Entenda quais são as formas mais simples de enviar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil

Muitas pessoas que moram nos Estados Unidos continuam com compromissos no Brasil e precisam enviar dinheiro freqüentemente para lá.  No entanto, cada empresa cobra uma determinada taxa e paga um valor diferenciado no câmbio. Conheça as maneiras de transferir seu dinheiro e as vantagens para economizar nas transações.

dolarxreal

1. Transferência entre contas

Bancos como o Bank of America, HSBC, CitiBank e o Banco do Brasil, por exemplo possuem agências internacionais.  Para fazer a transferência entre contas é necessário ter conta tanto no Brasil como no exterior para que o destinatário e o remetente estejam vinculados a estas instituições financeiras. A vantagem neste tipo de processo é rapidez para a liberação do dinheiro. No entanto, vale a pena se as transações forem de altos valores e frequentes, pois o custo com a abertura das contas e as taxas de serviços mensais são altas.

Não compensa para um estudante por exemplo, mas sim para um correntia que tem grandes valores para administrar.  Alguns bancos oferecem benefícios para clientes que tem uma renda alta, ou maiores investimentos aplicados no banco, neste caso, é possível enviar quantias para diferentes países através do internet banking e não há taxas para transferência entre contas de mesma titularidade.

2.  Western Union

western

Western Union é uma das empresas mais populares de remessas internacionais. Neste processo, é preciso  preencher uma ficha especificando o local, a quantia e o nome de quem irá receber o dinheiro. Após o preenchimento dos dados, será emitido um MTCN – sigla correspondente ao Número de Controle de Transferência Monetária, que permite o rastreamento de todo o processo pela internet.

É prático porque mesmo que a pessoa não tenha conta em banco a pessoa beneficiária pode retirar o dinheiro em uma agência autorizada. No Brasil o serviço é oferecido no Banco do Brasil e em diversas agências de câmbio e turismo, tais como: Action, Encantur, Fitta, Fair, Lastro, Novo Mundo, Ourominas, Renova, Turiscred, Turismo10 e Treviso. O valor geralmente é disponibilizado em até 24 horas após o envio.
Mas a desvantagem, são as taxas cobradas que muitas vezes não compensam. O envio de dinheiro através da Western Union pelo Banco do Brasil parte de 21 dólares para transferências de até 200 dólares e chega a 287 dólares para remessas superiores a 10.000 dólares, ou seja quanto menos dinheiro for enviado, mais cara será a taxa. O pagamento em espécie só é disponível até 4.000 reais, valores acima deste montante, precisam ser notificados ao banco com comparecer com 48 horas de antecedência.

3 – Wire Transfer – Transferência bancária por ordem de pagamento

Este processo nada mais é que uma transferência bancária, que pode ser feita em qualquer banco. O envio dos recursos é realizado por uma ordem de pagamento, conhecida como Wire Transfer.
Nesta transação é preciso informar os dados da pessoa que vai receber o dinheiro e o Swift code, que é o código do banco. A única vantagem deste processo, é que é seguro, já que é realizado entre duas agências bancárias. Porém, ambos – tanto quem transfere, como quem recebe o valor precisa pagar pelo serviço, mesmo não sendo correntista do banco contatado. A tarifa é conhecida como ordem de pagamento expedida.
Os bancos no exterior costumam cobrar de 20 a 40 dólares para fazer a remessa do dinheiro e no Brasil o valoraria de acordo com o montante,  podendo chegar a $100 em taxas. 

4-  E-conta – Conta eletrônica

cartao
Para transferir valores por uma conta eletrônica é necessário ter um cartão de crédito com a bandeira VISA (emitido no exterior) e, depois abrir uma conta via internet na Caixa Econômica Federal. Para abrir a chamada E-conta, é necessário ser maior de idade, residir no exterior e ter CPF e uma cópia do passaporte precisa ser enviada para a agência que pode levar até 30 dias para concluir a abertura da conta.
O limite mensal de é US$15,000.00, sendo que cada operação não pode ultrapassar R$10mil. Em cada transferência é cobrada uma taxa de 2,5% sobre o valor remetido, que é debitado no cartão de crédito do usuário. o dinheiro poderá ser transferido para qualquer conta da Caixa no Brasil ou mesmo ficar disponível para saque em uma agência do banco previamente selecionada e não é necessário que o beneficiário seja  correntista da instituição. O processo demora até 48 horas.

5. XOOM

xoom
Atualmente a forma mais conveniente de transferir o dinheiro é através da XOOM. Para realizar a transferência é necessário ter uma conta nos Estados Unidos- na qual o valor será descontado e uma conta no Brasil em que o valor será creditado. Antes mesmo do valor em dólares ser descontado da sua conta, o montante já estará disponível em reais.
Podem ser enviadas quantias de até $1.999,00 por transação, e a taxa cobrada para a transferência é de apenas $4,99. Outra vantagem é que esta empresas oferecem um bônus quando o cadastro é realizado e toda vez que você indica um novo usuário, ambos ganham. (geralmente é um gift card para compras na Amazon de $15.
Uma vez feito o seu cadastro, o website ou o app já sugerem os mesmos dados, e o envio é muito simples, prático e rápido.

Qual é o melhor meio de enviar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil na sua opinião? Compartilhe!

Anúncios

8 comentários sobre “Entenda quais são as formas mais simples de enviar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil

  1. Amigo, existe uma pessoa nos E.U.A que quer enviar uma quantia de dinheiro para mim aqui no Brasil. Que dados eu preciso mandar para ela? E qual seria o melhor banco para receber aqui?
    Aguardo respostas
    Por favor Agradeço a ajuda

    Curtir

    • Olá Welison,
      Vai depender da quantia de dinheiro que seu amigo quer te mandar.
      O modo mais simples é pela Xoom, eles cobram $4,99 e o dinheiro cai em menos de 24h na sua conta – no site você pode verificar com que bancos eles trabalham. Nós temos Itaú no Brasil e o processo é muito simples! Neste caso, você precisa enviar apenas seus dados bancários e o valor vai direto pra sua conta. Tem alguns bancos que tem agências no Brasil e nos EUA e eles facilitam bastante o envio também, mas se vocês não tiverem contas no mesmo banco, acaba não valendo a pena pelas taxas.
      Att,
      Waldana.

      Curtir

  2. Sobre a remessa de valores para o exterior, uma outra opção é a TransferWise – usei algumas vezes e acabou sendo mais fácil (menos burocracia) e mais barato que as alternativas. Para enviar do Brasil cobram 2% de taxa, já incluído IOF, e a cotação é bem parecida com a do Banco Central, o que acaba sendo vantajoso.
    Com esse link dá para fazer a primeira remessa com isenção da tarifa de 2%: https://transferwise.com/u/4ef003

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s