8 itens que você precisa conhecer antes de alugar um apartamento em San Francisco

Alugar um apartamento em San Francisco é um grande desafio. Conheça os 8 itens que são super importantes conhecer na hora de alugar um apartamento nesta cidade.

1) Quanto tempo você vai permanecer?

A grande maioria dos contratos de locação são anuais. Se você pretende ficar por um período inferior a 6 meses, vai precisar locar um lugar mobiliado, e aí as opções ficam bem restritas, além do preço ser bem mais elevado. Algumas vezes você vai encontrar na internet apartamentos com preço bem acessíveis no centro da cidade, aí quando você visita – o preço é referente ao contrato anual e sem nenhuma mobília, se você pretende locar por apenas um mês, eles permitem, No entanto, a luz, internet, seguro, mobília terá um custo extra e todas estas despesas são   tornam o valor final completamente inviável, além de ter a burocracia de contratar todos estes demais serviços. Para períodos muito curtos se comprometer com um contrato de locação pode dar uma tremenda dor de cabeça.

Screen Shot 2015-03-23 at 9.31.35 AM

For rent.

2) Qual moradia está de acordo com o seu perfil?

Você vem sozinho e quer ficar em um hostel para fazer novas amizades e economizar? Prefere ficar em uma residência estudantil para estar em contato com a cultura de uma família americana e com outros estudantes? Acha melhor ficar em um estúdio porque vem com a namorada/ esposa e prefere ter mais privacidade? Ou o ideal é um espaço de co-working devido a praticidade de dormir e trabalhar no mesmo local, além de fazer networking? Qual o perfil de moradia você está buscando?

3) Quanto você disposto a pagar?

Lembre-se que San Francisco já é considerada a cidade com o maior custo de aluguel do país, já passou inclusive de Nova Iorque. Se você pretende morar no centro da cidade para ficar perto da escola ou trabalho, saiba que tudo nesta vida tem um preço e é preciso abrir o bolso se optar por esta comodidade. O tipo de hospedagem, proximidade do Bart, período do contrato, são alguns dos itens que vão influenciar no preço da sua moradia.

4) Onde você pretende morar?

Ficar próximo a escola e o trabalho pode te fazer economizar um bom tempo de locomoção, mais se intuito for a economia financeira, considere depender do transporte público diariamente e ficar em bairros mais afastados ou nas cidades vizinhas. Os bairros Sunset ou East Portal por exemplo, ficam a 40 minutos do centro mas os alugueis têm preços bem inferiores. A região da East Bay (Alameda, Oakland/ Berkeley/ Walnut Creek e região) a área de Marin Country que é passando a Golden Gate Bridge ou em cidades entre San Francisco e o Vale do Silício como Daly City, San Bruno, San Mateo, Redwood City entre outras oferecem opções de moradia bem confortáveis com valores bem inferiores aos praticados em San Francisco e as principais cidades do Vale. O importante é ficar em um local próximo ao transporte público. (Mas lembre-se de adicionar o custo do transporte diário ao valor total das suas despesas, pois ele é bem considerável).

 5) Decida em qual vizinhança você pretende ficar

Decidiu que irá morar em San Francisco e está disposto a pagar o preço, então saiba que canto da cidade tem características próprias. Cada bairro possui suas peculiaridades, e ficar no Terderloin ou ao invés de Pacific Heights por exemplo pode te trazer experiências bem distintas. Vale dar uma estudada em cada bairro para ficar num local que tenha a ver com o seu estilo.

6) Decida quando você vai mudar

Achou o local, feche logo. Se você encontrar o lugar ideal, saiba que ele não vai aguardar por você. Os alugueis são super competitivos e em questão de horas você pode perder a locação, não deixe para depois, se gostar preencha logo o application para tentar reservar sua moradia. Da mesma forma, você pode pesquisar com antecedência, mas quando é diretamente com o proprietário, não adianta mandar e-mail meio ano antes e acreditar que o apartamento estará disponível na data que você desejar. E tenha MUITO cuidado com os golpes na hora da locação, só confie quando o locatário se colocar a disposição para te mostrar o espaço e jamais pague nada antecipado para garantir a locação.

 7) Prepare a documentação

ID, driver license, social security, employment contact information, job offer, bank statements, school loan offer letter, 3 personal references são alguns dos documentos solicitados para fazer um contrato de locação anual. Independente do período em que estiver nos Estados Unidos também será cobrada uma taxa para rodar o crédito para cada pessoa que for morar no apartamento. Já no caso de aluguéis de curto prazo, exige-se o passaporte, visto e documentos vinculados a ele, como I20 no caso dos estudantes, e um cartão de crédito internacional. (Sim, o limite precisa ser alto).

8) Esteja preparado financeiramente

Primeiramente saiba que é super comum por aqui cobrarem um depósito pois caso algo seja danificado ou se o aluguel não for pago, o valor é descontado deste montante. Reserve no mínimo mil dólares até o valor de aluguel inteiro para este fim, que só será devolvido no último mês e provavelmente parcialmente se seu aluguel for de longo prazo. Dependendo do lugar, se a pessoa não tiver crédito, ou se ele for baixo, o depósito deve ser maior para garantir a locação.

 Segundo, conte com todos os custos envolvidos na sua estada. Muitas pessoas vem mencionando o tal do E SE…. E se eu “arrumar um bico”?  E se se eu fizer um freelance? E se eu conseguir manter meu trabalho no Brasil? E se uma startup me contratar? Lembre-se que o mercado de trabalho por aqui é bastante competitivo, portanto esteja preparado para bancar todo o período que pretende morar na Bay Area. Se você não tem autorização para trabalhar pode ser que nenhum dos seus planos de obter uma renda se concretizem.
Anúncios

3 comentários sobre “8 itens que você precisa conhecer antes de alugar um apartamento em San Francisco

  1. Pingback: Urgente: Procuro um quarto para alugar em San Francisco | Acontece no Vale

  2. Pingback: Benefícios de ter um bom crédito | Acontece no Vale

  3. Pingback: Quanto custa para morar em São Francisco? | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s