Quer estudar nos Estados Unidos? Entenda qual é o melhor visto!

Está indo estudar mas não sabe qual é o visto mais adequado? Entenda as diferenças entre os vistos F1 e B1/B2 e as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Visto de turismo vs Visto de estudante

visto 2

Visto americano.

Visto de Turismo

Com o visto de turista ou negócios B1/B2, é possível estudar de forma recreacional desde que a carga horária do curso não ultrapasse 18 horas semanais. Este visto é ideal para quem vai aos Estados Unidos fazer turismo e quer aproveitar a viagem para fazer um curso. Se este é o seu objetivo: vá como turista.

Vantagens do visto de turismo

  • O visto é menos burocrático e mais barato que o de estudante;
  • A duração do visto é 10 anos;
  • Se por acaso você decidir esticar uma viagem de fim de semana e faltar 3 dias na escola, não será notificado;
  • Você pode se matricular assim que chegar nos EUA; (pode ir pessoalmente nas escolas e pedir para fazer uma aula antes de efetuar a matrícula).

Desvantagens do visto de turismo

  • Após a entrada no país com visto de turista, sua permanência será de apenas 6 meses nos Estados Unidos, o processo para estender o visto de turismo ou alterar o visto de turismo para estudante pode demorar até 6 meses, é burocrático e não é garantido.
  • Diversas escolas públicas, não aceitam turistas, o que pode dificultar na hora de tentar se matricular em um curso gratuito.

Visto de Estudante

Se a proposta da sua viagem é adquirir fluência no idioma,  fazer um curso com carga horária intensiva, com mais de 18 horas semanais e sua pretensão é viajar somente somente nos fins de semana e nas férias, o visto de estudos -F1 é o mais recomendado.

visto

Visto americano.

Para obter o status de estudante é necessário estar matriculado em alguma instituição de ensino nos Estados Unidos que seja autorizada a emitir o I-20.

O I-20 é um documento gerado pelo SEVISStudent and Exchange Visitor Information System que é o um sistema do governo que gerencia os estudantes internacionais. Uma vez que a escola emite este documento, ela precisa submeter a presença do aluno constantemente para Homeland Security para comprovar que o indivíduo está realmente frequentando as aulas. Portanto, caso o aluno não esteja presente durante 20 horas semanais e não der justificativas, a escola notifica o governo, o aluno recebe uma notificação e depois da terceiro aviso, ele é convidado a se retirar do país e tem o visto cancelado.

Vantagens do visto de estudante

  • O aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto, (e somente nela) part-time. Porém há alguns tipos de restrições a serem consideradas: A carga máxima de trabalho é de 20 horas por semana, sendo que normalmente o salário é baixo, apenas para cobrir custos e não para fazer dinheiro. É necessário atingir acima de 80%  de presença e notas para poder continuar estudando e trabalhando com um visto F-1. Mas lembre-se: o trabalho é uma possibilidade, o emprego não é garantido.
  • O aluno pode trabalhar após cursar uma determinada carga horária em curso universitário com o OPTOptical Practical Training.
  • Caso o aluno decida extender sua permanência nos Estados Unidos, o processo é bem simples. É necessário permanecer na escola e pedir a renovação do I-20, (a própria escola emite este documento). Com o I-20 válido, o aluno estará legal no país independente do visto ter expirado. Caso aluno optar por transferir para outra escola, basta emitir um novo I-20 com a nova escola e cancelar o antigo com a escola atual que você permanecerá legalmente como estudante. Somente se decidir voltar ao Brasil com I-20 expirado, é que sera necessário pedir pelo novo visto F-1 novamente no consulado Brasileiro.

Desvantagens do visto de estudante

  • Todo o processo de matrícula deve ser realizado diretamente do Brasil, a escola irá enviar a documentação necessária que deverá ser apresentada ao consulado;
  • Se o aluno optar por fazer um ano acadêmico diretamente com a escola ou universidade, tem que quitar o curso antes para receber a documentação;
  • O aluno é responsável por pagar as taxas da emissão do I-20;
  • O visto de estudante é fornecido de acordo com o tempo do curso, se o estudante comprar 8 meses de curso, por exemplo, provavelmente terá o visto com duração de 10 meses, (60 dias é o Grace period – que é o tempo que o governo concede aos estudantes para viajar após o curso), se depois deste período ele sair dos EUA, terá que retornar ao consulado fazer um novo visto;
  • O aluno obrigatoriamente precisa frequentar a escola por no mínimo 20 horas semanais, a ausência pode resultar em cancelamento do visto.

Dica:

Pedir para alterar o visto pode ser mal visto perante o governo. Enquanto um visto emitido no Brasil leva em média 20 dias, a alteração nos Estados unidos pode levar mais de 6 meses. Portanto venha com o visto adequado para evitar contra-tempos.

Leia mais sobre este vistos:

Anúncios

6 comentários sobre “Quer estudar nos Estados Unidos? Entenda qual é o melhor visto!

  1. Pingback: Porque é tão difícil conseguir um emprego no Vale? |

  2. Pingback: Tudo que você precisa saber sobre as escolas de inglês no exterior |

  3. Pingback: Qual visto eu preciso? | Acontece no Vale

  4. Pingback: A melhor experiência da minha vida, confira o depoimento do Intercâmbio do Douglas! | Acontece no Vale

  5. Ola, tenho uma dúvida.
    Vou estar indo para Orlando agora em setembro, porem uma amiga que mora em New York me chamou para ir para la fazer alguns cursos de inglês e tentar um serviço temporário por la para me manter financeiramente por esse período que estiver por la. o que eu devo fazer tendo que conta que eu já tenho o visto turista?
    Obrigada

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s