Como ir de San Francisco ao Vale do Silício?

Para quem não conhece a região, saiba que San Francisco fica a aproximadamente 50 milhas de San José a principal cidade do Vale do Silício.

Como ir de San Francisco ao Vale do Silício:

1. Caltrain

picstitch

Caltrain.

O Caltrain vai de San Francisco até Gilroy. Ao todo são 6 diferentes zonas, e quanto maior o trajeto, mais caro. O serviço inicia ás 5 da manhã e vai até a uma da madrugada nos dias de semana. As saídas são bem frequentes, a cada 20 – 30 minutos, e a cada uma hora após ás 22h. Em determinados horários tem o Baby Bullet que só pára em algumas estações e portanto é bem mais rápido. Nos fins de semanas e feriados o serviço inicia ás 7:30 e vai até a meia-noite, os trens passam a cada uma hora. Os tickets incluem one way, passe para o dia, passe para o mês ou 8 viagens.  Para se ter uma ideia – de San Francisco até a zona 3, onde estão a maioria das cidades do Vale, é em média $7,25. Com clipper card, fica $6,75 – um dos trechos, já o passe mensal sai $179.00.

Para quem depende de transporte público, fazer este roteiro diariamente é bem cansativo,  porque é relativamente caro e demorado. Mas sim, muita gente faz o bate e volta todos os dias.

2. Bart + Caltrain

Screen Shot 2015-03-10 at 10.17.46 PM

Trajeto de San Francisco ao Vale.

Dependendo da região onde você estiver hospedado é preciso fazer a integração com o Bart ou com o Muni, mas não se preocupe que o serviço é todo integrado e independente de onde você estiver, terá opções de transporte. Se ligue nos horários, principalmente nos fins de semana, pois os trajetos são menos frequentes.

Milbrae é a última estação do Bart e ela faz integração com o Caltrain, portanto, você pode pegar o BART no centro da cidade e a partir de Millbrae continuar de trem, basta mudar de plataforma. Mas caso você esteja ficando na East Bay, por exemplo, tome cuidado na volta, a estação final do Caltrain que é em San Francisco, faz integração somente com o Muni, então é preciso descer em Milbrae e mudar para o Bart, ou então, terá que pegar o Muni para então chegar ao Bart.

O ticket pode ser comprado com dinheiro e cartões de débito e crédito na  própria estação nas máquinas. A maneira mais simples é usar o clipper.

3. Carro

Se você está pensando em fazer aquela visita nerd parando em frente a todas as plaquinhas das empresas do Vale para tirar uma foto, a melhor alternativa é alugar um carro. Se não houver trânsito, o trajeto de carro é em média 40 minutos. Mas se houver, prepare umas 2 horas e meia para chegar lá e dependendo do roteiro terá pedágio.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s