Etiqueta para influenciar investidores no Vale do Silício

Etiqueta do Vale do Silício

Se você vai trazer sua startup para o Vale do Silício, saiba que existe uma espécie de etiqueta do Vale, que vai evitar que você seja visto como um babaca aos olhos do investidores por aqui, vale conferir:

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Check list

1. Envie o e-mail do domínio da sua empresa

fulano.detal@yourdomain.com. Nada de utilizar @gmail/ @yahoo se você estiver abordando um assunto profissional. E lembre-se você enviar e-mail de domínios como: hotmail ou uol vão achar que você é um velho que aprendeu a usar o computador faz uma semana.

2. Adicione a sua posição e links da sua empresa na sua assinatura

Adicionar sua posição traz mais credibilidade e adicionar os links é uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais sobre o seu negócio. Aproveite e rastreie para verificar quantos visitantes chegam por meio da sua assinatura.

Um exemplo:

Fulano de Tal

Co-Founder, Empresa X.

Learn more: Acontecenovale.com

3. Esteja sempre presente

Cada e-mail, conversa ou mensagem é uma oportunidade de vender sua empresa. Sempre forneça  um link para que outros possam acessar a sua empresa seja por meio da sua assinatura ou endereço de e-mail.

4. As pessoas precisam saiber onde te encontrar

Forneça seu ponto geográfico de forma abreviada.

Exemplo: SF = San Francisco/ MV = Mountain View/ PA = Palo Alto

5. BCC e agradeça pela conexão

Aqui é comum as pessoas fazerem introduções. Sempre BCC e agradeça a pessoa que fez a introdução depois de aceitar o e-mail. Exemplo: Thanks Fulano> moved to bcc e aí sim continue a conversa.

6. Responda rápido

Quanto antes você responder melhor. Isto mostra que você tem interesse e se importa em dar continuidade ao negócio.

7. Não insista

Não seja babaca e peça para que alguém que você acabou de conhecer te apresente imediatamente para pessoas que sejam extremamente importante para o seu network. Puxe uma conversa primeiro, e somente no segundo ou terceiro e-mail peça para que a pessoa te apresente para outros. Vale lembrar que ninguém quer queimar o filme, mencione o porque aquela apresentação importa para você. O mesmo vale para as visitas nas empresas – ninguém vai querer te levar para um local porque você simplesmente acha “cool“, argumente o porque é interessante pra você estar lá.

8. Peça 15 minutinhos

Nunca perca a oportunidade de dar seguimento a uma conversa ou negociação. A maioria das pessoas aceita conversar 15 minutinhos, seja por telefone ou para tomar um café. Vá direto ao ponto e evite desperdiçar o tempo dos outros.

9. Faça um follow up

Para não se mostrar interesseiro, retorne o contato com quem te ajudou com determinada introdução sempre que tiver um feedback.

Um bom exemplo de como pedir uma introdução:

Título do e-mail: Intro to [Investor] at [Fund Name]

Corpo do texto: Hey xxx,

I would like to get in touch with [Investor Name] from [Fund Name]. They have a very strong portfolio of on-demand mobile services such as Lyft, Uber and Washio and would be a great strategic fit with xxx.

Below is a quick blurb you can forward.

xxx is a mobile marketplace for spontaneous travelers to discover & book local activities on-demand for the next 24 hours. Think of it as the xxx for tours & experiences.

Traction:

– $XM sales run-rate in 6 months

– Growing X% month-over-month

– Average transaction size is $X

We are raising our seed round and would love to talk.

You can download the app here: (link) — or visit our AngelList.

Thanks,

xxxx.

Fonte: Silicon Valley Etiquette: 11 Unspoken Guidelines to win friends and influence investors in Silicon Valley.

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