Você conhece todos os POPOS de San Francisco?

Se você já passou pelo Financial District – o distrito financeiro da cidade, provavelmente já deve ter parado para contemplar um dos diversos jardins maravilhosos daquela região, ou para fotografar algumas obras de arte expostas ali e com certeza deve ter ficado curioso para entrar e conhecer alguns daqueles prédios por dentro. Como será a vista lá de cima, não é mesmo?

IMG_1850

Privately-owned public open space – SF

Para os que ainda não estiveram por aqui, saiba que toda a área central de San Francisco conta uma rica variedade de espaços privados que são abertos ao público, além de outros locais espalhados por toda a cidade.

Plano Downtown

O “Plano Downtown“, que foi adotado em 1985, sob o pressuposto de que iria aumentar significativamente a quantidade de empresas e escritórios no centro de San Francisco. Assim novas fontes de receita provenientes do desenvolvimento comercial precisariam cobrir uma parte dos custos  necessários para a melhoria dos serviços urbanos. Desta forma foi criada uma regra, que exige que a construção de um novo edifício ou a adição de 25.000 pés quadrados ou mais, precisam fornecer arte ou um espaço público que represente pelo menos 1% do custo total da construção.

IMG_1878

Privately-owned public open space – SF.

Esta exigência, permite que colaboradores das empresas, moradores e os turistas possam usufruir de belos espaços privados abertos ao público. Tais locais são conhecidos como POPOS.

O que são os POPOS?

POPOS é a abreviação de Privately-owned public open spaces, traduzindo é propriedade privada de espaço aberto ao público. Atualmente estão registrados mais de 60 locais espalhados pela cidade em forma de praças, terraços, átrios, pequenos parques e jardins para que qualquer pessoa possa possa utilizar.

IMG_1122

Privately-owned public open space – SF.

Portanto saiba que existem prédios lindíssimos que oferecem pelo seu vigésimo e tanto andar, um jardim lindo, com fontes e praça de alimentação, onde você também é convidado para sentar, fazer um lanche, estudar, fazer uma reunião informal ou simplesmente apreciar a vista.

IMG_0122

Privately-owned public open space – SF.

Para ajudar a catalogar a galeria de arte e aumentar o acesso do público o departamento de planejamento criou um mapa mostrando os locais e imagens de arte pública no centro da cidade, além de um guia/ mapa de impressão disponível para download.

Fonte: Departamento de planejamento da cidade de San Francisco.

Leia mais detalhes sobre este assunto:

Mapping the 15 Best Privately Owned Public Spaces.

A guide to San Francisco’s privately- owned public spaces.

Privately-Owned Public Open Space and Public Art.

Today’s Downtown Gallery.

Você já frequentou estes locais, conte o que achou!

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s