia do seu passaporte – página com a foto e página com o visto;
  • Comprovação financeira – que pode ser no nome do responsável financeiro pela sua viagem desde que acompanhada de uma carta que o responsável afirme que está ciente dos custos;
  •  Também será necessário anexar uma carta explicando algumas perguntas que podem ser bem delicadas, como por exemplo: O que você falou para o Oficial consular quando você aplicou para o visto de turista? O que você falou para o Oficial de Imigração quando você entrou nos EUA? Entre outras. Lembrando que estas informações podem ser cruzadas com o banco de dados, e caso você omita ou minta, seu visto pode ser negado.

Dica:

Se você pretende vir com visto de turista, mas sabe que irá procurar uma escola de inglês para estudar, e consequentemente poderá solicitar a alteração de status, informe ao Oficial da Imigração ou Consular, para que carimbe seu passaporte como “prospective student”, isso poderá facilitar a aprovação do seu pedido.

Importante: 

  • Caso você tenha entrado nos EUA sem este carimbo de “prospective student”, o ideal é que você espere pelo menos 90 dias para dar entrada no pedido, pois se você solicitar esta alteração logo depois de entrar com visto de turista pode levantar muitas suspeitas quanto a sua real inicial intenção e ser considerado fraude, fazendo assim com que seu pedido seja negado.
  • O pedido também deve ser feito dentro do prazo legal de permanência com o visto de turista que é  6 meses.
  • Caso o seu pedido ainda esteja pendente de decisão e o prazo de 6 meses tenha expirado, você tecnicamente está out of status, mas não se preocupe, você pode ficar nos Estados Unidos até que o USCIS te mande uma resposta oficial. Caso seu pedido seja negado, você deverá sair do país imediatamente.
  • Durante o prazo de análise do requerimento de alteração de status, você não poderá estudar na escola, nem part-time, pois caso o USCIS descubra, você terá seu pedido negado.
  • Você não tem autorização para trabalhar após obter o visto de estudante.
  • A solicitação de alteração de status deve ser evitada, pois este não é o procedimento correto para a obtenção do visto de estudante.

O correto e ideal é fazer sua inscrição na escola quando estiver no Brasil, solicitar o visto de estudante e sair do Brasil com o status de Estudante F1, este é o procedimento mais rápido, fácil e barato!
As instruções acima foram escritas com base no texto de João Matheus Loyola publicados no site Imigrar. João trabalha na área de relações públicas em uma escola de idiomas em Los Angeles.

Leia mais sobre o tema:

Special Instructions for B-1/B-2 Visitors Who Want to Enroll in School – USCIS

B1/B2 TO FQ change od Nonimmigrant Status – University of WashingtonChanging your immigration status from B2 tourist or B2 “prospoctive student” to F1 – Cornell University

E você, já teve sucesso ao alterar o status do seu visto? Compartilhe sua experiência!

Anúncios

70 comentários sobre “Saiba como alterar o seu visto de turista para estudante

  1. Pingback: Quer estudar nos Estados Unidos? Entenda qual é o melhor visto | Acontece no Vale

  2. Pingback: Dúvidas frequentes sobre vistos | Acontece no Vale

  3. ola por favo uma duvida o que devo fazer para ser responsável financeiro por uma pessoa que está nos Estados Unidos?

    como fazer este documentos?

    Curtir

  4. Estou com visto de turismo válido e quero mudar meu status para estudante mas no brasil, caso eu volte e tente o visto de estudante e ele for negado o meu de turismo será negado também?
    E quais a chances deles negarem já que estou no país a quase 5 meses?
    Outra pergunta, Minha esposa veio e voltou para o brasil mas quando viemos nao entregaram papeis do i-94 apenas carimbaram o passaporte com a data da entrada e data de saída, voltando no prazo eles sabem quanto tempo passei aqui? já que tenho a passagem de volta comprada sendo que não voltei. Eles sabem quanto tempo passei aqui?

    Curtir

    • Olá Maicon,
      Não existe como alterar o status de um visto no Brasil. Neste caso, você precisa tirar um novo visto: o F1 – de estudante! Se você já tem o visto de turismo e fizer tudo certo é bem provável que seu visto de estudante seja aprovado! Eu mesma fiz desta forma.(fica com dois vistos diferentes no passaporte e ao informar o motivo da sua viagem, aquele determinado visto entra em vigor). Se por acaso seu visto de estudante não for concedido, o de turismo não será negado, são duas coisas distintas. Quanto ao I94, agora ele é eletrônico e inclusive você pode verificar as informações online – está correto o procedimento com a sua esposa. E sim, eles sabem quanto tempo você ficou/ quando entrou e quando saiu dos EUA. As cias áreas precisam informar as datas da sua passagem no sistema e eles também tem acesso a estas informações.
      Um abraço,
      Wal.

      Curtir

  5. Boa noite. Gostaria de saber se quando eu for pedir um visto F-1 (estudante), se por um acaso ele não for concedido/negado, o meu visto existente (de turista), é cancelado? Tenho receio de perdê-lo.
    Obrigado pela informações acima descritas, foram bem explicadas.
    Marcelo.

    Curtir

    • Oi Marcelo, tudo bem? Que bom que o post está bem esclarecedor.
      Não, se seu visto de estudante não for concedido, o visto de turismo não será cancelado!
      Aliás, se você tem o visto de turismo dificilmente terá o de estudante negado. Afinal, se fosse pra ficar ilegal seria muito mais fácil ir como turista e ficar lá neh? Se você já tem visto e fez tudo direitinho é bem provável que o de estudante será aprovado 😀
      Um abraço e sucesso com o visto.
      Wal.

      Curtir

      • Tenho pesquisado bastante e ouvi experiências bem recentes de pessoas que tinham visto de turista, voltaram para o Brasil para aplicar para o visto de estudante, tiveram este requerimento negado e ainda por cima, o visto de turista, pré-existente, cancelado. Nunca encontrei nenhuma informação sobre o motivo deste cancelamento, até porque não faz sentido algum, já que, como foi dito aqui em uma outra resposta, um visto não está relacionado ao outro e você está fazendo o requerimento em seu próprio país, mas tem acontecido! Já sobre a mudança de status (que é requerida em solo americano), o próprio site do USCIS informa que, caso o pedido de mudança de status seja negado, o visto relacionado ao requerimento será AUTOMATICAMENTE cancelado.

        Curtir

      • Maiara. Sim, você tem razão. Isto tem mudado muito ultimamente, antes alterar o visto era uma excessão, depois que ficou comum isto tem ocorrido frequentemente e os bons pagam pelos ruins infelizmente :/

        Curtir

    • Não façam isso! Estou aqui para alerta-los pois fui com o visto de turista e passei 5 meses nos Estados Unidos e voltei para tentar o de estudante aqui e ele foi negado e eu tive o meu visto de turista cancelado! Estou sem chão pois não esperava por isso! Se vc vai com o visto de turista é melhor alterar seu status aí mesmo! Não cometa o mesmo erro que eu! Na verdade o melhor é já sair do país com o visto de estudante impresso!

      Curtir

      • Camila, que horrível isso, nunca pensei que isso poderia acontecer. Quando eu vou para os Estados Unidos como turista, eu passo no máximo 40 dias. Então você acha que é melhor tentar mudar o status de turismo para estudante já estando lá ou já saindo do Brasil com o visto de estudante, certo?

        Curtir

      • Felipe na verdade você deve sair do Brasil com o visto de estudante já que com o status trocado nos Usa vc não pode sair do país normalmente pois corre o risco de não poder entrar novamente (então as pessoas não se arriscam), assim se vc mudar o status lá vc fica legal mas continua preso no país até que seus estudos acabem ou que você arrume documento americano. Assim te aconselho a sair do país com o visto de estudante.
        Meu visto de estudante foi negado e o de turista cancelado. Até agora estou sem entender Pq já havia viajado para o país com a família então não menti para o cônsul quando fui tirar o visto de turista, fiz tudo o que eu falei na entrevista e quando fui agora resolvi ficar mais tempo (5 meses) e deu nisso! Depois que aconteceu comigo já soube de uns 8 casos como esse!
        Espero ajudar alguém a não cometer o mesmo erro que eu!

        Curtir

      • Meu medo é justamente esse, de meu visto de estudante ser negado e o de turista cancelado. Quando vou para os USA, passo de 30 à 40 dias no máximo.Para mim, mudar o status já estando nos EUA, não teria problema em não sair. Eu estou com essa dúvida :S
        Esses 8 casos que você sabe, foi também porque as pessoas passaram muito tempo?

        Curtir

      • Camila aconteceu exatamente o mesmo comigo! Tive o F1 negado e meu turista cancelado. Estou sem chão também. Não sei como proceder. Você vai tentr novamente?

        Curtir

    • Marcelo não faça isso Pq eu passei 5 meses nos Usa e vim tentar tirar o visto de estudante no Brasil esse foi negado e cancelaram meu visto de turista com a alegação de que eu morei 5 meses nos Estados Unidos! Se querem o visto de estudante já saiam do Brasil com um ou mudem de status aí mesmo! Isso já aconteceu com 6 pessoas próximas! Então eles estão muito rigorosos aqui na embaixada do Brasil!

      Curtir

      • Olá Santa em qual consulado aconteceu essas negação?
        eu tenho visto de turista e fui os dois últimos anos e fiquei no prazo que informei de 20 dias. irei tentar o visto de estudante, acredito que não terei problema, o consulado que vou é em SP.

        Curtir

  6. Pingback: Quer morar nos Estados Unidos? Entenda como você pode imigrar! | Acontece no Vale

  7. Boa Tarde
    Eu tenho visto de turista, e quero passar ferias nos EUA de uns 3 meses (pois tenho parentes que moram lá).
    E depois desse período de ferias eu gostaria de começar a estudar.
    Então gostaria de saber se tem a possibilidade de antes de eu ir de ferias eu fazer a solicitação do visto de estudante (aqui no Brasil) para estudar no período de 5 meses (agosto até dezembro). Porem eu sairia do Brasil em Abril, entraria no pais com o visto de turista e na data das aulas começarem (agosto) eu iria até um consulado apenas finalizar o processo de requisição de visto de estudando.
    Então eu já sairia do Brasil com todos os documentos necessários para o visto de estudante (matricula na escola por exemplo).

    Você sabe me dizer se há essa possibilidade?

    Curtir

    • Oi Letícia, Se você fizer o visto de estudante você pode entrar nos Estados Unidos com 30 dias de antecedência e pode ficar também 60 dias após concluir o seu curso. No entanto se você entrar com visto de turista, você vai receber a permissão para 6 meses e pode estudar desde que seu curso seja menos de 18 horas por semana. Como você vai turistar e estudar depois, acredito que o visto de turista é o ideal no seu caso. Já que você poderá fazer exatamente o que menciona acima, mas somente por 6 meses. Se você optar pelo visto de estudante, terá que estudar todo este período para manter seu status. Caso você opte por fazer ambos os vistos antes de ir, você terá que entrar com o status de turista e depois sair do país para entrar novamente como turista. (bem complicado heim?) e a última alternativa seria entrar como turista e alterar seu visto para o de estudante nos Estados Unidos. Na última escola que fiz um curso nos EUA, eles davam 1 semana de férias a cada 4 semanas de curso, dá pra passear bastante! Um abraço,
      Wal.

      Curtir

    • Oi Vinícius,
      Que bom que você conseguiu esclarecer algumas dúvidas, se tiver mais…manda pra gente que tentamos esclarecer elas em forma de post no blog!
      Note que seu curso for inferior a 18 horas semanais, você pode estudar com o visto de turista!
      Um abraço e sucesso,
      Wal.

      Curtir

  8. Olá, tudo bem?

    Realmente o post foi muito esclarecedor, parabéns. Tenho uma dúvida, possuo passaporte italiano, será que isso facilita na hora de tentar trocar o visto de turista para um de estudo?

    Obrigado,

    Curtir

    • Oi Tiago. Obrigada! Eu não sei te dizer como funciona no caso do passaporte italiano, mas acredito que no caso da alteração do status você vai precisar de muitos outros documentos que vão acabar confirmando que você é brasileiro. Procura no blog por canal da embaixada, aquele link é o ideal pra vc fazer este tipo de pergunta. Um abraço,
      Wal.

      Curtir

  9. Entrei nos Estados unidos com visto B1 B2, vim com o meu Bebe de um ano, nao informei ao consul que tinha pretenção de estudar. Voce acha que eu consigo mudar o meu visto, a escola que eu quero estudar oferece 32 aulas por semana. Me disseram que o visto de estudante era valido por 4 anos?? Eu so posso estudar ate o 6 meses do meu visto de turista??

    Curtir

    • Vanessa, sim você pode estudar enquanto estiver com o seu visto de turista desde que seu curso seja de até 18 horas por semana. Muitas escolas auxiliam na troca do visto, mas cuidado por que neste caso seria o seu visto e da sua filha, correto? Se você for ficar apenas 6 meses, o ideal é estudar com o de turista. Quanto aos 4 anos, isto não é uma regra, vai depender da duração do curso que vc estiver matriculada. Eu por exemplo vim estudar 4 meses e ganhei visto pra 6. A diferença se comparado ap de turista neste caso é que eu poderia estudar de maneira intensiva.
      Um abraço,
      Wal.

      Curtir

  10. Wal Bom dia,

    Minha duvida é a seguinte, fui agora em dezembro para NJ, ganhei permanencia de 6 meses, fiquei 18 dias e voltei para o brasil e vi que meu inglês esta péssimo, porem quero e vou estudar lá em Newark em março de 2017, tenho receio( sou ansioso rsrsr) de eles negarem meu visto de estudante e automaticamente o de turista também, por que ouvi relatos que isso já aconteceu, mas no relato se tratava que o rapaz ficou os 6 meses voltou para o brasil e logo em seguida tentou o de estudante e foi negado e cancelado o de turista, isso pode acontecer? obrigado.

    Curtir

    • Oi Fabricio. Cada caso é um caso. Não é porque aconteceu com seu amigo que vai acontecer com você. Se você já possui o visto de turista, dificilmente terá o de estudante negado. Afinal, se vc quisesse ficar ilegal, viria estudar como turista mesmo, correto? Um visto também não cancela o outro. Note que cada caso é diferente. Se você fizer tudo conforme solicitado, vai dar td certo 😀 Sucesso! Wal.

      Curtir

  11. Minha duvida é a seguinte, fui agora em dezembro para NJ, ganhei permanencia de 6 meses, fiquei 18 dias e voltei e vi que meu inglês esta péssimo, porem quero e vou estudar lá em Newark em março de 2017, tenho receio( sou ansioso rsrsr) de eles negarem meu visto e automaticamente o de turista também, por que ouvi relatos que isso já aconteceu, mas no relato se tratava que o rapaz ficou os 6 meses voltou e logo em seguida tentou o de estudante e foi negado e cancelado o de turista, isso pode acontecer? obrigado.

    Curtir

  12. Boa noite!

    Preciso saber onde ir para solicitar o visto de estudante (já tenho o de turista). Quais as escolas autorizadas pela usdhs?
    Quero resolver aqui no Brasil

    No aguardo
    Nuna

    Curtir

  13. Muito bom o post. Tenho algumas dúvidas se puder me esclarecer eu agradeço muito. Ouvi falar q se mudar o visto dentro dos EUA de turista para estudante vc não pode sair do país é vdd? E meus acompanhates tbm não poderiam sair? Outra dúvida…tirando o visto de estudante daqui do Brasil e de acompanhante para meu marido e filho meu marido poderia sair e entrar quantas vezes ele quisesse nos EUA e eu ficar aqui estudando? Obrigada

    Curtir

    • Olá Tatiana,
      Quando alguém solicita a alteração do visto recomenda-se que a pessoa não saia do país até que tenha um retorno com a aprovação ou não do visto. É como se o seu visto estivesse pendente de status, eles podem pedir documentos adicionais, etc. E se você sair dos EUA para retornar ao Brasil por exemplo, poderia fazer o visto no seus país de origem sem a necessidade de pedir a alteração nos EUA, concorda? Se você pedir o visto F1, e seu filho e marido estiverem com o F2, a validade do visto será a mesma para os 3, enquanto o visto estiver válido eles podem sim sair e retornar ao país sem problemas, mesmo que você fique aqui sozinha estudando. Note que algumas pessoas ganham o visto de estudante para 5 anos ou mais, outras tem a validade apenas durante o período do curso que comprou, ex, comprando um curso de inglês de 3 meses, provavelmente você vai ganhar visto para 6 meses no máximo.

      Att,
      Wal.

      Curtir

      • Ola…eu estou nos eua como turista e ja fiz meu pedido na imagração pra alterar meu visto para o de estudante estou aguardando a resposta porem minha familia esposa e dois filhos estão comigo e apliquei pra eles tambem como meus dependentes….gostaria de saber se enquanto aguardamos a resposta e ou assim que sair e for aprovado minha esposa e filhos podem ir pro Brasil pra passear um tempo e voltarem sem problemas na hora que chegarem aki?

        Curtir

  14. Minha dúvida é a seguinte, já tenho o visto de turismo, e queria trocar de status já estando, lá nos estados unidos pois quero fazer minha especialização assim que terminar a Universidade aqui no Brasil. Então queria ir como turista e estando lá mesmo queria mudar para visto de estuda, mas já li aqui que vai gastar mais e eles vão fazer mais perguntas. Então vou pensar se mudo de status já estando lá nos Estados Unidos ou se já aplico para o visto de estudante aqui no Brasil. Minha dúvida é: para eu tirar o visto de estudante, vou ter que fazer tudo novamente igual fiz para tirar o visto de turismo, como coletar biometria, tirar foto e fazer entrevista ou só preciso mandar os documentos junto com o passaporte?

    Curtir

    • Oi Felipe,
      Se voce sabe que vai estudar, venha com o visto de estudante. Sim, tem que fazer tudo novamente, o processo e semelhante ao visto de turismo, 2 dias, um para a biometria e foto e outro para entrevista. A diferença eh que voce precisa pagar a taxa referente ao visto de estudante e apresentar os documentos da escola que vai emitir seu I20.
      Att,
      Waldana.

      Curtir

  15. Quero ir para os Estado Unidos fazer inglês por 1 ano e depois fazer uma pos-graduação, pois término a universidade próximo ano. Minha dúvida é: Se eu dizer que vou ficar na casa de uma amiga durante minha estadia, será algum problema?

    Curtir

  16. Então, eu dei entrada em uma escola lá e ja to pagando, meu i-20 F-1 chegou, tudo certinho…empresa do meu pai e contrato social, declaração de imposto… Tudo pra provar que ele tem condições de me manter por 6 meses, ja tenho o visto b1-b2, mas to com muito medo deles negarem, estou indo certinho somente para estudar 30 horas semanais durante 6 meses, acha que devo ficar tranquilo? To com tudo certinho, até passagem ja comprei de ida e volta!!!!falam que quem tem visto de turismo dificilmente é negado no estudante, mas né…to nervoso haha

    Curtir

    • Oi Caio, o mesmo aconteceu comigo. Tinha visto de turismo, já tinha feito o work experience com o J1 duas vezes e estava tirando o visto de estudante para aprender inglês (achei que eles iriam dizer – inglês ainda?!). Eu inclusive me preparei para a resposta 😛 Mas mencionei que estava indo me preparar para o Toefl, que tinha eu tinha interesse em fazer uma especialização no futuro. No meu caso o rapaz está apoiou 🙂 O negócio é pensar positivo, falar a verdade e ter como comprovar tudo que vc disse: o que vai fazer, onde vai ficar, porque…tem um caso ou outro que eles encrencam, mas uma vez que você já tem outro visto, se quisesse ficar ilegal já teria como, correto? O ideal também é ter como comprovar o seu vínculo, carro, trabalho – mesmo que vcc diga que trabalha na empresa do seu pai. (motivos que mostrem que você vai e volta em breve porque tem vínculo no Brasil). Enfim, vai dar tudo certo, confia! 😀 Sucesso!

      Curtir

      • Obrigado pela ajuda, eu tenho uma empresa no meu nome também, junto com meu irmão e vou levar extrato da minha empresa e da do meu pai!!! Não posso achar que vai dar tudo certo, tenho que ter certeza ! Hahahahha…quando eu marcar e fizer a entrevista, posto aqui!!

        Curtir

  17. Minha esposa aplicou para o Visto de Estudante e eu e nosso filho como dependente.

    A confirmação de aplicação ja chegou porém ainda esta pendente a aprovação (Esta em processo).

    Por motivos pessoais nao iremos mais poder permanecer aqui nos EUA.
    perguntas:
    1- Podemos perder nosso visto de turista?
    2- Em uma futura viagem para os EUA poderemos ter problemas na imigração?
    3- Existe alguma carta de cancelamento de processo para este fim?

    Curtir

    • Oi Pablo,
      Existe uma maneira de solicitar to be Cancell without prejudice. Neste caso o visto pendente de aprovação sera cancelado, voces continuam com o de turista valido e nao terão nenhum problema ao retornar ao pais.

      Fizemos isto ao tentar extender o periodo como turistas. Uma vez que decidimos retornar para o Brasil, o advogado pediu para cancelar o processo desta maneira e deu tudo certo.

      Um abraco,
      Wal.

      Curtir

  18. Tenho uma dúvida com meu visto , fui aos EUA em 2013 eles me deram 6 meses pra ficar no pais , porém perdi a passagem e retornei 15 dias depois no caso fiquei 6 meses e 15 dias , estou voltando e maio , vou ser deportado ? Posso explicar pro Cônsul o motivo que fiquei 15 fora do prazo? Amei o blog parabéns!!

    Curtir

    • Olá Fernando,
      Não dá para prever o que pode acontecer, eles podem te interrogar ou nem dar bola. Minha sugestão é: só responda se eles perguntarem e esteja preparado para explicar caso eles queiram saber o que aconteceu. Também tenha em mãos todos os detalhes da sua próxima viagem, (passagem, acomodação, dinheiro) porque acredito que o que vai importar desta vez é se você está preparado para ficar no país no período que for concedido e somente durante este período!
      Sucesso,
      Wal.

      Curtir

  19. Olá Wal,
    Eu tenho o visto de turismo (B2) e acabei de pegar o F-1 para fazer doutorado nos EUA. Porem, a minha namorada mora no EUA, e eu gostaria de ficar um tempo com ela antes das aulas começarem. O doutorado comeca em Agosto, entao pelo visto F-1, eu so poderia embarcar para os EUA em julho. Mas, eu gostaria de embarcar para os EUA em Maio, e ficar esse tempo antes das aulas com ela. O que voce acha que eu devo fazer? Entrar com o B-2, e depois em Julho ir para o Canada ou Mexico por um dia para entrar nos EUA com o visto F-1, ou tentar mudar o visto dentro dos EUA (não sei se existe essa posibilidade).
    Abs

    Curtir

  20. Adorei o blog, super esclarecedor, parabéns!
    Uma dúvida: estou nos eua com o visto de turista, já fiz intercâmbio aqui antes, e também já vim como turista e fiquei 10 dias.
    Quero mudar meu visto para o de estudante, pensei em pedir por aqui, caso essa alteração seja aprovada, depois disso eu consigo voltar para o Brasil para passear?
    Ou seri melhor eu ir para o Brasil e pedir o de estudante aí?
    Estou aqui fazem 15 dias, uma amiga será minha sponsor, se eu for para o Brasil é mais arriscado dele ser negado?
    Obrigada!

    Curtir

    • Olá,
      Que bom que você está gostando do blog. Olha, o ideal é que você peça o visto de estudante no Brasil e já venha com tudo certo.

      Se você preferir pedir nos EUA, espere pelo menos 90 dias para dar entrada no pedido, pois se você solicitar esta alteração logo depois de entrar com visto de turista pode levantar muitas suspeitas quanto a sua real inicial intenção e ser considerado fraude, fazendo com que seu pedido seja negado.

      Não entendi como a sua amiga será sua sponsor para o visto de estudante, você precisa estar matriculada em uma escola para fazer a solicitação e a instituição é que será a responsável pelo seu I20.

      Para manter o visto de estudante você não pode se ausentar das aulas se não for período de férias por exemplo, então pode ir e retornar ao Brasil, mas precisa ficar atenta aos prazos. Neste post falo sobre as folgas e viagens e os prazos:
      https://acontecenovale.com/2015/06/17/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-as-escolas-de-ingles-no-exterior-parte-2/

      Em ambos os casos você corre o visto do seu visto ser negado.

      Um abraço,
      Waldana.

      Curtir

  21. Olá!!! Estou muito confusa e desesperada! Estou morando na Georgia com visto de turismo válido por 6 meses, cheguei faz 4 meses, quero aplicar para visto de estudante, porem preciso voltar para o Brasil em agosto. Minha dúvida é: se eu aplicar daqui, nao posso voltar para o Brazil até o termino do curso? Outra dúvida: se eu aplicar de lá corro risco de perder meu visto de turista se for negado pelo fato de ter passado mto tempo no país?

    Curtir

    • Oi Rebecca,
      Se você aplicar daqui deverá ficar no país até receber um aval de que a troca do visto foi ou não aprovada. Enquanto isso, mesmo que seu período de permanência esteja expirado, você pode ficar nos EUA até que receba a aprovação do visto. Se o pedido for negado, você deverá sair do país e provavelmente terá o visto de turista cancelado. Se for aprovado, está ok…você pode ir ao Brazil e retornar enquanto o novo visto de estudante estiver válido, desde que cumpra a carga horária da escola de acordo (note que para solicitar o visto de estudante você precisa estar matriculada e frequentar a escola mais de 18h semanais). Se você conseguir a aprovação do visto de estudante em junho/julho – levando em consideração que aplicaria agora, dificilmente poderá se ausentar da escola logo em agosto, isto sim, pode te trazer problemas para retornar. Já que você mal trocou o visto e saiu do país.

      Não é mais simples você retornar para o Brasil quando completar 6 meses e depois solicitar o visto de estudante no Brasil? Se você for fazer um curso bacana pode mencionar que conheceu o curso aqui enquanto estava de férias, falando e o porque este curso seria bacana para a sua carreira e tal, muita gente faz isso e se for condizente com a sua profissão, não tem porque eles negarem (embora sempre tenha um risco). Se esta for uma boa ideia, aproveita que está aqui, visita as escolas ou universidades, já faz sua matrícula e já retorna com a papelada…vai economizar um bom tempo e $.

      Sucesso,
      Wal.

      Curtir

  22. Outra pergunta! Se eu aplicar daqui e demorar de chegar a resposta, passar meu tempo de permanência e eu voltar para o Brasil, terei problemas?

    Curtir

  23. Ola, muito obrigada pelo post bastante esclarecedor. Quando voce cita como “Comprovação financeira” o que eu devo fazer? Cartas da pessoa que me financia ou extrato bancarios da mesma ou meu? Ou ambos? Como vc fez? … Outra coisa mudanca de status eh o mesmo que mudanca de visto? Apos aplicar para o I-539 existe um numero minimo de horas que voce deve estudar?

    Curtir

    • Oi Gabrielly,
      Comprovação financeira são os extratos bancários da pessoa que será o responsável financeiro pelos custos da sua viagem. Ex: extratos bancários do seu pai se ele estiver pagando sua viagem. (o valor que seus pais tem geralmente pais geralmente é mais alto, por isto opte por um deles, ou de ambos). Você pode imprimir este extrato na internet e geralmente precisa de uma cartinha simples, onde ele assina comprovando que será o responsável financeiro.
      visto é visto, status é como é categorizado seu visto ex: estudante, turista, trabalho. Você só pode estudar depois que o visto de estudante for concedido e o mínimo são 18 horas por semana.
      Att,
      Waldana.

      Curtir

  24. Waldana, adorei seu blog. Poderia me tirar uma dúvida ? Tenho um filho de 4 anos, sou separada do pai dele, estou com intenção de ir para NJ, onde minha tia de sangue mora. Quero ir incitamente como turista, mas dependendo de como as coisas ficarem lá, gostaria de permanecer para estudar. Aqui não possuo renda fixa, pois ainda sou sustentada pelos meus pais. Minha mãe que é pensionista da polícia federal, é quem me mantém aqui no Brasil, e também irá arcar com a minha viagem. Devo levar a comprovação de que ela é pensionista? Isso ajudará ?? E há possibilidades do meu visto ser aprovado e do meu filho negado??? Att, Isadora

    Curtir

    • Isadora,
      Se sua intenção é estudar o ideal é sair do Brasil com o visto de estudante. Como você tem filhos, os comprovantes da sua mãe não terão validade. Sim, há chances de ambos serem negados, aprovados, ou um deles ser negado e outro aprovado. Note que você mesma está passando a possibilidade de talvez ir e permanecer ilegal e é isto mesmo que as autoridades estão tentando evitar.
      Att,
      Waldana.

      Curtir

  25. Boa tarde Waldana,
    Em setembro de 2014 vim aos EUA pra estudar inglês por um mês com meu visto de estudante F1 que tem expiration date em 23JUN2018, voltei semana passada para cá mas dessa vez com visto de turismo B1/B2, gostei de uns programas em uma escola aqui, posso utilizar meu visto de estudante emitido em 2014 que ainda está válido? Sabe qual o procedimento?
    Obrigado!

    Curtir

    • Rômulo,
      Você precisa se certificar com a imigração, mas se você não frequentou as aulas seu I20 já foi cancelado e agora não terá mais como transferir o I20 e permanecer com o visto de estudante anterior. Acredito que você precisa fazer o processo novamente.
      Att,
      Waldana.

      Curtir

      • Ola! Tenho uma dúvida eu apliquei para mudança de status nos USA ainda estou aguardando a resposta e minha esposa e filha ficaram 20 dias aqui a passeio e agora ela vai tentar o f1 no Brasil. O fato de eu estar nos USA aguardando a mudança de status atrapalharia ela a conseguir o f1. O que me sugerem. Obrigado

        Curtir

  26. Olá, a minha resposta demorou muito, na verdade não recebi até hoje. Então desisti do processo e retornei ao Brasil,mas já havia passado meu prazo como turista. O meu caso foi encerrado automaticamente ? Se eu quiser voltar às EUA pra algum passeio, terei problemas ao passar na imigração ? Existe algum telefone ou local no Brasik onde eu posso consultar minha situação ?

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s