Como funcionam as férias nas empresas da Bay Area

Algumas empresas  já aderiram a política invejável de férias ilimitadas. Já pensou que maravilha poder viajar toda vez que bem entender ou simplesmente tirar uns dias para ficar em casa e relaxar?

Mas no geral, não é bem assim que as funcionam quando trata-se de férias nos Estados Unidos.

Você provavelmente já deve ter ouvido a história de algum oficial de imigração ter parado um amigo seu porque ele disse que iria ficar 30 dias fazendo turismo pela Califórnia. Como assim 30 dias? Isso mesmo, ele está de férias!  Pois é, no Brasil 30 dias de férias é padrão nas empresas. Mas por aqui, é bem diferente.

O que você precisa saber sobre as férias nas empresas Bay Area?

Screen Shot 2015-03-01 at 11.35.50 PM

Férias.

Período

A maioria das empresas na Califórnia tem uma política própria para férias, que geralmente são15 dias úteis. Sim, somente 15 dias! (Nos Estados Unidos em geral este período varia de 5 a 15 dias).

Conforme dito, são dias úteis, não contam fins de semana e feriados, então se você pegar dias próximos aos feriados, provavelmente terá mais dias de folga.

PTO

As férias são chamadas de PTO – Paid time off.

O colaborador irá acumular um determinado número de horas a cada pagamento, e os pagamentos são realizados a cada 15 dias.

Não é necessário ter um ano de empresa para tirar as férias. Se você acumulou horas e precisa delas, pode pegar folga parcialmente – uma manhã/ 2 dias, do jeito que for necessário.

Algumas empresas oferecem mais dias de PTO, sendo que parte deles é destinado para os sick days – que são os dias que o funcionário falta porque está doente. Neste caso geralmente o PTO é de 20 dias e 5 destinados para sick days.

Férias ilimitadas

A desvantagem da tal férias ilimitada ou PTO ilimitado, é que não é necessário acumular horas. Neste caso, se um funcionário que trabalhou 6 meses e acumulou x horas sair da empresa vai receber pelo período das férias que tem direito. No caso de ser ilimitado ele não recebe nada, já que poderia estar em casa a hora que bem entendesse, portanto se for mandado embora o ele não tem direito a remuneração por ferias acumuladas.

Quer mais férias?

E se eu precisar de mais dias? Aqui na Bay Area é comum as empresas oferecerem licença não remunerada e até mesmo uma negociação informal adiantando alguns dias que você ainda terá direito. Como muitos funcionários são internacionais, é normal algumas empresas autorizarem estas pessoas a trabalhar dos seus países quando viajam desde que cumpram o horário e entreguem seus projetos em dia, assim aproveitam suas férias, para tirar férias. O que bem interessante para quem é brasileiro e quer ver a família uma vez ao ano, por exemplo.

Dicas

Aqui é comum poder trabalhar remotamente, principalmente se o funcionário não estiver se sentindo bem, assim não é necessário gastar os dias de PTO.

Alguns colaboradores preferem ter um salário menor e mais dias de PTO, isto pode ser negociado ao entrar na empresa.

Fique atento se você pretende estender suas férias adicionando os dias de feriado pois algumas empresas não seguem o calendário comum de feriados americanos, e dão folga somente nos 5 feriados principais, este é outro fator importante verificar ao aceitar uma proposta.

Geralmente depois de 5 anos trabalhando na mesma empresa, o funcionário ganha mais 1 dia de férias por ano, férias é uma espécie de presente, não de direito.

Anúncios

Um comentário sobre “Como funcionam as férias nas empresas da Bay Area

  1. Pingback: Mais um feriado na segunda-feira! |

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s