8 dicas bem simples e importantes que podem fazer uma grande diferença para os recém chegados

No último mês recebi a visita de alguns amigos e entre conversas, perguntei quais foram as primeiras diferenças que eles notaram ao chegar aqui. Algumas respostas foram óbvias, como qualidade no transporte, segurança, entre outras. Mas alguns itens, segundo eles, são extremamente importantes quando recém se chega por aqui e conhecê-los pode fazer muita diferença. Portanto, estou compartilhando as dicas:

Dicas importantes para sua primeira viagem aos Estados Unidos

1. Impostos

Diferentemente do Brasil que o imposto já vem incluso no valor da mercadoria, nos Estados Unidos ele é discriminado na nota ao final da compra, são as famosas sales tax. Então por exemplo, se você gastar $10, pode preparar mais alguns centavos para as taxas. Além do mais, saiba que o valor das taxas não são fixos, cada estado é independente e cobra um valor diferenciado, há também estados que isentam estas taxas adicionais, outros não cobram taxas somente para determinadas mercadorias, como roupas e sapatos, por exemplo, os demais itens são taxados. E inclusive, locais bastante turísticos, adicionam a taxa da cidade, além do valor do imposto do estado, como é o caso dos restaurantes do centro de San Francisco! A Califórnia mesmo, complica de vez a vida do turista, pois os impostos são diferenciados de acordo com a cidade. Portanto, embora o valor do produto seja o mesmo em toda a rede de lojas, o custo final da mercadoria será diferente devido a estas taxas. Verifique aqui o valor do imposto de acordo com a cidade no estado da Califórnia.

receipt

Sales Tax

2. Gorjetas

Aqui dar tips ou gorjeta, é uma questão de educação. Saiba que o salário das pessoas que trabalham com serviço é extremamente baixo, pois elas contam com a gorjeta que recebem dos clientes. Isto vale para o motorista do táxi, o entregador de malas, a camareira, o garçon, e por aí vai. A maioria dos estabelecimentos não incluem a taxa de serviço na conta, mas eles sugerem um valor que varia de 10 á 20%. Geralmente é de 10 á 15% no almoço e de 15 á 20% no jantar. Em alguns restaurantes, quando há 6 ou mais pessoas na mesa, aí sim, a gorjeta já vem inclusa na conta. Portanto saiba que toda a simpatia e cordialidade dos atendentes tem lá seu preço. E em casos como bares, por exemplo, que você pede a bebida e paga na hora, se você não adicionar a “tip”, o atendente simplesmente não retorna. Nestes locais eles fazem questão de exibir um anúncio que diz: We reserve the right to refuse service to anyone. Isto mesmo, eles têm o direito de se recusar a te servir!

Right-Refuse-Services-Sign-S-7385

Direito de recusar servir os clientes

Então se prepara, ao ir jantar em um restaurante, o prato que no menu custava U$12, terá +aproximadamente  8,50% de taxas + 15% de gorjeta!

3. Tempo é dinheiro

Os proprietários dos restaurantes costumam dizer que: time is money, how faster you are, more money you do! Para quem não entendeu: tempo é dinheiro e quanto mais rápido você for, mais dinheiro você faz. Portanto, não se assuste se você largar os talheres e imediatamente o seu prato for recolhido e conta deixada na mesa. É o jeito americano de ser. Tem que ver o sorriso amarelo que eles dão, quando eles chegam com a conta na mão e perguntam por educação: mais alguma coisa e você responde: sim, vou querer a sobremesa.

conta_restaurante

A conta por favor!

4. Água é de graça nos restaurantes

Todos os restaurantes servem água gratuitamente na sua mesa. Eles ficam respondo seu copo o tempo todo, até você sair. Mesmo nos restaurantes mais simples, haverá água e ela é free. Basta pedir um “glass of water“.

tap-water

Água

5. Peça o que sobrou para levar

Os pratos em geral são super bem servidos, se você come pouco, provavelmente vai sobrar comida. Neste caso, é comum as pessoas pedirem para levar o que sobrou. Você pagou pela refeição, portanto peça o restante to go (para levar), aqui isto é bem comum.

Huhtamaki-launches-contemporary-Food-to-Go-Boxes_strict_xxl

6. Carregue suas sacolinhas

Na Califórnia se você quiser uma sacola para colocar suas comprinhas, sejam elas de lojas ou supermercados, custa $0,10  cada sacola. Portanto, aprenda a reciclar e lembre-se de carregar as sacolas com você quando for as compras. O ideal é compras as sacolinhas de pano e carregá-las sempre na bolsa.

920x920-2

Sacolas são pagas

7. Cartão de recompensas

Grande parte dos estabelecimentos possui um cartão de fidelidade que oferece descontos para quem possui o tal cartão. A mercadoria sempre terá um preço normal e outro valor para quem possui o cartão. Ao passar o produto pelo caixa, é comum o funcionário te questionar: Do you have our rewards card? Se você não tiver, ele vai te oferecer um. E é importante tê-los para pagar menos. Uma vez inscrito, você pode digitar o número do telefone para obter o desconto, o que evita ter que andar com 30 cartões diferentes ao sair de casa, se você for mais moderninho adicione o cartão no seu passbook.

loyalty-rewards-card1

Rewards cards

8. Não converta

Se você gastar $3 dólares em um cafézinho, você gastou 3 dólares e ponto. Se você ficar pensando que 3 dólares é igual a 8 reais e cinquenta centavos, você vai ficar doido. Converter vai te fazer ficar obcecado com economia e você só vai se dar dar conta quando retornar e pensar: nossa, eu deveria ter feito feito isso, experimentado aquilo. (too late!). Portanto, ompre seus dólares e entenda que você está nos Estados Unidos e esta é a moeda daqui.

0010 Dollar Vs Real

E aí, qual foi a primeira diferença que você notou ao chegar por aqui? Dê suas dicas.

Anúncios

2 comentários sobre “8 dicas bem simples e importantes que podem fazer uma grande diferença para os recém chegados

  1. Amei! A parte “pare de converter” é a Melhor!!! Tenho uma Amiga que fica pensando em reais, quads enlouquece! Eu penso em dolares mesmo! Otimas dicas 🙂

    Curtir

    • Obrigada Jéssica. Quando eu estava procurando as fotos para colocar no post, vi uma foto de alguém dizendo para a nota de real, você não vale nada mais eu gosto de você! Nosso dinheirinho vira em nada aqui, neh? Quando o pessoal vem só por uns dias, fica difícil de evitar os cálculos. E qual foi o primeiro choque que você teve ao chegar aqui?

      Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s