Precisa dirigir na Califórnia? Saiba como fazer sua carteira de habilitação

A carteira de motorista é chamada de driver license nos Estados Unidos. Aqui como cada estado tem sua regras, existe uma carteira de habilitação diferente para cada um deles. Uma pessoa pode dirigir com a sua carteira da Flórida na Califórnia, por exemplo, mas se ela se mudar para a Califórnia é obrigada a ter a carteira de motorista do estado em que ela reside.

driver_license

Driver License – Califórnia

Brasileiros que vem para os Estados Unidos como turistas podem dirigir com a sua carteira de habilitação do Brasil enquanto estiverem passeando por aqui. No entanto, se a pessoa vier morar na Califórnia, as regras são outras. Quem for residente, obrigatoriamente precisa obter a carteira de motorista da Califórnia para dirigir legalmente. A carteira do Brasil neste caso é válida por apenas 10 dias, já a carteira de habilitação internacional não é reconhecida pelo estado da Califórnia de acordo com o DMV.

Como fazer sua driver license na Califórnia

A driver license regular aqui é conhecida por classe C e custa somente $33 dólares. (Valores jul/15). O processo é muito simples, confira o passo-a-passo:

1. Agende um appointment

Entre no site do DMVDepartment of Motor Vehicle, que é o Detran daqui, e marque um appointment, ou seja faça um agendamento na cidade que for mais conveniente. No site tem a lista com o endereço de todos os DMV’s. A dica é, quanto menor a cidade, mais rápido será o atendimento.

2. Vá ao DMV

No dia agendado, compareça ao DMV com os seus documentos:

  • Passaporte;
  • I-94 (você mesmo emite seu I-94 no site);
  • Social security;
  • I-20 (nos caso de estudantes);
  • CNH brasileira (se você tiver, leve);

Note que eles irão te atender na hora do seu agendamento, não adianta chegar uma hora antes lá.

3. Conferência da documentação

Primeiramente irão conferir sua documentação e te dar um formulário para preencher, o DL 44, além de uma senha. É simples, mas é preciso preencher sua altura, peso, cor dos olhos, cor do cabelo, tipo de sangue, se quer ser doador de órgãos ou não, e precisa fornecer o endereço completo. Portanto, tenha estes dados em inglês para facilitar. (50 kg = 110,23 lb, 1,60m = 5,24 ft). Se você não souber suas medidas, faça as conversões antes na internet para facilitar o preenchimento.

4. Atendimento e exame de vista

Quando a sua senha for chamada, os dados do formulário são lançados pelo atendente no sistema, você paga a taxa de $33 (Valores jul/15), tira as digitais, assina e já faz o exame de visão ali mesmo. O exame é muito simples, são três folhas gigantes com letras e números que dá para ver da esquina, você tapa um dos olhos com uma folha e a pessoa diz, folha 1, linha 3 – aí você lê as letras e diz qual é. Se a pessoa não tiver algum problema sério na vista, é “mamão com açúcar”.

5. Foto

Terminando a etapa acima, você irá para outra filha fazer a fotografia. Portanto, vá ajeitadinho! E sim, você pode sorrir 😀

6. Prova teórica

A próxima fila é a da prova teórica. Embora tenha câmeras de segurança, é um espaço aberto, separado apenas por uma divisória entre os computadores, é de pé mesmo. A prova tem 36 questões e 6 é número máximo de erros. Se você errar mais do que pode, a prova termina automaticamente. Caso tenha mais de 6 erros, o teste poderá ser realizado, mais 2 vezes, não necessariamente no mesmo dia. Veja alguns exemplos da teórica e baixe sua apostila para estudar. Vale lembrar que o teste está disponível em diferentes idiomas, inclusive português de Portugal.

7. Agendamento da prova prática

Passando no teste teórico, o processo é semelhante ao da prova prática, você deve fazer um novo agendamento e comparecer no DMV no dia e horário agendados. A grande diferença, é que aqui o teste é realizado diretamente com o seu carro e você já deve saber dirigir. Caso não tenha carro, aluga ou empresta um para o dia do teste. O carro claro, precisa estar com os documentos e o seguro em dia.

Carro alugado

Se você locar o carro, avise na locadora que vai fazer o teste do DMV, eles vão fornecer uma cartinha dizendo que estão cientes que o carro foi alugado para este fim (é só mencionar que precisa da carta na locadora que eles já tem uma padrão  e sabem do que se trata), é bem fácil. Além disso, certifique-se de adquirir o seguro completo neste dia (é obrigatório). Separe a carta, o seguro e os documentos que eles irão checar estes itens na hora do teste.

8. Teste prático

O teste prático dura de 10 á 20 minutos, é bem simples e dificilmente alguém terá problemas se já dirige no Brasil. No primeiro momento, a pessoa que avalia fica do lado de fora do carro e pede para ligar a seta esquerda, direita, freiar, estas coisas. Depois já dentro do carro, ele pede para ver os documentos e seguro e pergunta onde é o desembaçador dianteiro e trazeiro, limpador do pára-brisa, entre outros itens que qualquer motorista deve conhecer. Após o teste o condutor já recebe o resultado e ganha uma permissão para dirigir. No prazo de até 30 dias a carteira é enviada para o seu endereço.

Dicas

  • Verifique todos os dados quando receber esta permissão provisória, pois se for necessário qualquer alteração no seu nome ou endereço, seu documento vai demorar o dobro;
  • A carteira é válida de acordo com a validade do seu I-94 e precisa ser renovada se este prazo expirar;
  • Estude para as provas! Em ambos os testes, é preciso estudar. Não adianta ir lá sem ler a apostila e sem entender as regras, muitos brasileiros reprovam!
  • Assista os vídeos da prova prática para estar atento aos principais erros cometidos e tentar evitá-los. E mesmo dominando o idioma, dê uma revisada no vocabulário porque é essencial conhecer algumas palavras. Diversos vídeos sobre as provas, tanto a teórica como a prática estão disponíveis no Youtube. Vale conferir!

E você já possui a sua driver license?  Conte como foi a sua experiência!

Fonte: DMV.

Anúncios

47 comentários sobre “Precisa dirigir na Califórnia? Saiba como fazer sua carteira de habilitação

  1. Pingback: Como renovar sua driver license? Bem simples! | Acontece no vale

  2. Oi! Achei ótimo o seu post, porém, não entendi uma coisa: ok para o I94 mas e o social security?
    No meu caso, vou ficar por lá alguns meses mas com certeza não terei o SS… Nesse caso, entro no AB60, correto? Sabe me dizer os documentos necessários nesse caso?
    Obrigada!

    Curtir

    • Oi Karen. Qual é o seu visto? Você pode fazer a carteira sem o SS dependendo do seu visto. Turistas por exemplo não podem tirar a driver license.
      Maiores informações sobre a documentação estão disponíveis no site do DMV conforme o post.

      Curtir

  3. Pingback: Saiba o que você precisa para abrir uma conta bancária nos Estados Unidos. |

  4. Olá Waldana, parabens pelo seu post! Foi bem esclarecedor!!
    tenho uma duvida, a partir de janeiro de 2015 o estado da CA liberou a emissão de carteira de motorista para “qualquer pessoa” que necessariamente precisa ter os documentos a que voce se refere.
    Eu visito os EUA com certa frequencia, possuo SSN, porem meu visto é business B2 no momento. Não possuo residencia fixa, voce sabe como proceder nesse caso? alguma informação que possa me ajudar?
    Justamente uma drivers license ajudaria para não precisar andar com o passaporte a toda hora e lugar.
    A propria State ID serviria… voce sabe algo a respeito?
    obrigado e novamente parabens pelo post!

    Curtir

    • Oi Henrique,

      Se você tem SSN é possível fazer sua Driver License, no entanto a validade será de acordo com o tempo que você estiver autorizado a permanecer nos Estados Unidos. No caso do visto de business ou turismo, geralmente o tempo para permanecer nos EUA é 6 meses, aí a validade da sua carteira de motorista será do dia que você for aprovado nos testes até esta data. Depois tem que ficar renovando (a validade será sempre de acordo com seu I94).

      O ideal no seu caso é fazer o ID, é só marcar o appointment, pagar a taxa, tirar uma foto e em 2 semanas no máximo você recebe o documento.
      http://www.dmv.org/ca-california/id-cards.php#Apply-for-an-ID-Card-in-California

      O consulado do Brasil faz também a carteira consular, é gratuito e bem simples de fazer, no entanto o sistema para emissão deste documento está fora do ar aqui em San Francisco e sem previsão para voltar ao normal, se você tiver oportunidade de ir a outro consulado é a melhor solução, é válido como se fosse seu passaporte.

      Um abraço,
      Wal.

      Curtir

  5. Pingback: Não corra o risco de perder seu passaporte, faça seu ID! |

  6. Pretendo ir com o meu passaporte europeu para Los angeles, (Com este passaporte posso ficar 3 meses para visitar). Mas a minha intenção é morar lá. Como turistas não podem tirar a drive license, eu teria que residir em LA correto? (Sei que posso dirigir com minha CNH do Brasil durante este período, mas o meu objetivo é pegar a “permanente”.)

    Vi vários casos de pessoas que conseguiram comprovar que moram lá, pagam aluguel etc… e que conseguiram tirar a drive license, mesmo tendo visto apenas de turista. Isso é verdade?

    Obrigado, e parabéns pelo post! Fui muito esclarecedor e bem escrito.

    Curtir

    • Oi Lucas, obrigada pelos elogios.
      Olha, o que o site do DMV menciona é: Non-US Citizens with visitor VISA status are not eligible to obtain a driver license. Portanto, turistas não podem tirar a driver license – já que ela é vinculada ao seu visto e social security. De qualquer forma, este documento terá a validade do seu I94, então se você puder ficar 3 meses, esta será a validade do seu I94 e consequentemente da sua driver license. Depois que sua driver license expirar, é preciso apresentar novamente o I94 válido para renová-la, a qual terá a validade de acordo. Um abraço.

      Curtir

  7. Olá. Tudo bem Parabéns pelo seu post.
    E excelente e auto explicativo.

    Poderia me ajudar com outra coisa.

    Eu fiz o teste de pratica e passei. Mas nao passei na no teste de visao porque eh muito fraca de um olho. Entao me pesiram para ir no medico e pegar um laudo. Fiz isso e volteil lá. Mandaram eu agendar e levar alguem que twnha DL da Califórnia. Fiz isso tbm. Porem no dia do teste disseram que eu tinha que marcar VDT vision drive teste. E nao achei ninguém que mw explicasse isso. Tentei marcar lá tbm nao consegui falaram que e por telefone. Mas eu nao tenho inglês suficiente para lidar com esses detalhes.

    Saberia me dizer que teste e este? Oque tem diferente Teste drive das pessoas que nao passaram pelo oftalmologista .?

    E como faço isso? To me sentido perdida e preciso da DL urgente.

    Curtir

    • Oi Iolanda. Poxa, infelizmente eu não faço ideia de como você pode fazer isto? Você faz parte do grupo das Brasileiras do Vale no Facebook? Joga sua dúvida lá que com certeza alguém já passou por isso, provavelmente alguém vai ajudá-la.

      Curtir

  8. Pingback: Comprar um carro novo, usado ou fazer um lease? |

  9. ooii tudo bem? Mto bom o blog
    Eu não tenho carteira aqui no Brasil, e vou a Miami agora em abril e fico até outubro. Eu posso tirar uma carteira lá para dirigir nesses 6 meses? Ou só tirando aqui no Brasil mesmo? Obrigada

    Curtir

    • Oi Kamilla,

      Você pode dirigir com o visto de turista durante 6 meses com a carteira de motorista do Brasil.
      Com visto de turista não é possível tirar a driver license nos EUA. O que dá é pra fazer é tirar a carteira internacional, mas neste caso você vai precisar apresentar a sua CNH do Brasil. Resumindo, você precisa tirar sua carteira no Brasil o quanto antes, se não será difícil dirigir em qualquer lugar.

      Curtir

  10. vc sabe se tem como eu tirar uma carteira em Miami sem ter uma cnh brasileira? Estou indo passar 6 meses lá mas n tenho habilitação brasileira.

    Curtir

  11. Olá, eu tenho o visto de intercambista e vou morar na california por um ano. Nesse caso, por ser residente, eu poderia tirar a DMV mesmo sem ter carteira de habilitação no Brasil?

    Obrigada!

    Curtir

    • Olá Juliana,

      DMV é o nosso Detran daqui, você quis dizer tirar sua driver license, correto? Ter ou não CNH no Brasil não importa para fazer a sua carteira de motorista aqui. No entanto, você deveria ter um Social security number, mas como estudante você não é legível para ter este documento, há não ser que consiga uma vaga de trabalho na instituição em que for estudar e eles solicitem o social security para você. Sem ser legível para emissão do SSN, você vai precisar de um documento do país que contenha sua data de nascimento e que comprove que você está legal aqui, conforme mencionado no site do DMV: “If you are legally present in the US, but ineligible for an SSN, you are exempt from SSN requirements. However, you must still provide an acceptable birth date/legal presence document for any DL/ID card application OR provide a valid SSN.”. No site que segue você pode verificar os documentos que são aceitos neste caso: http://www.dmv.ca.gov/portal/dmv/?1dmy&urile=wcm:path:/dmv_content_en/dmv/dl/dl_info#SSN.

      Um abraço,
      Wal.

      Curtir

  12. Olá tenho uma dúvida, não especificamente sobre a Califórnia, mas apreciaria muito se pudesse me ajudar.
    Minha dúvida é se para Idaho eu também posso utilizar minha carteira de motorista brasileira, uma vez que vou como visto b1/b2

    Curtir

    • Oi João Paulo,

      Sim, você pode utilizar sua carteira de motorista do Brasil. Pode alugar carro com ela sem problemas.
      Mas cada estado tem umas regras específicas, o ideal é você verificar diretamente as regras para IDAHO no DMV do estado. Na Califórnia por exemplo a carteira internacional não é aceita, enquanto em alguns lugares ela é exigida para estrangeiros. Via de regra você pode utilizar a sua do Brasil por 6 meses, mas verifica direitinho com o DMV de Idaho para não ter nenhuma surpresa.

      Um abraço,
      Wal.

      Curtir

  13. Olá.
    Meu filho irá morar nos EUA com visto de estudante, pois irá fazer o quarto ano do High school, em San Diego. Ele poderá fazer a carteira de motorista lá, tendo 17 anos?
    Obrigada

    Curtir

  14. Ola.
    Estou na CA, cheguei a 30 dias e irei ficar ate dezembro. Estou com visto de turista aqui, tenho CNH brasileira. Eu preciso fazer a driver license para poder dirigir aqui ou se andar com minha CNH e passaporte nao tem problema? O que tenho que fazer?

    Obrigado pelo post! Muito esclarecedor. Parabens

    Curtir

      • Mas to na casa de uma familia e eles tem carro. Eu posso dirigir ele normal? Ou preciso fazer seguro pra poder dirigir?

        Obrigado pelo esclarecimento!

        Curtir

      • Petrus,

        Depende do seguro que a família possui. No meu seguro por exemplo, cobre se outra pessoa dirigir desde que eu esteja no carro 70% do tempo (quando viajei com o meu irmão, eu confirmei com a seguradora para não ter problemas e foi a instrução que me passaram – ps, peça por escrito! Se eu e meu marido dividimos o mesmo carro sozinhos, os dois precisam estar adicionados na apólice do seguro para ter a cobertura. O ideal é você conversar com a família e questionar a seguradora. Tem cartões de crédito que possuem um excelente seguro para o carro, mas só valem para residentes e não para turistas, então não cobre no seu caso. Provavelmente você terá que fazer um seguro a parte ou eles deverão te incluir no seguro deles.

        Curtir

  15. Bom dia !

    Eu sei que em alguns estados msm o imigrante ilegal consegue tirar a drive’S licenses, conheço pessoas que tiraram em Merylan por exemplo, eles me disseram que em Merylan pedem a CNH do Brasil, porem eu não tenho habilitação no Brasil, é possível tirar a Drive’s Licenses sem a CNH do brasil em algum desses estados que permitem até msm o imigrante que esta fora de status ?

    Curtir

    • Pedro,

      Você consegue tirar sem ter a CNH do Brasil, mas não com o visto de turismo. Eu conheço apenas as regras da Califórnia, não sei te dizer como funciona em outros estados e nem como os imigrantes ilegais fazem. Se eles virem seu status de turismo e a validade do seu I94 por apenas 6 meses já vai ser bem difícil de fazer. Além do mais você precisará do social security, e turistas não são legíveis para ter este documento.

      Um abraço,
      Waldana.

      Curtir

  16. Olá,
    Gostei muito da sua postagem, está bem esclarecedora. Mas tenho uma dúvida, espero que você possa me ajudar!

    Não tenho habilitação no Brasil. Estou indo para Califórnia e pretendo ficar por um bom tempo! Gostaria de tentar um visto de estudante em breve, mas caso eu não consiga, irei ficar ilegal mesmo!

    Gostaria de saber se posso tirar minha Driver License na Califórnia com meu visto de Turista, mesmo não tendo carteira brasileira. O processo seria o mesmo? Eu tenho que assistir alguma aula, já que não tenho a carteira brasileira?

    E se eu ficar ilegal, posso tirar a DL depois? Pois foi aprovada a lei AB 60, que permite que qualquer pessoa tire a DL.
    Em Maryland, por exemplo, apenas depois de 2 anos fora de status morando em Maryland que pode ser tirada a DL. Na Califórnia é assim também?

    Desculpe tantas perguntas!!!! Espero que você possa me ajudar! 😀

    Beijocas 🙂

    Curtir

    • Oi Beatriz. Algumas pessoas dão o seu jeitinho, mas segundo as regras com o visto de turista não é possível tirar a DL e de qualquer forma, ela será válida de acordo com a validade do seu I94. Então por exemplo, se autorizarem você a ficar 6 meses no país com o visto de turista, esta será a validade da sua DL. Não sei te dizer como funciona caso você esteja ilegal.

      Bjão e boa sorte.
      Wal.

      Curtir

  17. olá, estou indo para california para ficar por 4 meses portanto com visto de turista, e tenho CNH brasileira
    Pelo que eu li nos comentarios eu tenho como conseguir tirar a DL provisoria, para os 6 meses que posso ficar legalmente nos USA certo ?

    Curtir

    • Oi Matheus. Sim vc consegue fazer a driver license. No entanto ela será valida pelo período do seu I94. Note que vc pode dirigir legalmente com sua CNH brasileira por 6 meses com o visto de turista.
      Att,
      Waldana.

      Curtir

  18. Oi, pretendo ir para NJ ou massachusetts com visto de turista e troca para o visto de estudante, mas n tenho CNH brasileira, queria saber se com o visto de estudante consigo tirar a DL no estado de NJ ou massachusetts??

    Curtir

  19. ola gostaria de saber se no dia da prova pratica o test drive. tem agendamento em espanhol .para quem não domina o inglês. como seria isso . já que fiz minha prova em espanhol e passei. agora estou com medo não entender no dia da pratica se a pessoa falar só em inglês.

    Curtir

  20. Ola Waldana, eu possuo a DL da California vencida em 2005, ou seja quando morei ai a mais de 10 anos atras. No caso eu tirei ela sem SSN. Se eu quiser renová-la eu posso? Será que eu consigo a DL normal de 5 anos como essa que eu tenho?
    Obrigado.

    Curtir

  21. Bom dia, tenho uma duvida, moro em Boston e queria me mudar pra Califórnia, mas não possuo social security, é possível tirar a drive license?

    Curtir

    • Olá Jonas,
      Sim. Você pode fazer sua DL, isto é o que fala a lei da Califórnia:
      The law requires the DMV to issue a California driver’s license to anyone who can satisfactorily establish California residency. If the driver cannot show proof of legal residency (with a social security number, for example), the license will have a “recognizable feature” to distinguish the license from those issued to legal residents. The law makes it illegal to discriminate against anyone who holds a driver’s license with that mark. The license may not be used for identification purposes.
      Fonte: http://immigration.procon.org/view.resource.php?resourceID=005535
      Att,
      Waldana.

      Curtir

  22. Pingback: Benefícios de ter um bom crédito | Acontece no Vale

  23. Oi gostaria de saber se mesmo eu morando na california mas com minha carteira de matrícula consular feita em boston posso tirar minha drive license na california ?

    Curtir

  24. O post esta muito bem escrito, agradeco muito!
    Minha esposa e eu estamos morando na California e temos a CNH. Estou procurando bastante mas nao acho quase nada de informacao sobre como o processo pode ser mais simples – ja ouvi de alguns que um ou outro dos testes se tornam desnecessarios se ja temos a CNH. Sabe me dizer?
    Muitissimo obrigado desde ja!

    Curtir

  25. Pingback: O que você precisa saber para dirigir na Califórnia | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s