Como funciona o metrô em San Francisco

As pessoas falaram que você pode pegar o Bart para ir do aeroporto ao centro de San Francisco, que é fácil pegar o Muni para ir ao Pier 39. Mas Bart e Muni, não é tudo metrô, não tudo a mesma coisa? Não. Entenda!

Metrô em San Francisco

Bart vs Muni, entenda a diferença

BART significa Bay Area Rapid Transit, é o metrô que engloba toda a região da Bay Area. Ou seja, abrange não só San Francisco, como todas as cidades ao redor.

BART

Bart Bay Area

O Muni abrange somente a cidade de San Francisco dentro da Bay Area, da estação Embarcadero até Balboa Park na figura acima, que é área em amarelo da figura abaixo.

Screen Shot 2015-07-28 at 2.47.35 PM

Bay Area

Portanto o Bart é mais abrangente e faz integração com algumas estações do Muni dentro de San Francisco. Abaixo, segue a rota do Muni.

MUNI

Muni San Francisco

Vale lembrar, que estamos falando apenas sobre o metrô, mas Muni é a linha de transporte em geral dentro da cidade de San Francisco, inclui os ônibus, cable cars e street cars.

Quando você entrar nas estações de metrô de um lado estará o Muni e do outro o Bart, as máquinas para compra do ticket são diferentes, a do Bart é azul e da Muni é vermelha.

Máquinas para comprar o ticket do metrô

Máquinas para comprar o ticket do metrô.

As catracas para entrar no Muni e Bart também são diferentes.

IMG_4790

Catraca do Bart vs Muni

Como comprar o ticket do Bart

Se o lugar onde você irá morar ou ficar hospedado, fica dentro da cidade de San Francisco, mas fora do alcance do Muni, você pode comprar o ticket mensal do Bart, que é bem mais barato que pagar as tarifas individuais. No entanto, se sua acomodação fica fora da cidade, você vai precisar pagar a tarifa normal para ir e retornar destas cidades. Então por exemplo, se você vai sair de San Francisco, da estação Powell, como na figura abaixo, para ir a South San Francisco, o valor da tarifa é 3,80 só para ida ou 7,60 ida e volta. (Valores jul/15).

IMG_3630

Tarifas Bart

Para comprar o ticket, é só seguir as instruções da máquina, colocar o dinheiro ou cartão, se for cartão, a senha.

Ticket Bart

Ticket Bart

A máquina já dá automaticamente a opção da 10 dólares, se o seu total é 7,60, você vai precisar ir no subtract $1, clicar 2x, e depois no subtract 5c, e ir subtraindo de 5 em 4 até dar o total de 7,60, aí clica no botão E, print 7.60 ticket e o ticket com o valor da ida e volta será emitido.

IMG_4388

Ticket Bart

Como comprar o ticket do Muni

Na máquina do Muni, na primeira tela escola entre comprar muni tickets, once você pode comprar o passe unitário ou ida e volta, comprar um clipper card, recarregar seu cartão ou ver seu saldo.

IMG_7859

Muni tickets

Clipper Card – Como funciona?

Se você vai usar o metrô com frequência, o melhor é comprar o clipper card, que é um cartão que custa $3 e integra diversos meio de transporte por aqui, principalmente o Muni e o Bart. Neste caso você pode reabastecer o cartão com passes mensais pode simplesmente colocar um determinada quantia, que ele vai descontar o valor da tarifa quando você utilizar o Bart ou o Muni.

cLIPPER CARD

Clipper card

Se você vai usar o metrô com frequência, o melhor é comprar o clipper card, que é um cartão que custa $3 e integra diversos meio de transporte por aqui, principalmente o Muni e o Bart. Neste caso você pode reabastecer o cartão com passes mensais ou  pode simplesmente colocar um determinada quantia, que ele vai descontar o valor da tarifa quando você utilizar o Bart ou o Muni. O clipper card integra o AC Transit;  BARTCaltrainMuni (SFMTA)Golden Gate Ferry and TransitSamTransSan Francisco Bay Ferry;  VTA, que são grande parte dos meios de transporte da Bay Area e do Vale do Silício.

Se você utilizar o ônibus e tiver com o clipper card, basta “bater o cartão, no lugar indicado e ele descontará a tarifa. E se você por acaso utilizou o ônibus e pagou a tarifa para o motorista. O passe dura uma hora e meia, portanto se for necessário pegar mais de um ônibus ou o metrô depois, você só apresenta o bilhete e pode-se fazer o transfer até o horário indicado no ticket.

Muni Payment

Muni ticket do ônibus.

Os cable cars dos lugares turísticos, tem uma tarifa diferenciada e devem ser comprados separadamente, mas com o clipper card você também pode utilizá-los.

Maiores informações:

SFMTA – San Francisco Municipal Transportation Agency

Bay Area rapid transit

Como ir de San Francisco ao Vale do Silício

Anúncios

9 comentários sobre “Como funciona o metrô em San Francisco

  1. Pingback: 8 itens que você precisa conhecer antes de alugar um apartamento em San Francisco |

  2. Pingback: Tudo que você precisa saber sobre as escolas de inglês no exterior |

  3. Pingback: Tudo que você precisa saber sobre as escolas de inglês no exterior – Parte 2 | Acontece no Vale

  4. Pingback: Como ir do aeroporto ao centro de San Francisco | Acontece no Vale

  5. Pingback: Curiosidades sobre o Bart | Acontece no Vale

  6. Pingback: Curiosidades sobre o Bart | Acontece no Vale

  7. Pingback: A melhor experiência da minha vida, confira o depoimento do Intercâmbio do Douglas! | Acontece no Vale

  8. Pingback: Eu deixei “um pedação” do meu coração em San Francisco! Confira o depoimento da Julianne Lee | Acontece no Vale

  9. Pingback: Quanto custa para morar em São Francisco? | Acontece no Vale

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s