Tem dúvidas sobre o curso gratuito de inglês no City College de San Francisco?

Outro dia falamos aqui sobre como estudar no CCSF – City College of San Francisco que oferece curso de inglês gratuito e desperta a atenção de muitas pessoas interessadas em fazer um intercâmbio.Você também tem interesse de estudar english for free neste college? Então se liga nas principais dúvidas, uma delas também pode ser a sua.
Note que estamos falando do curso non credit course. As regras são completamente distintas no caso do credit course, no qual o aluno paga pelos créditos.

Dúvidas sobre estudar inglês no City College de San Francisco

1. Posso estudar no City College com o visto de turista? 

doubt2

Dúvidas sobre o CCSF.

Não e sim. Como assim? O curso do City College que é gratuito (non credit) é destinado para residentes da Califórnia. Então, teoricamente se a pessoa mora aqui, ela pode estudar no CCSF. Se você chegar lá perguntando se pode estudar com o visto de turista a resposta será: não! Pois turista não é residente! No entanto, se você fizer sua inscrição online e chegar no college com o seu código de estudante, dizendo que quer fazer o curso x, ninguém vai ficar te pedindo documentos ou questionando qual é o seu visto. Até porque, se uma pessoa estiver ilegal no país e eles perguntarem qual é o visto que ela tem, isto pode ser uma forma de discriminação, então ninguém vai te questionar, sobre o seu visto. Inclusive como o college é custeado pelo governo, eles precisam ter um certo número de alunos para manter algumas aulas, então os professores vivem divulgando os cursos e incentivando os estudantes a trazer amigos para estudar lá.

Considerando o número de e-mails que eu recebi com interessados neste curso, eu até fui ao College questionar os coordenadores se é possível fazer o curso de inglês com o visto de turista ou de estudante, expliquei que faço recomendações pelo blog e não quero fazer ninguém a “perder a viagem”. Já pensou se a pessoa chega aqui somente com este objetivo e não consegue se matricular? Mas a resposta que obtive foi: as pessoas precisam ser residentes da Califórnia para estudar aqui, mas pode “mandar” todo mundo para cá. Concluindo:  eles de certa forma “fecham os olhos para o status dos vistos”, afinal, se eles tiverem alunos, terão emprego.

2. Você recomenda o City College para estudar inglês?

Recomendo sim, mas para complementar suas aulas. Note que as aulas de inglês do non credit course, tem menos de uma hora de duração por dia, uma hora diária para quem vem com o objetivo de aprender o idioma é muito pouco. Além disso, as turmas geralmente são grandes e os professores não conseguem te dar a mesma atenção como em escolas menores. Quem pretende vir para San Francisco para estudar deve utilizar o CCSF como um curso extra. Não dá para ficar fluente em 3-6 meses estudando uma hora por dia, tem que se esforçar! Outra questão é que fazendo somente os cursos gratuitos, não é possível tirar o visto de estudante, já que eles não oferecem a quantidade de horas exigidas pelo governo para emitir o I20.

3. Mas se eu estudar sozinho em casa depois das aulas do CCSF?

Ah, tah…pra cima de moi? Só falta você dizer que vai estudar com o seu colega brasileiro. Se o custo é seu problema, uma alternativa é fazer um curso em uma escola particular mais simples, que tenha um custo mais acessível, e aí sim, deve fazer todos os cursos complementares gratuitos que puder.

Dicas:

  • Faça sua inscrição pelo site, conforme mencionado no passo-a-passo do post anterior.
  • Tenha o código de estudante que será gerado ao finalizar sua inscrição para realizar o teste de nivelamento.
  • Não vá fazer o teste no City College do centro – Downtown campus. Como a localização é a mais conveniente, eles estão sempre lotados. Geralmente a data para fazer a próxima prova de nivelamento é no mês que vem, enquanto em outros campus é possível fazer no dia seguinte. O mesmo vale para os cursos, as turmas do centro estão sempre cheias. Se preferir menos alunos e mais atenção, procure outros campus.
  • Além do curso de inglês, tem diversos outros bem bacanas “for free”, enjoy!

Você já fez este curso? Compartilhe com a gente sua opinião.

Anúncios

11 comentários sobre “Tem dúvidas sobre o curso gratuito de inglês no City College de San Francisco?

  1. Oi, muito obrigado pelas informações.

    Sabe se o CCSF tem data específica para início? Ou pode chegar a qualquer momento e dar inicio?
    Abs

    Curtir

    • Oi Diego,

      Tem datas específicas para começar. Aqui o ano é dividido por quarters, cada quarter é uma estação e dura 3 meses: fall, summer, apring, winter…tem uma data específica para o início de cada quarter. Quando as aulas iniciam, as salas ficam cheias e dificilmente você consegue vaga 3 semanas após o início, por isto que é importante verificar as datas e estar presente no primeiro dia. Mas se houver vagas, aí sim, eles deixam você fazer ELS a qualquer momento. (O campus do centro está sempre cheio, já os outros é mais fácil iniciar em datas quebradas).

      Um abraço,
      Waldana.

      Curtir

  2. Olá, estou adorando as informações do blog!
    Vi que a escola oferece vários cursos além do inglês e gostaria de saber se é possível se matricular em vários cursos conciliando os horários.

    Obrigada

    Curtir

    • Olá Naya,
      Sim. Além do curso de inglês tem diversos outros cursos gratuitos, você pode encontrar estas informações no site e no catálogo no campus do City College. Você pode fazer todos os cursos que quiser. É interessante você checar as datas de inicio para garantir seu lugar, pois algumas aulas lotam rapidinho e se estiverem cheias é preciso aguardar até o próximo quarter para iniciar.
      Sucesso pra vc!
      Wal.

      Curtir

  3. Ola, não tinha tido conhecimento do seu blog antes, e acabei me inscrevendo para o teste no city college downtown, porque é ao lado da minha casa.
    Gostaria de esclarecer uma duvida, eu não falo praticamente nada em inglês, normalmente quem me ajuda é meu marido que é fluente, estou preocupada com o teste, pois não consigo entender o que as pessoas falam, então não saberei como me inscrever apos o teste, eles dão algum tipo de acessoria quanto a isso?
    Obrigada

    Curtir

    • Oi Fabiola, o teste é bem simples, tem as instruções no livro e é só ir seguindo. Você vai tirar de letra. Depois você recebe um formulário e os cursos disponíveis e é só preencher e depois comparecer as aulas. Você vai tirar de letra!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s