Uma universidade que forma Super-Heróis: Draper University

Conheci o Renato pela internet há um tempo atrás onde ele pedia votos para um projeto no qual o  vencedor receberia uma bolsa para a Singularity University.  Achei a ideia sensacional e trocamos um e-mail onde eu lhe desejava sucesso e ele mencionava seu desejo de estar no Vale do Silício. Depois de um tempo, eis que vejo este garoto super dedicado contanto sobre sua experiência na Draper University. A história é super inspiradora e com certeza apenas o inicio de uma longa jornada de conquistas. Confira:

Depoimento de Renato Xavier sobre a universidade que forma Super-Heróis: DraperU.

Olá, meu nome é Renato Xavier e hoje escrevo para o blog Acontece no Vale sobre a Draper University.

Renato 1

Foto Renato Xavier, DraperU.

O que é a Draper University?

A Draper University of Heroes é uma escola localizada em San Mateo, CA, criada pelo bilionário investidor Tim Draper, com cursos residenciais e online. A ideia inicial é de que empreendedorismo pode ser ensinado e de que o mundo precisa de mais heróis para resolver os grandes problemas da humanidade. Como um super amante do novo e autodidata por natureza eu fiz o curso online e agora estou no curso presencial, o que pra mim é a realizacão de um grande sonho.

Renato 2

Foto Renato Xavier, DraperU.

O curso da DraperU

Quanto ao curso online posso dizer que foi o melhor curso online que eu já fiz na vida, pois o mesmo me tirou da frente do computador para fazer muitas atividades. Assim que concluí este curso fiquei imaginando o quanto seria interessante a experiência de fazer o curso presencial. Foi aí que embarquei nessa aventura que você irá ler nas próximas linhas.

Renato 3

Foto Renato Xavier, DraperU.

O currículo

A Draper University possui um currículo exclusivo com ênfase na aprendizagem experimental, onde você vai aprender tópicos tradicionalmente abordados em um MBA acelerado em empreendedorismo, como Visão, Lean Startup, Captação de Recursos e Venture Capital, Criatividade, Design Thinking, Negociações, Networking, Branding, Vendas, Treinamento de Mídia e diversas palestras com diversos CEOs e empreendedores seriais, além disso você tem a possibilidade de lançar ou expandir seu negócio no ecossistema mais inovador do mundo.

Renato 4

Metodologia DraperU.

Uma característica única de programas da DraperU é a oportunidade de estar imerso na experiência do Vale do Silício. Startups, aceleradoras, incubadoras e empresas de tecnologia estão ao alcance dos alunos e todos são incentivados a construir uma vasta rede de recursos enquanto frequente a Draper University.

Estou tendo a oportunidade de participar do programa de outono (2014) com duracão de 7 semanas. Posso dizer que é uma experiência única, pois a cada dia temos contato com novas e diversas atividades para despertar nossa imaginacão e por consequência nossa criatividade.

O tempo todo somos instigados a ampliar nossa rede de contatos, para isso temos na grade semanal horários para participar de meetups e outros eventos. A foto abaixo ilustra bem isso, onde participei de um evento sobre educacão móvel realizado pela BayBrazil no escritório do LinkedIn.

Renato 5

Evento BayBrazil.

Falando em atividades que despertam a imaginacão, na série de vídeos abaixo você pode conferir algumas das atividades que fizemos na Draper University:

Draper Flash Mob em Stanford University

Exercicios e mais exercicios

GoKarting

Rube Goldberg Machine

O programa é super intenso e não nos deixa parado por muito tempo pois sempre temos o que fazer por aqui. Até mesmo preparar uma feira para os moradores locais para tentar vender joguinhos e fazer uma graninha para utilizar na semana de sobrevivência. Obviamente que nessa atividade suas receitas devem ser maior que suas despesas para que você obtenha um lucro e utilize este lucro para comprar comida ou qualquer outra coisa que for útil para passar na semana de sobrivência. Sinceramente não foi nosso caso, pois gastamos mais do que vendemos e tivemos um pequeno prejuízo no final, mas a experiência foi divertida.

Acabamos desenvolvendo um joguinho The Herocoin Hunter que utilizava o dispositivo Leap Motion como controle. Para quem não sabe o Leap Motion detecta o movimento de suas mãos fazendo com que você controle objetos na tela sem precisar tocar em nada. Todo mundo gostou e brincar com o joguinho e vários pagaram para tentar o prêmio. O objetivo do jogo era coletar mais de 20 bitcoins.

Renato 6

Feira DraperU.

Nessa feira até mesmo Tim Draper entrou na brincadeira vendendo sua capacidade de ler mentes por $1.

Renato 7

Tim draper na feira DraperU.

Tivemos até mesmo que escrever nas paredes 101 coisas que gostaríamos de fazer antes de morrer:

Renato 8

Atividades da DraperU.

E “vender” bicicletas na Universidade Stanford com o projeto Freebike.

Renato 9

Renato Xavier em Stanford vendendo bikes.

Entre uma e outra atividade, vamos descobrindo esse maravilhoso universo da tecnologia, da cultura, da inovacão, da criatividade, e por aí vai, onde simples analogias podem ilustrar difíceis conceitos, como na imagem abaixo onde Alex Filipenko fala sobre a expansão do universo, ao mesmo tempo que expande nossas mentes para pensarmos além do usual.

Renato 10

Palestra na DraperU.

Conhecimento técnico também é bem vindo por isso temos introducão a impressão 3D, com direito a demonstracão ao vivo, um conceito que a cada dia está mais difundido no mundo.

Renato 12

Aula DraperU.

Robótica e sua atuacão nas mais diversas áreas, como: Manufatura, Logística, Medicina, Serviços (incluindo militares), Agricultura, etc. Um destaque aqui para as 7 tecnologias que são poderosas quando combinadas: Inteligência Artificial, Computação nas nuvens, Sensores, Internet das coisas, Robótica, Análise de dados e Open Source — O legal é que geralmente os robos utilizam-se de todas.

Renato 11

Aula DraperU.

Conhecendo ferramentas para facilitar nosso trabalho no desenvolvimento da startup, como pode ser visualizado na imagem abaixo.

Renato 13

Palestra DraperU.

Aprendemos até mesmo a arte do Grafite.

Renato 14

Atividades da DraperU.

Renato 15

Atividades da DraperU.

Ouvimos histórias interessantes de fundadores de empresas geniais e inovadoras.

Renato 16

Palestra DraperU.

E claro, sempre temos mentorias sobre nossos projetos. Afinal, eles devem ser apresentados para um painel de investidores no final do programa.

Outra coisa interessante de se passar 7 semanas na Draper University é a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro, isso não tem preço. O mapinha abaixo mostra de onde os estudantes já vieram. Fico feliz em estar entre os 3 primeiros brasileiros a fazer este programa, e convido você leitor a fazer ou a incentivar outras pessoas a fazê-lo.

Renato _18

Aula DraperU.

Logo, se você está pensando em mergulhar no universo empreendedor, sair da zona de conforto, fazer coisas que nunca faria na vida e ainda passar uma temporada no Vale do Silício, recomendo fortemente para que você aplique para a Draper University. Se quiser ter mais informacões estou pronto para ajudá-lo. Entre em contato comigo pelo e-mail: renatoxavierlima@gmail.com

E aí, deu vontade de despertar o super Herói dentro de você?  Conhece outros cursos tão bacanas quanto o do Renato? Compartilhe com a gente.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s