Mais um feriado na segunda-feira!

Quando eu mudei para os Estados Unidos ficava feliz da vida quando verificava que um determinado feriado era em uma segunda ou sexta-feira, afinal é um motivo super justo para extender o fim de semana e viajar, não é mesmo? Depois de um tempo percebi que independente da data, o feriado é sempre ou na segunda ou na sexta-feira, salvo as exceções do ano novo e Thanksgiving. Que maravilha, não é mesmo? Quantas vezes no Brasil o feriado cai no sábado e é apenas mais um dia comum? Ou em uma quarta-feira, em que se trabalha terça e quinta e o feriado acaba virando dia de faxina!

Screen Shot 2015-06-08 at 10.49.27 AM

Feriados nos Estados Unidos

Como Funcionam os feriados nos Estados Unidos

Aqui existem os feriados federais e os estaduais. Os federais são os feriados fixos e válidos em todo o país. Já os estaduais, cada estado cria o seu, nenhuma empresa privada é por lei obrigada a seguir este calendário, embora muitas adotem o mesmo, com pequenas variações.

A política adotada pelas empresas em relação aos feriados

Cada empresa pode criar sua própria política com relação aos feriados. Portanto, se ter folgas nestas datas é importante para você, lembre-se de negociar os feriados pagos antes de assinar o seu contrato. Inclusive, algumas instituições anunciam X feriados pagos ao ano, como um super diferencial para recrutar seus funcionários.

Feriados federais nos Estados Unidos

Existem apenas 5 feriados federais, são eles:

  • Ano novo;
  • Aniversário de George Washington;
  • Dia da Independência;
  • Thanksgiving; e
  • Natal.

Feriados na Califórnia

Os feriados mais comuns que as empresas adotam na Califórnia são:

  • Ano Novo – 1 de Janeiro;
  • Memorial Day – 31 de maio de observado na última segunda-feira maio;
  • Dia da Independência – 4 de julho;
  • Dia do Trabalho – primeira segunda-feira em setembro;
  • Dia dos Veteranos – 11 de novembro;
  • Ação de Graças – quarta quinta-feira em novembro;
  • Natal – 25 de dezembro;

No entanto, a lista dos feriados compreende 11 datas, conforme segue:

Screen Shot 2015-06-08 at 9.48.07 AM

Feriados Californianos. Fonte: http://www.business.ca.gov

Se a empresa conceder determinada data como feriado pago, caso o colaborador trabalhe neste dia, ele provavelmente terá o salário do dia dobrado, ou terá mais de um dia de folga para compensar o feriado trabalhado. Este é o principal motivo pelo qual os feriados geralmente são na segunda ou sexta-feira. Assim é um dia normal de folga, pago pela empresa.

A sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, por exemplo é considerado feriado apenas no Estado da Califórnia. Nos outros estados este é um dia de trabalho comum. Além disso, note que quando me refiro ao Estado da Califórnia, refiro-me aos funcionários públicos estaduais, não aos funcionários de empresas privadas da Califórnia. Se estes pretendem emendar o feriado de Thanksgiving que cai na quinta-feira com a sexta, terão que pegar um dia das suas férias.

Feriados americanos mais comuns

Ano Novo – Primeiro dia do ano – Todos recuperando as energias para o ano que se inicia.

Martin Luther King – feriado comemorado na terceira segunda-feira de Janeiro, em homenagem ao homem que lutou pelos direitos dos Afro-Americanos.

Dia do Presidente – Terceira segunda-feira de fevereiro, em homenagem a George Washington, primeiro presidente dos EUA.

Memorial Day – última segunda-feira de maio, neste dia presta-se uma homenagem a todos os que morreram lutando pelos EUA em alguma guerra.

Dia da Independência – 4 de julho. É um dos feriados americano mais famoso, comemora-se o dia da Declaração da Independência ocorrida em 1776. É comum ter shows de fogos, churrasco, piqueniques sempre exibindo a bandeira americana.

Dia do Trabalho –  Aqui é comemorado na primeira segunda-feira de setembro, conhecido como Labor’s Day. É também um feriado que marca o fim do verão e o início do ano escolar.

Dia de Ação de Graças – comemorado na quarta quinta feira de novembro, é o feriado mais importante do ano, quando os americanos viajam para encontrar suas famílias e agradecerem pelas coisas boas que aconteceram durante o ano. Dia em que comem o famoso Peru. Como se fosse o nosso Natal.  Ele é seguido pela Black Friday, quando acontecem as grandes liquidações nas lojas americanas.

Natal – Feriado cristão que comemora o nascimento de Jesus, da mesma forma que no Brasil.

E aí, já tem planos para o próximo feriado?

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s