Confira como foi a eleição para presidente no Consulado Geral do Brasil em São Francisco

Ontem foi um dia agitado no Consulado Geral do Brasil em São Francisco.

Nas últimas eleições o número de eleitores registrados neste consulado ultrapassava a margem de 4 mil, e este ano o número quase que dobrou, foram aproximadamente 7500 eleitores cadastrados para votar em São Francisco. vale lembrar que  Consulado Geral do Brasil em São Francisco é o responsável por atender toda a parte norte da Califórnia – de Santa bárbara para cima, o estado do Oregon, Washington e Alasca, portanto teve até famílias que vieram de avião para exercer o seu ato de cidadania.

Ás 7 horas da manhã o consulado já estava aberto para receber os mesários que eram voluntários e vieram contribuir nas eleições, mas ás 6:30 da manhã, já tinha eleitor aguardando para entrar. É mole?

A eleição iniciou ás 8 horas, com diversas seções. Como muitos fizeram a transferência do título de eleitor neste último ano, tinha um mural na porta de entrada com o nome de todos os eleitores e suas respectivas seções para agilizar o atendimento. Ao chegar na seção, era necessário mostrar um documento com foto, apresentar ou retirar o título, assinar e votar. Como no exterior o voto era apenas para presidente, o processo era super simples e em aproximadamente 2-3 minutos cada eleitor já estava com o comprovante da votação em mãos.

O único problema é que o prédio onde o consulado se encontra, estava aberto neste domingo apenas para atender o consulado brasileiro. Assim, ao invés de 6 elevadores que funcionam normalmente no local, apenas 2 foram disponibilizados para a eleição, ou seja somente 20 pessoas por vez, sendo 10 pessoas por elevador. Os responsáveis tentaram deixar outros elevadores disponíveis, mas alegaram que era uma questão de segurança, e não era possível manter mais de 2 elevadores funcionando. E apesar de ser no terceiro andar, as escadas não poderiam ser utilizadas pois são para fins de incêndio, e só em situações extremas – como no caso de fobia, alguns eleitores puderam subir através delas, e mesmo assim, acompanhados por seguranças.

fila consulado

Filas na eleição em San Francisco

Depois de algumas horas, se formou uma super filinha que virava 3 quarteirões e exigia uma espera de 30 minutos até 2 horas para chegar a cabina de votação. E como sempre, teve pessoas super educadas que compreendiam a situação, agradeciam os voluntários e até mencionavam: “isto é sinal de um povo com sede de mudanças”, que legal ver a comunidade toda aqui. Assim, como outros saiam cuspindo fogo e dizendo que era uma falta de organização, uma vergonha, como tudo no Brasil. Enfim, vai dizer o que para um cidadão destes? Como se aquela atitude fosse mudar alguma coisa! Não esquece que justificar voto também é um direito do cidadão!

Depois das 3 horas da tarde, a fila diminuiu consideravelmente e ás 4 não haviam mais filas. Dentro do consulado, tudo ocorreu civilizadamente. Ás 5 horas em ponto a votação foi encerrada e os resultados foram divulgados logo depois. O Aécio Neves ficou com 56%, a Marina Silva com 25% e a Dilma Rousseff com 11%. Os demais candidatos ficaram entre 2% e 0%.

Neste momento, como a diferença entre o Brasil e a Califórnia são de 4 horas, a mídia já tinha divulgado que até então, o segundo turno seria entre Aécio e Dilma, o que foi confirmado após a contabilização dos votos no exterior.

wmX-900x600x4-53ab38ae41044059ecb188f0aae4b942add3849a7d24b

Aécio vs Dilma

Portanto, dia 26 de outubro tem mais! Vamos conferir o segundo turno em breve.

E o seu voto vai para quem?

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s