H1-B: Saiba tudo sobre o visto mais desejado pelos estrangeiros que sonham em trabalhar nos Estados Unidos

O que é o visto H1-B?

O visto H1-B é destinado à profissionais qualificados com formação universitária ou experiência de trabalho equivalente à um bacharel. Por exemplo, se a pessoa não tiver o diploma, cada três anos de experiência equivale a um ano de estudo universitário. Se tiver experiência e diploma, as chances de obter o visto são ainda maiores.

O que é preciso para se candidatar para o visto H1-B?

O visto H1-B está atado ao empregador. Isso significa que você deve ter um empregador representante para se candidatar. Além de ter formação e/ou experiência na área e um excelente conhecimento do idioma – inglês.

A oferta de emprego

Para haver uma oferta de emprego pressupõe-se que não há trabalhador legal nos EUA disponível para preencher aquele posto. A empresa publica a vaga e todas as qualificações necessárias para o candidato e havendo a ausência, ela comprova para o governo Americano que precisa contratar um profissional estrangeiro que preenche os requisitos da vaga. Esta ausência de mão-de-obra nos EUA é comprovada por meio de um processo denominado Labor Certification (LCA), o qual examina a oferta de emprego em um mercado específico, a fim de certificar a falta de um residente legal naquela região com as qualificações exigidas, assim, eles confirmam que nenhum trabalhador americano estará sendo prejudicado. Os requisitos são os seguintes: o emprego existe;

 não há trabalhador legal disponível para preenchê-lo;

 não há restrição à vaga;

 o salário será o mesmo de um cidadãoAamericano para aquela função.

H1B

Visto H1-B

Quais são os profissionais legíveis para o visto H1-B?

Como o Vale do Silício tem muita oferta e pouca demanda para profissionais de tecnologia, a maior parte dos vistos são concedidos a engenheiros – principalmente os de software, programadores, analista de sistemas e demais profissões relacionadas TI. No entanto, também existe oferta para professores, advogados, contadores, enfermeiras, analistas de mercado, analistas de negócio, economistas, administradores, profissionais da saúde, entre outros. O visto é concedido a todos estes profissionais de diversos países em todo território Americano.

Como funciona o sistema de cotas do H-1B?

Todos os anos, USCIS oferece 65.000 mil vistos H-1B e uma cota adicional de 20.000 é oferecida para aqueles candidatos que têm mestrado nos Estados Unidos. Exatamente no dia 1 de abril de cada ano, o USCIS começa a receber as solicitações de visto para o ano fiscal seguinte. Portando a empresa deve aplicar neste dia. Qualquer petição enviada antes dessa data é rejeitada. E acredite, geralmente a cota desse visto é atingida no primeiro dia!

Quanto tempo leva para conseguir um visto H1-B?

Para aprovar o visto H1-B o prazo é de 30 a 120 dias. No entanto, para garantir aprovação ou determinação da petição em 15 dias, o candidato pode pagar uma taxa de U$1.000,00 adicionais para aceleração do processo.

Como é o processo do H1-B?

O processo de H-1B é complexo e exige muitas horas de trabalho, muitos documentos, traduções, entre outras coisas.  Geralmente a empresa conta com diversos advogados especializados em imigração para fazer a aplicação, eles preenchem todos os formulários e documentos relacionados a vaga e se responsabilizam pelos custos, enquanto o candidato busca os documentos solicitados, por exemplo, histórico escolar, diploma, referências de trabalho – tudo traduzido para o inglês. Esse tipo de processo requer também aprovação da posição e salário pelo departamento de trabalho americano, um passo adicional que requer tempo para a preparação.  Esperar a última hora é a pior coisa que as empresas e os candidatos a qualquer visto para os Estados Unidos podem fazer.

Uma empresa recém-inaugurada pode solicitar um H1-B para um estrangeiro?

Entre os maiores solicitantes de visto H1-B, estão as gigantes como Microsoft, IBM, Google e Apple. No entanto, startups também podem fazer a solicitação. O importante é que a empresa prove que tem capital suficiente para pagar o salário mínimo da categoria, o qual é determinado pelo departamento de trabalho, e também que não depende inteiramente de mão-de-obra estrangeira.

Quando o profissional estrangeiro pode começar a trabalhar para a empresa americana?

Uma vez que o visto é aprovado, o profissional estrangeiro pode começar a trabalhar no dia 1 de outubro do ano em que a petição foi aprovada, ou após esta data.

Qual a duração do H1-B?

O visto H-1B tem a duração inicial de três anos, sendo que o mesmo pode ser renovado apenas uma vez, por mais três anos. Depois deste período, o portador do visto tem que passar ao menos um ano no seu país de origem se quiser retornar usando esse mesmo visto.

Como o portador do H1-B pode se tornar um residente permanente dos Estados Unidos?

Caso o portador do H-1B queira obter um “green card” ou residência permanente nos Estados Unidos, a empresa que o contrata pode solicitar um visto de imigrante para este profissional. Enquanto o visto de imigrante está pendente, mesmo que o período máximo com o visto H-1B seja atingido (6 anos), esse visto poderá ser renovado ano a ano até a decisão final sobre a concessão do “green card”.

Os familiares do portador do H1-B podem acompanhá-lo aos Estados Unidos?

Sim. As crianças menores de 21 anos e o cônjuge do portador do H-1B podem morar e estudar legalmente nos Estados Unidos, o visto dos familiares é chamado H4. Após um ano residindo no país, aqueles que estiverem estudando em faculdades estaduais, tanto o portador de H-1B ou H4, tem o direito de pagar a mesma mensalidade que os portadores de “green card” e cidadãos americanos pagam, a qual é bem inferior a mensalidade paga por estrangeiros com vistos de estudante. No entanto, quem possui o visto H4 não pode trabalhar nos Estados Unidos.

Fonte: Understanding H1-B Requirements.

Visto H1-B para profissional estrangeiro – Advogada Iara Morton.

Anúncios

12 comentários sobre “H1-B: Saiba tudo sobre o visto mais desejado pelos estrangeiros que sonham em trabalhar nos Estados Unidos

  1. Pingback: Porque é tão difícil conseguir um emprego no Vale? |

  2. Pingback: Experiência Profissional – como estagiar na sua área de formação na Bay Area. |

  3. Pingback: Quero morar nos EUA ! | Morar nos EUA

  4. Pingback: Comprar um carro novo, usado ou fazer um lease? |

  5. Pingback: 7 dicas valiosas para quem quer vivenciar o ambiente de startups no Vale |

  6. Pingback: Vale a pena largar tudo para viver o sonho americano no Vale do Silício? |

  7. Pingback: Qual visto eu preciso? | Acontece no Vale

  8. Pingback: Quer morar nos Estados Unidos? Entenda como você pode imigrar! | Acontece no Vale

  9. Pingback: 5 passos para começar sua carreira internacional - Vida e Carreira

  10. Pingback: Estudante, entenda como obter sua permissão para trabalhar nos Estados Unidos | Acontece no Vale

  11. Pingback: Minha formação é tecnológica e não bacharelado. Posso aplicar para o H1-B? | Acontece no Vale

  12. Pingback: Missão no Vale do Silício | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s