Saiba o que você precisa para abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

O tratamento que você recebe em uma instituição financeira nos Estados Unidos é completamente diferente dos bancos no Brasil. Quando você entra no banco por aqui, imediatamente vem um gerente com um sorriso na orelha perguntando como ele pode te ajudar. É um depósito, um saque? Só falta eles estenderem um tapete vermelho para você passar. E o melhor: quase nunca tem filas e quando tem, há 3 pessoas no máximo na sua frente e ainda assim, o atendente vai te pedir desculpa pela demora diversas vezes. Isso sem falar que os bancos na Bay Area funcionam nos dias semana até ás 18 horas e até ás 17 nos finais de semana – isso mesmo, o banco abre nos sábados, domingos e inclusive em alguns feriados. 

piggy_bank_8881

Saving Money.

Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Ao contrário do que estamos acostumados, de muitas vezes tirar o dia de folga para resolver as pendências no banco, aqui o processo é muito simples. Basta mencionar que deseja abrir uma conta nova e em 30 minutos, estará tudo pronto.

Documentação

A exigência para abrir uma conta,  é somente o seu passaporte. Você não precisa ter comprovante de renda, comprovante de residência, ID ou driver license americana, social security, entre outros documentos. Ter seu passaporte em mãos já é o suficiente para abrir uma conta nos Estados Unidos.

Como funciona a conta bancária?

Primeiramente você receberá um cartão de débito provisório e depois de 5 dias úteis o definitivo. Se o cliente não tiver um valor mínimo depositado, que geralmente é $500, cobra-se $10 por mês para manutenção da conta. Chama-se checking account a conta corrente e saving account a poupança. Estudantes não pagam taxas!

Vale lembrar que as pessoas abrem a conta somente por uma questão de segurança, porque não dá lucro nenhum ter dinheiro guardado nos bancos por aqui, é algo em torno de 1% ao ano. Mas é melhor que deixar dinheiro embaixo do colchão, não é mesmo? E o interessante é que a grande maioria dos caixas eletrônicos, que são conhecidos como ATM, ficam do lado de fora da agência, sendo possível retirar dinheiro em qualquer caixa, não necessariamente no do seu banco, mas neste caso claro, é cobrada uma taxa de aproximadamente $3 pelo serviço.

Segurança

Como a circulação de cartões é muito grande, muitas pessoas inclusive mantém 2 contas bancárias, uma só para receber e armazenar dinheiro e outra para movimentação, da mesma forma, o cartão da de débito da conta em que que os pagamentos são realizados, é o qual se entrega nos restaurantes, é utilizado para contas online e nas transações diárias. Claro, que se houver, alguma fraude o banco irá lhe devolver o valor, no entanto, ter duas contas é bem comum, uma maneira de se precaver e garantir a segurança. Pois se por acaso seu dinheiro sumir, o banco tem até 10 dias úteis para retornar o valor. Muitas pessoas não fornecem dados bancários do cartão de débito em nenhuma operação online para evitar fraudes. O sistema de segurança utilizado pelos bancos no Brasil são bem melhores!

ATM-Machine

ATM

Cartão de Crédito nos Estados Unidos

Para os que desejarem ter um cartão de crédito, o processo também é diferente. O cartão de crédito funciona como se fosse um cartão pré-pago. Quando alguém é recém chegado nos Estados Unidos e ainda não possui crédito, é como se o banco ainda não pudesse confiar em você, então neste caso, o cliente deposita por exemplo $300 e este será o limite. Se por acaso, o pagamento da fatura não for realizado, o banco apenas desconta o montante deste valor. E se os pagamentos forem feitos todos os meses na data acordada, após 6 meses o banco te devolve estes $300 e aí sim, te dá este valor como crédito para as  próximas compras, e conforme a confiança for aumentando, aumentará também o limite disponível.

Credit Score

O cartão de crédito é a maneira mais simples de iniciar um histórico de crédito. Aconselha-se que o cliente gaste no máximo 70% do valor do limite para construir credibilidade com o banco. E claro, atraso nos pagamentos vão impactar diretamente no credit score do indivíduo. E depois que seu score for interessante, todas as empresas vão te oferecer cartões com diversos benefícios.

Conta jurídica

Abrir uma conta jurídica é tão simples quanto a física, porém é necessário ter as licenças da abertura da empresa. E cartões de crédito vinculados a estas contas, só são disponibilizados após 2 anos de funcionamento da companhia.

Bancos mais populares da Bay Area

Os bancos mais populares na Bay Area são: Wells Fargo, Chase Bank e Bank of America – Estes você vai encontrar um caixa eletrônico em toda esquina.

E para encerrar a conta?

Para encerrar é tão simples quanto para abrir. É solicitar o fechamento da conta e sacar o dinheiro na hora.

Vale a pena manter a conta nos Estados Unidos se eu resolver voltar ao Brasil?

A maioria dos Bancos não cobra taxas se tiver um mínimo de $300 na conta, mas claro, cada banco pode ter uma regra diferente. Acredito que é válido manter a conta se você tem a intenção de retornar ao país.

Já tem conta por aqui? Compartilhe com a gente o que te levou a escolher o seu banco.

Anúncios

42 comentários sobre “Saiba o que você precisa para abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

    • Olá Richard,

      Existe o cartão de crédito (de bandeiras como VISA/ Master Card) que você compra na farmácia ou mercado aqui, que pode sim ser recarregado na internet e funciona como o de débito (é semelhante ao traveller check).

      Agora o cartão de crédito que você pega no banco dos EUA, funciona igual ao de crédito no Brasil. No fim do mês vem a conta e você paga ele. A diferença é que como você ainda não tem crédito, você precisará colocar um depósito de segurança que pode ser de 500/ 1000 antes de pegar o cartão e este é seu limite. Você vai pagar as faturas normalmente todos os meses e depois de 6 meses utilizando e pagando tudo direitinho, o banco passa a confiar em você e te reembolsa este valor…aí sim, você passa a ter o crédito com o valor inicial.

      O meu limite por exemplo é 500 (que foi o que eu coloquei inicialmente), quando eu preciso gastar 1000 por exemplo naquele mês, eu faço mais de um pagamento mensal…aí volta o valor total pro limite e eu posso gastar outros 500. Diferentemente do Brasil que quanto mais gastamos, mais limite eles nos dão, aqui você precisa gastar no máximo 70% do limite para te ajudar com o crédito. Por isto o interessante é iniciar com um bom limite!

      Todos os cartões que forem emitidos aqui e utilizados fora dos EUA terão uma taxa por transação. (O ideal é ter uma conta aqui e um cartão pra utilizar exclusivamente aqui).

      Curtir

    • Sérgio,

      Você vai precisar de um SSN para construir seu crédito. É como ter um CPF. Só depois que você obtê-lo vai conseguir ter crédito. O CC é apenas um meio mais fácil de construir o crédito de forma rápida, mas tem diversos meios de aumentar seu score e independende do que é preciso do SSN.

      Se você for estudante e arrumar um estágio na universidade, eles podem pedir uma solicitação de SSN e você consegue obter este documento atrelado ao F1.

      Um abraço,
      Waldana.

      Curtir

  1. Moro no brasil e quero abrir uma conta ai nos estados unidos ,
    Como seria a remessa de dinheiro ? Qual dólar eu compraria ?
    Quais seriam minhas maiores vantagens , já que viajo com frequência para os estados unidos .
    Imposto de renda , como seria ?
    Compensa abrir ?
    Parabéns pelas informações .

    Curtir

    • Olá Marcello,

      Diversos bancos no Brasil fazem remessa de dinheiro. Se você tiver conta em um banco que opere em ambos os países, as taxas para envio são mais baixas, algumas vezes isentas. O dólar que você compra é o turismo, quanto maior o valor, mais fácil de negociar o câmbio. Se você viaja com frequência é ótimo manter uma conta nos Estados Unidos, mas a conta deve ser para transações cotidianas, não é inteligente manter o dinheiro em conta aqui. Caso você tenha apenas uma conta corrente, por exemplo, não terá rendimentos e sem lucro não tem necessidade de declarar o IR. Se tiver outros investimentos, aí sim, deverá verificar com um profissional sobre como declarar sua renda.

      Att,
      Waldana.

      Curtir

      • Parabéns por suas informações , tenho certeza que ajuda muitas pessoas e isso é muito bacana .
        Outra pergunta ,
        Estou indo agora dia 25/8 pra orlando ,
        É fácil abrir uma conta lá ?
        O que preciso ?
        Onde sugere ?

        Curtir

      • Marcelo,

        Sim, é super simples abrir uma conta nos Estados Unidos. O processo é bem semelhantes em todos os estados:
        http://acontecenovale.com/2015/01/06/saiba-o-que-voce-precisa-para-abrir-uma-conta-bancaria-nos-estados-unidos/

        Vai precisar do seu passaporte, um endereço, é bom levar documentos como CNH do Brasil e um cartão de crédito. (para conferência dos seus dados/foto).
        Aqui na Califórnia os bancos mais populares são: Wells Fargo e Chase, mas na Flórida eu tive conta no Bank of America, tem um banco em cada esquina e o atendimento era excelente. Se você pretende fazer remessas verifica o City Bank, ouvi boatos que iria fechar no Brasil, não sei como anda isso, mas eles são famosos aqui por oferecer uma boa cotação no câmbio e taxas mais baixas ou isentas em caso de remessas!

        Um abraço,
        Waldana.

        Curtir

  2. Bom dia.
    Vou para Miami e depois para Orlando, gostaria de abrir uma conta enquanto eu estiver nos EUA, vou ficar 30 dias, mas não falo inglês, será que em Miami os gerentes de banco falam português.
    A conta seria para fazer compras no Amazon (não pagar 6,38%) e depois deixaria o dinheiro na conta para só voltar no próximo ano

    Curtir

    • Marcos,

      É bem provável que tenha atendentes que falam espanhol, (eles acham que português e espanhol é tudo igual), mas se não fala inglês já ajuda bastante, não é mesmo?
      É ótimo abrir uma conta, você usa cartão para tudo aqui e é bem melhor que ficar carregando dinheiro.
      Eu já ajudei muita gente a abrir conta em bancos em San Francisco, eu vou junto e fico meio que de interprete entre o cliente e o pessoal do banco. Verifica se não tem alguém em Miami que possa te ajudar com isso, tem muito brasileiro lá. Acho que vale a pena. Para manter sua conta eles geralmente exigem que fique um mínimo de $300 (lembre-se de verificar as taxas), mas se precisar encerrar também é bem simples, faz na hora!

      Att,
      Waldana.

      Curtir

  3. Excelente post! Por favor, no caso de conta jurídica, as licenças de abertura da empresa que você menciona, são o que? Também, você se refere a uma pessoa juridica americana, ou poderia ser brasileira? Muito obrigado!

    Renato.

    Curtir

    • Renato,

      Ao abrir uma empresa nos Estados Unidos você recebe alguns documentos – tipo o nosso cnpj/ contrato social no Brasil que devem ser apresentados.
      Me refiro apenas as contas jurídicas americanas.

      Att,
      Waldana.

      Curtir

  4. Ola Renato, me esclarece uma duvida..

    Abri uma conta no chase e nao recebi meu cartao para movimentar, como ja tenho uma viagem marcada queria saber se consigo sacar alguma coisa em especie com meu passaporte pelo menos ate a segunda via chegar, é possivel isso ai, como é por aqui?

    Obrigada!!

    Curtir

  5. Olá boa tarde, possuo cheque de ações da empresa em que trabalhava (stock options) e minha dúvida é a seguinte. Eu posso criar uma conta aí (ex. Wells Fargo) e depositar este cheque? Sabe quanto tempo o valor do cheque estaria disponível para uso nesta conta? Minha idéia é trocar o cheque e ainda usar o dinheiro enquanto estiver passeando por ai e depois sacar o restante e encerrar a conta, é possível? Obrigado!

    Curtir

    • Olá Rinaldo,
      Sim. Você pode abrir uma conta sim. Geralmente os cheques compensam em 24 horas, outros bancos solicitam 24 biz hours) – 3 dias no máximo. E sim, você pode encerrar a conta e sacar o restante do dinheiro a qualquer momento. Se o cheque for do próprio Wells Fargo, vc pode trocar o cheque antes de abrir a conta.
      Um abraço,
      Waldana.

      Curtir

      • Obrigado Wanda, muito bom seu blog, atualizado!! Outra pergunta, caso eu não retire os dólares, e trazer o cartão de débito por exemplo do Wells Fargo para o Brasil, posso ficar sacando em qualquer caixa eletronico em reais?? Esse valor creio que seja debitado com a cotação do dia né? Grato

        Curtir

      • Oi Rinaldo, Acredito que você pode mas além de se submeter a cotação do banco, também haverão taxas para transações internacionais. (Vai depender da política de cada banco).
        Att,
        Waldana.

        Curtir

  6. Boa Noite Waldana,

    Me mudo em Janeiro para Cleveland para estudar por um ano.
    Eu consigo abrir uma conta de estudante? Pois preciso transferir o dinheiro que vou gastar durante o ano e não é viável levar a quantia na mão. Sabe quais são os melhores bancos por la?
    Desde já agradeço

    Curtir

    • Oi Maria Emília,

      Sim. Apenas com o seu passaporte e algum documento do Brasil você conseguirá abrir uma conta. Infelizmente não sei te dizer quais são os melhores bancos por lá. O Bank of America, Wells Fargo, Chase, City Bank são excelentes por aqui. Vai da sua preferência.

      Um abraço,
      Waldana.

      Curtir

  7. Waldana, que post maravilhoso! Estou indo para San Francisco em poucos dias e quero abrir minha conta aí, você sabe me indicar algum banco ou agência que tenha funcionário que fale espanhol? Acho que facilitaria muito.
    Obrigado.

    Curtir

  8. Olá, estou com uma dúvida.

    Este ano será o primeiro, de muitos outros que pretendo ir aos estados unidos. (espero)
    Eu tive uma ideia e não sei é uma das melhores, ao pesquisar sobre travel cards (aqueles recarregáveis), vi que os bancos aqui no brasil cobram uma taxa de emissão de R$40 reais para o cartão e também taxa de IOF de 6% para cada depósito que faço.

    Então achei viável comprar em espécie, mas sei que não é uma forma nada segura de viajem.
    Aí encontrei seu post explicando sobre contas bancárias.

    Então gostaria de saber se é viável eu abrir uma conta nos EUA para depositar o meu dinheiro ao chegar lá, visto que eles fazem na hora um cartão provisório. Você acha que esta seria uma boa ideia? Será que eu sairia num prejuízo ao realizar este procedimento?

    Curtir

    • Olá Anderson,
      Acho uma excelente ideia você chegar lá e abrir uma conta. Você vai receber um cartão de débito e poderá usar normalmente como no Brasil sem nenhum prejuízo e pode encerrar a conta quando quiser e sacar toda sua grana. Aconselho inclusive que todo mundo faça isto ao invés de ficar carregando moeda em espécie. Mas cuide com os valores por questão de segurança mesmo, e claro, se estiver trazendo mais que o equivalente a 10 mil reais, é interessante declarar para não ter contratempos. Não há nenhuma taxa para declaração – guarde os recibos da compra da moeda que deverão ser apresentados neste caso.
      Espero que você consiga realizar seu sonho em breve!
      Att,
      Wal.

      Curtir

      • Nossa, muito obrigado mesmo!

        É muito legal quando temos alguém como você que nos ajuda.

        Aqui vai outra dúvida 😉

        É melhor eu trocar reais por dólares aqui no BraSil? Ou tem como e é melhor fazer isso diretamente nos eua? Estou pretendendo ir para Orlando.

        Curtir

      • Oi Anderson, Que bom que consigo ajudar de alguma forma. Troca no Brasil! Sabe aquele ditado ocasião faz o ladrão? Então, cheguei hj nos EUA e perguntei por curiosidade por quanto estavam trocando o real e me pediram 4,47!!! É mole! Eles sabem que uma vez você aqui, você vai precisar e vão meter a faca valendo! Entao vem preparado!
        Um abraço,
        Wal.

        Curtir

  9. Oi Waldana.

    Tudo bem?

    Estou pensando em abrir uma conta em Boston. Não serei residente, só turista. Talvez até no CitiBank. Eu precisaria de um número social?

    Curtir

  10. Waldana, boa tarde, parabéns pelos seu esclarecimentos, será que vc pode me ajudar???
    Estou indo na próxima terça feira para Orlando, onde pretendo abrir uma conta no Wells Fargo com um cheque que recebi da National Wersten, uma seguradora americana, Mina esposa não me acompanha nesta viagem será que consigo abrir conta conjunta com ela??? Caso positivo quais os documentos dela que devo levar???
    Obrigado

    Curtir

  11. Como faço pra despositar daqui do Brasil para os Estados Unidos?
    Qual a taxa que se paga mandando dinheiro do Brasil pra lá?
    Qual Dolar que é usado pra mandar?
    Parabéns pelo site,muito bom!

    Att Marcello

    Curtir

    • Marcello,
      Para depositar diretamente só se você tiver conta em um banco que tem agência nos dois países. O que você pode é utilizar alguns serviços que tem taxas mais baixas que comprando em casas de câmbio, como por exemplo Transferwise. A taxa vai depender do serviço que você estiver utilizando, cada casa de câmbio ou operadora de câmbio cobra um determinado valor pelo dólar, que geralmente é uns 6-10 centavos a mais que a cotação do banco central- esta taxa você precisa negociar, porque aí que eles ganham $. O dólar é o turismo.
      Fico feliz que esteja gostando do site, precisando de dicas, manda aqui!
      Att,
      Waldana.

      Curtir

    • Oi Felipe,
      Eles sempre solicitam um endereço e o social, mas se você tiver visto de turismo ou de estudante não tem necessidade. Precisa do passaporte e um outro documento válido que seja válido (eles pedem um cartão de crédito geralmente).
      Att,
      Waldana.

      Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s