Trabalho voluntário

Além da importância natural que têm os esforços voltados ao trabalho e aos estudos em busca de desenvolvimento acadêmico e profissional, os trabalhos voluntários ganham cada vez mais relevância no currículo e são cada vez mais procurados por profissionais e estudantes no Vale do Silício e na Bay Area, por diversos motivos:

Imagem

Volunteer

  1. Conhecer pessoas – Se seu interesse é relacionar-se com outras pessoas o trabalho voluntário é um excelente recurso para conhecer mais gente ao seu redor. Muitas vezes é possível encontrar pessoas com os mesmos interesses e afinidades, contribuindo para novas amizades , networking e indicações. Além do mais se a pessoa for tímida e introvertida, participar destas atividades é uma maneira de se tornar mais sociável.
  2. Treinar o idioma – Num local que atrai diversos profissionais estrangeiros e alunos internacionais, o trabalho voluntário é uma ótima oportunidade para treinar o inglês.

  3. Fazer o bem faz bem. Ao agir em prol de terceiros o voluntário desenvolve a consciência de que o retorno pelo trabalho, muitas vezes não é financeiro, é possível evitar a depressão, tornar-se uma pessoa mais saudável e aumentar a auto-estima com os trabalhos voluntários. Além de melhorar a qualidade de vida da comunidade e reforçar a necessidade do ser humano em colaborar e ser produtivo.

  4. Identificação de interesses profissionais. O voluntariado propicia formação profissional e facilita o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Muitas oportunidades oferecem treinamentos que auxiliam no aprendizado.

  5. É uma excelente maneira de compartilhar o repertório adquirido ao longo da vida profissional. As pessoas aprendem e desenvolvem competências que exigem colocar em prática a consciência de reciprocidade ao ensinar.

  6. O voluntariado pode ser um grande aliado para abrir portas no mercado de trabalho. Cada vez mais as organizações reconhecem as pessoas que dedicam seu tempo e talento para contribuir com o próximo, e em muitas empresas o voluntariado tem sido utilizado como critério de seleção, pois este tipo de iniciativa leva o profissional a desenvolver valores como iniciativa e trabalho em grupo, o que é útil especialmente para pessoas em início de carreira onde ter pouca experiência pode limitar a disputa por vagas. Outra habilidade desenvolvida por profissionais engajados em causas voluntárias, é a de alcançar objetivos por meio da gestão de recursos escassos, característica inerente a grande parte dos projetos sociais.

Na Bay Area o no Vale do Silício existem muitas organizações em que é possível encontrar oportunidades para fazer trabalho voluntário. Recomendo a VolunteerMath, no site a pessoa pode se cadastrar, colocar o locar e as causas que se importa para receber as oportunidades conforme o seu interesse. Após se inscrever, a instituição entra em contato para maiores detalhes e pronto, basta comparecer no dia e local informados e começar as atividades.

Há também o site GoVoluntr, em que similar ao site acima é possível se cadastrar e procurar pelas atividades de interesse, mas o voluntário soma pontos que podem ser trocados por benefícios, como um corte de cabelo por exemplo. A intenção é juntar voluntários, organizações sem fins lucrativos e empresas para que todos saiam ganhando.

Leia mais sobre os benefícios de voluntariar e como colocar este tipo de trabalho no seu currículo em:

Trabalho voluntário traz ganhos profissionais.

Volunteering and its Surprising Benefits.

The benefits of volunteering.

Anúncios

Um comentário sobre “Trabalho voluntário

  1. Pingback: Eu deixei “um pedação” do meu coração em San Francisco! Confira o depoimento da Julianne Lee | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s