Ter um Social Security Number não significa ter autorização para trabalhar!

Social Security

O que é o Social Security?

O social security é um documento super importante nos Estados Unidos, é como se fosse nosso CPF no Brasil. Para o governo ele é essencial porque é um número que representa o cidadão e está vinculado com os impostos e benefícios da previdência social, já para o trabalhador o SSN – social security number é um documento obrigatório para ter um vínculo de trabalhoparticipar de programas sociais e posteriormente usufruir dos benefícios da aposentadoria.

Social_Security

Social Security

Quem pode ter o social security?

De acordo com as leis americanas, quem pode obter o SSN são os cidadãos americanos; os residentes permanentes (que possuem o green card); e os trabalhadores temporários. Estudantes internacionais que conseguirem a permissão para trabalhar na escola ou universidade, ou que tenham o OPT, também deverão aplicar para fazer o documento mediante a solicitação da instituição. Ou seja, qualquer atividade que envolver pagamento vai exigir que a pessoa tenha um número para poder receber e pagar os devidos impostos para o governo americano.

O social security serve como documento de identificação?

Assim como nosso CPF, o social security não serve como identificação, por não constar foto, e o número é definitivo. Então se você veio trabalhar temporariamente e pretende retornar anos depois vinculado a outra empresa, não terá necessidade de refazer o SSN.

Por ser um documento confidencial, eles aconselham que as pessoas não carreguem com elas o documento físico e as empresas geralmente não pedem para vê-lo, o importante mesmo é o número que consta nele. Quando trata-se de preenchimento de documentos online, verificação por telefone, somente os 4 últimos dígitos são solicitados.

Posso trabalhar se eu tiver um social security?

Ter o SSN não significa ter autorização de trabalho. Inclusive, na parte de trás do social security dos trabalhadores temporários (como é o caso dos brasileiros), esta informação é bem clara:

Improper use of this card or number by anyone is punishable by fine, imprisonment or both.

O documento será válido para te ajudar na construção do seu crédito e útil para diversas outras coisas, como abrir conta, solicitar um cartão de crédito, fazer um financiamento e até para solicitar serviços como: luz, telefone, internet. Mas de forma alguma somente ter o número te dá o direito de trabalhar.

Se você já teve o visto J1 por exemplo, trabalhou enquanto foi estudante, fez um estágio e por alguma razão já fez o seu social security e possui o “bendito do número”, não pode retornar como turista e arrumar um trabalho. Já pensou como seria fácil se fosse assim? Lembre-se: são as regras do seu visto que devem ser seguidas.

As maioria das empresas aqui faz o background check e o work history para checar se as informações mencionadas no seu currículo são verídicas, tudo o que estiver relacionado a trabalho nos Estados Unidos vai para o sistema e é compartilhado. Portanto, saiba que trabalhar desta forma é ilegal.

Fraudes com o social security

Aqui, muito se fala de fraudes em relação ao SSN, de gente que usa o cartão de terceiros ou de outros que já morreram para conseguir um trabalho, mesmo correndo o risco  de ser deportado. Mas será que vale a pena correr este risco?

Antes de tentar burlar o sistema e utilizar seu precioso número, lembre-se que é o seu nome vinculado a ele. Note que os oficiais imigração também têm acesso a estas informações e uma vez que você fez algo contra a lei, suas chances de retornar ao país, assim como de todos os seus parentes de primeiro grau serão mínimas.

Anúncios

14 comentários sobre “Ter um Social Security Number não significa ter autorização para trabalhar!

  1. Pingback: Saiba o que você precisa para abrir uma conta bancária nos Estados Unidos. |

  2. Pingback: Comprar um carro novo, usado ou fazer um lease? |

  3. Olá,

    Quando mais jovem vim as EUA com visto J1 e tirei meu social. Hoje retornei com o visto de Turista aqui e quero tirar um ID ou carteira de motorista. Tenho esse direito?

    Curtir

  4. Pingback: Quer morar nos Estados Unidos? Entenda como você pode imigrar! | Acontece no Vale

  5. nos mudamos para os EUA e minha filha nao esta conseguindo obter o SS. Nosso visto eh L2. Ela tem 19 anos e vai comecar a estudar numa universidade. Este visto nao permite obter o SS?

    Curtir

  6. Pingback: Entenda sobre o credit score e como construir seu crédito nos Estados Unidos | Acontece no Vale

  7. Eu fiz um intercâmbio de trabalho e obtive o visto J1 e o security number, hoje estou preenchendo o formulário para obter o visto de turismo, será necessário informar ou nr. do meu security number ou não? Uma vez que ele nem ao menos será valido com o visto de turismo,

    Obrigada.

    Curtir

  8. Olá, fui aos EUA como turista e gravei alguns vídeos lá, após isso, recebi propostas para trabalho de video como freelancer. Qual seria exatamente o processo que eu deveria fazer para simplesmente fazer alguns trabalhos freelance lá? Emitir invoice? Conseguir um SSN? Muito obrigado

    Curtir

    • Rafael,
      A maneira mais fácil de atuar como freelance é ter uma empresa no Brasil e emitir nota pela empresa do Brasil, eles fazem o pgto pro seu banco e você recebe conforme a cotação do dia. Note que para exercer qq tipo de trabalho e ter um ssn você vai precisar que uma empresa seja patrocinadora do seu visto. Como no caso do H1b, L1. Se este não for o caso, você teoricamente não pode trabalhar/ receber nos EUA.
      Att,
      Wal.

      Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s