Vai conhecer San Francisco? Que tal aproveitar a viagem e dar um rolê em New York City?

Você já ouviu falar do stopover? É provável que não, se você não for um profissional da área de turismo ou uma pessoa que viaja constantemente.

O stopover é uma parada no meio da sua viagem, que não é a conexão que o passageiro é obrigado a fazer para trocar de aeronave, é uma parada voluntária.

Funciona assim:

IMG_0609

Digamos que você faça uma viagem de Florianópolis a San Francisco, o voo será:

  • Florianópolis – Guarulhos (conexão em Guarulhos para trocar de aeronave)
  • Guarulhos – Nova Iorque (conexão em New York para fazer a imigração e trocar de aeronave)
  • New York – San Francisco

Obrigatoriamente será necessário fazer a conexão porque não existem voo direto para os aeroportos da Bay Area (Oakland/ San Jose e San Francisco). Neste caso, o que algumas cias oferecem é a opção do stopover. Quando você para em New York para fazer a conexão ao invés de você trocar de aeronave, você passa uns dias ali na cidade e só depois continua sua viagem. Resumindo, você irá adicionar um destino sem custo.

O tempo de permanência para este stop é geralmente de até 30 dias. A maioria das empresas americanas, oferecem o stop como forma de cortesia (já que não tem nenhum um custo adicional para elas), outras no entanto, cobram uma taxa de $75 ou $100 quando o stop é aplicado em tarifas promocionais. Vale muito a pena, incluir o stopover se o passageiro tiver tempo para fazê-lo, pois  o trecho de SF-NY é em média $300, ou seja ida-e-volta, são mais de $600 de economia para conhecer um novo destino, além da vantagem de poder descansar depois de 10/12 horas de voo.

Também há casos que é permitido fazer um stop na ida e na volta. Avalie que no caso acima, a volta pode ser:

  • San Francisco – Los Angeles
  • Los Angeles – Guarulhos
  • Guarulhos – Florianópolis

Neste caso, fazendo um stop para conhecer a cidade de Los Angeles.

Os aeroportos que são porta de entrada para voos brasileiros e o stop é permitido sem taxas adicionais são: Miami / New York / Atlanta / Dallas / Detroit e Los Angeles.

Outra opção é que importante saber, é que numa passagem de ida e volta, o passageiro não necessariamente precisa sair pelo mesmo destino de entrada. Ou seja, no caso acima ele poderia retornar ao Brasil por San Diego e não necessariamente San Francisco. Este roteiro é ideal para quem vem para San Francisco, faz a costa inteira de carro e aí vai retornar ao Brasil, neste caso não precisa voltar somente para pegar o avião, pode partir de San Diego mesmo.

Mas note que o roteiro da sua passagem deve ser comprado com os stopovers, não adianta decidir isso no momento da conexão. Uma passagem com stop geralmente custa o mesmo valor. Mas para garantir este valor, você provavelmente você irá precisar de um profissional que entenda do setor aéreo. É muito difícil entrar num site comum de venda de passagens e conseguir elaborar todos estes detalhes. Você pode tentar elaborar este roteiro sozinho, se o site oferecer a opção multi-destinos.

Note que embora muitos agentes de viagem cobrem uma taxa de emissão na venda da passagem, já que muitas cias não pagam mais comissão alguma, vale muito a pena contar com um profissional para aproveitar ao máximo a sua viagem.

Entenda melhor sobre o tema, nas reportagens abaixo:

Desvendando o mundo aéreo: o que é um stopover.

Um amor? Stopover.

O que é o Stopover e como usá-lo a seu favor numa viagem.

Stopover: O que é, faça e visite mais cidades.

 

Você já fez um stopover? Conte como foi a sua experiência!

Anúncios

2 comentários sobre “Vai conhecer San Francisco? Que tal aproveitar a viagem e dar um rolê em New York City?

  1. Pingback: Está viajando para os Estados Unidos pela primeira vez? Confira o passo-a-passo completo da ida para o exterior. | Acontece no vale

  2. Pingback: Uma trip irada de carro pela Costa da Califórnia. |

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s